Como os Engenheiros podem planejar uma carreira de sucesso

By | dezembro 26, 2016

O mundo da engenharia é fascinante e possui muitas oportunidades nas suas mais diversas áreas e nichos. Para chegar até eles, porém, não é fácil. O caminho é árduo e exige muita dedicação e disciplina para atingir os objetivos. Não por acaso, praticamente metade dos alunos que ingressam em um curso de engenharia não conseguem conclui-lo.

Veja alguns pontos fundamentais para o sucesso na carreira e como você deve se preocupar com a sua gestão de carreira para atingir seus objetivos:

Formação acadêmica

Quem faz você ser um bom engenheiro ou não é a sua dedicação e vontade, mas a instituição de ensino que participa da sua formação tem grande importância. Primeiro pela qualidade dos conteúdos transmitidos para que você tenha aprendizados consistentes na sua formação e depois porque, gostemos ou não, essa é a primeira informação que as empresas olham ao receber seu currículo.

Portanto, é importante escolher bem a faculdade onde cursará a graduação. Uma boa escolha neste ponto pode garantir uma recepção calorosa nas entrevistas e, neste caso, dependerá apenas de você conseguir o emprego. Atenção também para a montagem do seu currículo: não adianta ter a melhor faculdade possível e entregar um documento fraco e desorganizado.

Seja diferente

O processo de graduação é importante, mas geralmente entrega profissionais “padrões”, afinal você recebeu as mesmas aulas e orientações de outros tantos alunos que frequentaram o mesmo curso que você. Para se destacar em um universo tão competitivo é preciso ir além do básico.

Seguir estudando é um dos principais métodos para buscar a diferenciação através da especialização nos assuntos que você entenda como importantes. O conhecimento é fundamental e, se você não buscá-lo, outros farão no seu lugar.

Seja curioso

Uma das funções mais bacanas da engenharia é a oportunidade de inovar. Projetos novos e dos mais diferentes assuntos surgem o tempo todo e essa é uma grande chance para colocar em práticas das ideias que foram surgindo ao longo da sua formação acadêmica.

Um ponto chave para esse processo de inovação é o questionamento. “Por que não podemos fazer diferente?” ou “Por que não seguimos desta forma?”. São duas perguntas que devem estar na ponta da língua nas reuniões, estimulando o debate e o interesse nos projetos em que participar.

Networking

Ao longo das atividades que for desenvolvendo, você terá grandes oportunidades de conhecer os mais diferentes tipos de pessoas e cargos. A maior parte deles será de engenheiros, assim como os seus companheiros de classe na faculdade. Aproveitá-los bem é uma grande oportunidade de desenvolver laços importantes para o futuro.

Paixão

Apesar de todos os itens anteriores, o que vai guiar rumo ao sucesso é o desejo de ser melhor a cada dia e esse é um fator exclusivamente pessoal. É preciso estar sempre motivado e buscando ter vontade nas atividades de rotina para pode realizar o questionamento e a evolução profissional e pessoal.

Além disso, o mundo profissional não é um conto de fadas e por vezes as coisas podem não acontecer da maneira que desejamos. Estar preparado para assimilar bem fatos deste tipo fará toda diferença para você ser um profissional de sucesso.