4 dicas para melhorar seu currículo profissional

By | março 24, 2016

curriculo profissional
Para se destacar em uma entrevista de emprego, além de ter uma boa postura durante a conversa com o recrutador, é necessário saber elaborar um bom currículo, inserindo nele as principais experiências e qualidades profissionais e fazendo com que ele se identifique com as características da empresa. Para isso, é importante saber coisas para melhorá-lo, como não inserir informações em excesso, por exemplo. Outras coisa importante começar a elaborar o currículo antes mesmo de procurar emprego ou concorrer a uma vaga em determinada empresa. Isso porque, começando a escrever com antecedência, é possível pedir opinião dos seus colegas ou familiares para ver o que eles sugerem, assim como editá-lo e acrescentar novas experiências que podem surgir. Pense que, quanto mais cedo você começar, melhor você poderá aperfeiçoá-lo. Sabendo disso, abaixo damos um passo a passo para elaborar um bom currículo. Confira a seguir:

1 - Liste atividades extracurriculares:

Na hora de elaborar o currículo, é importante pensar em todas as atividades que você fez fora da faculdade ou de trabalhos anteriores, identificando aquelas que podem destacá-lo. Leve em consideração experiências como projetos voluntários, intercâmbios, cursos, imersões, entre outros. Lembre-se que, por mais simples que pareça, algumas vivências podem ser essenciais para sobressair-se em relação aos demais candidatos.

2 - Organize seu currículo em categorias:

Uma boa organização do currículo é fundamental. Por isso, é interessante separar as suas experiências e atividades conforme a área que elas se encaixarem. Além de melhorar a apresentação o do documento, deixando-o mais “limpo” visualmente, permite que o recrutador encontre exatamente o que ele deseja buscar, facilitando a sua análise. Por exemplo, imagine uma pessoa que trabalha como jornalista: nesse caso, ela pode classificar a sua experiência conforme o tipo de veículo de comunicação com o qual já trabalhou: blogs, revistas, sites, jornais, entre outros. Assim, o currículo pode ficar mais arranjado, contado já como um ponto positivo no processo seletivo.

3 - Mantenha a coerência:

Ao escrever suas experiências, é importante que as informações estejam apresentadas de uma forma coerente. Procure seguir uma ordem cronológica e ao mesmo tempo seja conciso e objetivo em tudo que você escrever. Lembre-se de que todas as informações devem fazer sentido para quem irá analisar o documento.

4 - Não invente mentiras:

Quando se elabora o currículo, uma das preocupações mais importantes que se deve ter em mente é o cuidado para não inventar nenhum tipo de informação. Lembre-se de que se trata de um documento e todas as experiências que estiverem registradas nele devem ser verdadeiras e apresentar procedência.

 

Esperamos que essas informações possam contribuir para o seu aprimoramento profissional. E se você está em busca de novas oportunidades de emprego na área da Engenharia, conheça nossa plataforma online, onde disponibilizamos diariamente vagas para Engenheiros em várias regiões do país. 

Uma Plataforma de Conexão entre Engenheiros e empresas de Engenharia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *