A Engenharia é o trabalho do Futuro

By | junho 26, 2020

O mercado de trabalho mudou muito na década passada e hoje está mudando mais rápido do que nunca. Com a crescente influência da quarta revolução industrial iminente, novas tecnologias disruptivas continuarão a alterar o cenário de empregos – especialmente para os engenheiros, no epicentro dessa mudança.

Cerca de sete milhões de empregos  podem desaparecer na próxima década, de acordo com pesquisa de Nick Van Dam, diretor global de aprendizado da McKinsey & Co.

O Fórum Econômico Mundial descobriu que há 10 habilidades críticas que serão demandadas para o mercado de trabalho futuro. 4 dessas habilidades serão particularmente relevantes para a economia de alta tecnologia:

  • Solução de problemas complexos
  • Pensamento crítico
  • Criatividade
  • Gestão de Pessoas.

A solução de problemas complexos  é o núcleo da engenharia: encontre um problema, divida-o para entendê-lo e aplique o conhecimento existente para criar um sistema, dispositivo ou processo que o resolva. Isso torna a solução de problemas as habilidades mais importantes que os engenheiros precisam para sua futura carreira.

Através da educação e da experiência, os engenheiros aprendem como abordar e resolver muitos tipos diferentes de problemas.

Esses incluem:

– Consertando algo que está quebrado: Os engenheiros costumam pegar algo que está quebrado, danificado ou com falhas, e não apenas determinam o motivo da falha, mas também descobrem como repará-lo ou reprojetá-lo para evitar os mesmos problemas no futuro.

– Examinando e lidando com riscos e segurança. Os engenheiros examinam as tendências passadas e realizam análises de causa raiz para antecipar e evitar falhas futuras ou, pelo menos, mitigar seu impacto.

– Melhorando o desempenho e a eficiência: Os engenheiros consideram e compreendem todos os aspectos de uma situação ou processo para introduzir eficiências, se isso significa economizar peso em um componente estrutural aeroespacial ou reduzir meio segundo do tempo de ciclo de uma máquina.

Serão necessários engenheiros com habilidades avançadas de solução de problemas para avaliar os riscos e recompensas das novas tecnologias e seus efeitos nas cidades, pessoas e meio ambiente. Isso sem mencionar todos os novos problemas que surgirão da integração de novas tecnologias nos negócios e processos existentes.

Pensamento Crítico:

Pense fora da caixa – antes de saber o que é a caixa

Como você resolve um problema que nunca viu antes? O futuro estará cheio desses problemas; cada nova mudança e nova tecnologia criará situações que ninguém jamais previu. O pensamento crítico será o que permite aos engenheiros aprender e entender esses problemas, para que possam aplicar suas renomadas habilidades de resolução de problemas.

Criatividade:

Os engenheiros são excepcionalmente criativos, e essa é a razão pela qual os engenheiros planejam inovações e soluções para todos os tipos de problemas. Eles são os únicos a perguntar: “E se?” e realmente inventar algo que nunca foi visto antes.

Os empregadores valorizam a criatividade, porque as pessoas criativas são pensadoras flexíveis, que não apenas conseguem encontrar novas soluções para novos problemas, mas também novas maneiras de motivar, novas oportunidades para operações e relacionamentos de negócios, antecipam o que os clientes desejam saber antes que as perguntas sejam feitas e dispostos a buscar educação e treinamento independente ou adicional.

É certo que os engenheiros mais bem-sucedidos também são os mais criativos

Gestão de Pessoas

O trabalho em equipe geralmente é o foco dessa habilidade no trabalho, uma vez que a maioria dos projetos e locais de trabalho de engenharia envolve colaboração com outras pessoas. Embora tenha havido algum movimento em direção a empregos remotos e descentralizados, como evidenciado pela economia dos shows e pelos espaços de reuniões digitais, a maior parte do trabalho de engenharia ainda envolve interação humana frente a frente.

O fato de os engenheiros serem excelentes colaboradores significa que, quando combinados com seu conhecimento técnico, os engenheiros serão a escolha ideal para liderar a força de trabalho futura.

Engenheiros com fortes habilidades de gestão de pessoas também serão essenciais para a necessidade de treinamento técnico que aumentará junto com o aumento da tecnologia usada no local de trabalho e em todo o país. Os funcionários precisarão ser treinados para usar IAs e software de aprendizado de máquina, técnicos e funcionários de linha precisarão aprender a manter e reparar robôs e outras formas de automação.

Eles também serão essenciais para a integração de novas tecnologias e ajudarão as empresas e seus funcionários a superar a hesitação e a incerteza que geralmente acompanham as mudanças tecnológicas. Como os engenheiros compreendem os elementos técnicos e os efeitos, bem como os fatores humanos envolvidos, eles podem explicar como a nova tecnologia funciona e como isso beneficiará a empresa e seus funcionários a longo prazo.

Aprimore suas habilidades futuras

Vamos supor que você não vai se aposentar amanhã. Sendo esse o caso, convém garantir que você seja o mais empregável possível para a nova economia.

A chave será garantir que você tenha as habilidades certas que estarão em alta demanda nos próximos 10 a 20 anos. A maioria dessas são “habilidades sociais”, que podem não ser a primeira coisa que vem à mente em relação à engenharia. No entanto, os engenheiros têm uma lista altamente desenvolvida dessas habilidades sociais; e mais importante, essas habilidades serão o que o diferencia da multidão e serão o que você pode oferecer que um robô, por exemplo, não pode.

Portanto, se você já possui essas habilidades, aprimore-as. Se você acha que não tem condições, considere ficar à frente do grupo encontrando oportunidades em seu emprego atual ou em um programa de desenvolvimento profissional para colocar essas habilidades em perfeitas condições.

Veja as vagas no setor:

Avatar

Uma Plataforma de Conexão entre Engenheiros e empresas de Engenharia.

Avatar
Author: Seleção Engenharia

Uma Plataforma de Conexão entre Engenheiros e empresas de Engenharia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *