5 softwares indispensáveis aos engenheiros

By | janeiro 2, 2018

software-engenhariaNa rotina dos engenheiros a tecnologia é sempre presente. Desde avanços simples de equipamentos, passando por mudança nas matérias-primas até chegar nos softwares de gestão. 

Acompanhar esses nuances exige do profissional de engenharia, contínua capacitação ou, no mínimo, se atualizar através dos canais especializados, como livros, revistas, sites, anuários e outros. Engenheiros precisam ficar atualizados constantemente.

 

Em relação aos softwares para gestão e realização de projetos, todas as empresas de engenharia utilizam essas ferramentas para acompanhar as exigências de um mercado cada vez mais tecnológico. Eles são responsáveis por processar dados e transformar em informações para o desenvolvimento de diferentes serviços (independente da engenharia).

Unir gráficos, desenhos, dados numéricos, custos fixos da obra, etc., são algumas das possibilidades dos softwares voltados para engenharia. Na lista abaixo separamos os softwares para engenheiros mais recomendados por especialistas, mas antes, vale a pena entender um pouco sobre eles.

Critérios para escolher os softwares

software-engenharia-opcoesNão se pode afirmar que existe um software melhor ou pior. Cada programa terá suas particularidades, e a depender da expertise do profissional, ele terá suas preferências. Mas, uma empresa certamente considerará custo x benefício. Então, caso for sugerir a sua mesa diretora, tenha isso em mente. Alguns fatores podem pesar na escolha do software que será utilizado.

É recomendável que se invista na compra do programa e de uma máquina profissional. Vejamos o que um bom software para engenheiros precisa para rodar:

  • Memória RAM – o espaço varia de 2 a 8 GB;
  • Processador eficaz – um dos mais utilizados é o Intel AMD Athlon 64;
  • Placa de vídeo de boa resolução – as mais utilizadas são placa de 1280 x 1024;
  • Espaço disponível no disco – alguns softwares precisarão de 6 GB para funcionar.

Os 5 softwares mais usados pelos engenheiros

Nossa lista aponta os softwares mais utilizados peça maioria dos Engenheiros:

1 – AutoCAD: talvez o mais usado do mundo no formato CAD. Ele entra nos grupos de softwares de criação.

2 – Sketchup: mais um de criação, se destaca pelos vários modelos disponíveis em sua biblioteca.

3 – Primavera: dos mais usados softwares de gestão, tem interface completa para organizar projetos.

4 – Revit: além de criar, esse programa ajudar a planejar e gerenciar projetos de infraestrutura.

5 – MS Project: outro programa de gestão de projetos. É muito recomendado para fase de planejamento.

Como dito no início, essas são ferramentas que todo bom engenheiro precisa dominar, ou conhecer. Aprofunde sua pesquisa e boa sorte!

Como funcionam os softwares para a engenharia?

Esses programas têm como objetivos principais fazer projeções, planejar e controlar projetos em execução. Existem dois formatos: os de criação e os de gestão.

 

engenharia-de-automacao-selecao-engenhariaSoftwares de criação são aqueles usados para desenvolver simulações, projeções do que pode ser construído, por exemplo. Eles geram diferentes tipos de maquetes: de prédios, de circuitos elétricos, de sistemas hidráulicos, etc. Normalmente essas plataformas de criação têm em sua interface modelos que os engenheiros iniciantes podem usar para elaborar seus projetos. 

 

Já com os softwares de gestão, os engenheiros desempenham papel estratégico, mais voltado ao planejamento e acompanhamento do projeto. Com esses programas, usando novamente o exemplo de uma obra, os engenheiros poderão:

  • Ter a noção global do serviço;
  • Associar orçamentos e propostas;
  • Gerar controles de prazos;
  • Controlar as provisões;
  • Ter números relevantes da equipe;
  • Vincular legislação e obrigações fiscais.

Esses programas de gestão tem uma amplitude de ação significativa, podem ser adaptados para inúmeros projetos, desde construção civil até operações logísticas.

Quer saber quais as empresas estão contratando Engenheiros hoje? Então conheça nossa Plataforma de Conexão e encontre oportunidades de emprego com o seu perfil. Para ver as vagas em destaque, Clique Aqui.