7 sinais que indicam que você NÃO está no emprego certo

By | abril 7, 2016

Engenheiro na duvida sobre escolha profissional

Todos já viveram ou ouviram histórias de trabalhos que dão pesadelos: o salário que não equivale à quantidade de trabalho, as horas extras não pagas, o tempo e dinheiro gasto no transporte, o clássico chefe que só gera infelicidade, entre outras tantas. Mas como evitar essas situações de arrependimento? Pode parecer loucura, mas em certos momentos a melhor resposta para uma oferta de emprego, tanto para o empregador como para o candidato, é: não, obrigado.

O autoconhecimento é essencial para formar qualquer decisão, você tem que saber o que lhe faz feliz na sua profissão para ver se a vaga pode lhe oferecer isso. Confira 7 sinais que você pode observar logo no início, durante o processo de seleção, que vão lhe ajudar a saber se a vaga vai ser o emprego dos sonhos ou dos pesadelos:

#1 - Os valores da empresa não batem com os seus valores pessoais

Esse é um ponto que pode ser conferido mesmo antes de uma entrevista. Faça sempre uma pesquisa detalhada da empresa que você esta se candidatando, leia no site oficial o “Quem Somos” ou “Sobre Nós” e assim você já vai ter uma ideia.

#2 - O salário é baixo em comparação à média do mercado

Principalmente se as possibilidades de um aumento não ficarem claras, o ideal é você calcular bem o valor que a vaga pode trazer para o seu currículo, se não vai trazer valor para seu bolso.

#3 - Suas responsabilidades não ficaram claras

A descrição da posição ficou muito vaga, você nem consegue imaginar como vai ser a sua rotina de trabalho e suas principais responsabilidades. Também reflita se você vai gostar das suas tarefas e se sentir realizado cumprindo seus deveres.

#4 - A cultura e ambiente da empresa não lhe motivam

Cada empresa cria e trabalha para manter um ambiente de trabalho produtivo, algumas conseguem isso com espaços de silêncio e uma cultura formal, outras veem mais resultados com um tratamento mais casual e relaxado. E como é diferente para cada empresa, é diferente para você também, veja se as pessoas e o ambiente lhe deixam confortável.

#5 - Não há espaço para crescimento pessoal ou profissional

Se você tem interesse em avanço na sua carreira, desenvolvendo mais conhecimento e qualificações para lhe levar um passo a frente para sua posição ideal, é importante analisar bem se a empresa oferece essa possibilidade para sua carreira.

#6 - Não encaixa no seu equilíbrio de vida pessoal e profissional

Viver para trabalhar e trabalhar para viver não é um equilíbrio de vida para ser saudável e feliz, e só diminui a sua produtividade no trabalho. Se a jornada de trabalho não combina com você, o tempo gasto no trânsito acaba com seu tempo livre, fica claro que você teria de trabalhar horas extras quando você tem responsabilidades em casa, então você já sabe as dores de cabeça que virão se aceitar a vaga.

#7 - Sua intuição diz: não!

É inexplicável. O salário é OK, a entrevista foi tudo bem, a empresa pareceu normal, mas mesmo assim você ficou com aquele sentimento no fundo da barriga que algo não encaixou e até se pegou desejando que não lhe aceitassem. Se precisar, faça mais pesquisas sobre a empresa e quem trabalhou lá e não tenha medo de fazer perguntas para esclarecer as suas dúvidas, mas se continuar com um sentimento incerto, ouça a pulga atrás da orelha e pode dizer: não, obrigado.

Conclusão:

Fazer as perguntas certas na entrevista não só lhe ajudam na hora de fazer sua decisão como aumentam as suas chances de ser contratado. Claro que recusar um emprego pode parecer loucura, mas ser feliz no trabalho também não é impossível. Encontre oportunidades de emprego para Engenheiros na Seleção Engenharia que reúne as melhores vagas para Engenheiros e Arquitetos em todo o Brasil.

Uma Plataforma de Conexão entre Engenheiros e empresas de Engenharia.