Como os Engenheiros podem se beneficiar das redes sociais na busca por um emprego

By | dezembro 19, 2016

beneficios das redes sociais para engenheiros

A demissão é um dos maiores medos de todo profissional. Embora boa parte das empresas atue com modelo de feedbacks constantes que permitem a correção de pontos de atenção ou de falhas na atuação diária, nem sempre o profissional consegue se preparar para um eventual desligamento.

Quando acontece, a demissão tem impactos diretos e imediatos, especialmente financeiros e psicológicos. As contas do final do mês passam pela cabeça, assim como a preocupação de quanto tempo ficará naquela situação. Isso sem falar na lembrança das burocráticas e desgastantes etapas de contratação: preparar currículo, entrevistas e controle emocional para receber alguns “nãos” dos processos seletivos.

Por outro lado, muitos dos profissionais que hoje são demitidos possuem uma ferramenta de auxílio que não existia no começo das suas carreiras – e mesmo que você seja um recém-formado, certamente poderá tirar muito proveito dela. Confira algumas redes sociais que podem ajudar na hora de procurar um novo emprego.

Linkedin

A primeira coisa a se fazer na internet em busca de um novo emprego é entrar no LinkedIn e abrir uma conta (caso não possua) e atualizar seu perfil. Esta etapa deve ser realizada antes mesmo de olhar qualquer vaga.

O LinkedIn é a maior rede social profissional e muitas empresas utilizam-se dela na captação de profissionais. O próprio site poderá direcionar vagas que tenham relação com o seu perfil (formação, curso, idade e experiência). Lembre-se de manter os dados sempre atualizados, pois podem surgir boas oportunidades mesmo quando já estiver empregado.

Facebook

Apesar de não ser utilizado para fins profissionais, o Facebook é uma ótima rede social para localização de emprego. Existem grupos específicos para isso, além das páginas de empresas e agências de recrutamento que constantemente lançam novos programas e processos seletivos.

Os próprios amigos e familiares podem ajudar na medida em que sigam páginas do tipo e compartilhem conteúdo semelhante que você poderá aproveitar para identificar oportunidades interessantes. No seu perfil, você poderá compartilhar que está a procura de emprego e pode ter a sorte de algum conhecido estar procurando alguém também.

Sites de vagas de emprego

Além das tradicionais redes sociais, outra fonte que pode ajudar na busca de um emprego é procurar as vagas de emprego para Engenheiros divulgadas na internet. Alguns sites (Seleção Engenharia) possuem um programa de dados que, além de disponibilizar vagas, permitem que você tenha interação com outras pessoas e realize algumas etapas de processos seletivos em casa – envio de currículo online e entrevistas via Skype, por exemplo.

É possível aproveitar esses sites para realizar buscas por vagas em empresas que não fazem anúncio no LinkedIn ou não possuem página no Facebook. Apesar de as grandes empresas usarem destas ferramentas, também existem boas oportunidades em organizações menores onde, inclusive, os processos seletivos costumam ser menos rigorosos e competitivos.

Atualize seus conhecimentos sempre.

Esses são os exemplos mais tradicionais, mas é claro que existem outras formas de usar redes sociais na busca do emprego. O Whats App, por exemplo, vem sendo muito aproveitado para contatos entre pessoas da mesma área e você pode ter algum de projetos que tenha realizado no emprego anterior na sua agenda.

No final, o limite para o uso das redes sociais é a sua criatividade. Enquanto ela permitir que você crie alternativa, poderá seguir utilizando novos meios e métodos que poderão ser valiosos na conquista de um novo emprego. Não tenha vergonha de tentar algo que possa ajudar neste processo. E mantenha-se sempre atualizado sobre sua profissão.