3 dicas de Engenheiros para conquista de um novo emprego

By | dezembro 12, 2017

No cenário atual de crise, conseguir um novo emprego pode ser um grande desafio, principalmente, em função da alta concorrência. Mas, é preciso ter em mente que as crises fazem parte do capitalismo e a única saída possível, é procurarmos estar sempre atualizados em relação ao mercado.

O mundo contemporâneo nos apresenta inúmeras dificuldades, independente da área de atuação, mas, também abre novas oportunidades a todo instante. Pensando nisso, preparamos esta lista, com três insights para evitar erros comuns na hora de procurar um novo emprego, bem como, para demonstrar que sempre existem muitas alternativas.

#1 – Currículo e Auto Conhecimento

curriculoPor incrível que pareça, a maioria dos profissionais enxerga o próprio currículo como uma espécie de álbum de figurinhas. Colecionando experiências e cursos, como se fossem válidos de forma genérica, para qualquer oportunidade de emprego. Na prática, existem alguns aspectos que não se deve ignorar:

 

  • Tempo do recrutador versus quantidade de currículos: é preciso tentar se colocar no lugar de quem avalia cada currículo, considerando que terá muitas opções em mãos. Além disso, estas pessoas são treinadas para perceber quando um currículo é artificialmente inflado.
  • Quem você é? Generalista versus especialista: em princípio, todo profissional de engenharia é um especialista, mas, isso significa que o conhecimento técnico é apenas uma obrigação, enquanto certas características pessoais, como perfil de gestão e liderança são diferenciais.
  • Adequação e currículo multimídia: como seus dados podem estar em várias plataformas ao mesmo tempo (Linkedin e afins), pode ser uma boa ideia entregar um currículo mais enxuto, adequado para cada candidatura, indicando no final, as outras fontes sobre sua experiência.

Baixe gratuitamente seu Guia de melhoria de currículo

mockup-4-93064761516139522-large

#2 – A Cada Ano, o Planeta Fica Menor

objetividade-na-comunicacaoO Brasil é um país dominado por poucos ramos da engenharia, como a civil, ou mecânica. Nossa indústria, com poucas exceções, é atrasada e desestimulante para os profissionais mais criativos. A boa notícia, é que o mercado de trabalho não está mais restrito as fronteiras geográficas e culturais.

  • Uma ou mais línguas estrangeiras: fundamentalmente, inglês, mas, não se deve subestimar o potencial de outras, como espanhol, alemão ou mandarim.
  • Entender o que se passa no mundo: o fato de estarmos em um país atrasado, não significa que, como profissionais, devamos nos contentar com isso. É fundamental saber que muito do que aqui consideramos inovador, não passa de cópia de modelos consagrados no exterior.
  • Não subestime a opção “trabalhe conosco”: todas as grandes empresas internacionais precisam de engenheiros das mais diversas áreas e muitas delas, levam a sério suas páginas de envio de propostas. Ser persistente é a chave neste caso.

#3 – Networking: nunca perca uma oportunidade

plataforma-selecao-engenharia-09Não existem dados oficiais, por motivos óbvios, mas, o número de profissionais que conseguem um novo emprego por indicação é bastante grande. Deve-se considerar que qualquer pessoa a nossa volta, tem o potencial de integrar uma rede de contatos, sem necessariamente, ter um objetivo específico em mente. 

Em outras palavras, não se trata de usar as pessoas, nem de ser um daqueles tipos chatos, que só falam de trabalho, mas, de estar constantemente aberto ao estabelecimento de novas parcerias. 

No contexto atual e futuro, nada indica que a concorrência será menor em qualquer momento. Ainda que a crise atual passe, outras virão. Da mesma forma, uma característica fundamental deve continuar válida por muito tempo: a capacidade de se moldar as situações novas e diversas.

Sempre tendo em mente, que esta história das empresas procurarem profissionais diferenciados não é papo furado. Elas realmente procuram, apenas tem dificuldades em reconhecê-los, porque a maioria se apresenta de forma padrão. Sendo assim, não custa variar as abordagens na busca do novo emprego.

Quer saber quais as empresas estão contratando Engenheiros hoje? Então conheça nossa Plataforma de Conexão e encontre oportunidades de emprego com o seu perfil. Para ver as vagas em destaque, Clique Aqui.

Uma Plataforma de Conexão entre Engenheiros e empresas de Engenharia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *