A Tecnologia na Engenharia.

By | abril 6, 2021

O mundo da engenharia é um ambiente em constante mudança, com novos desenvolvimentos que influenciam as principais decisões e práticas. Aqui estão cinco tendências importantes para 2021 que os engenheiros precisam estar por dentro sobre a Tecnologia na Engenharia.

Indústria 4.0 tendência da tecnologia na engenharia

Centenas de anos atrás, as nações industrializadas passaram por sua primeira revolução industrial. Ele fez a transição dos métodos de produção manual para processos de produção mecanizados e se desenvolveu por meio do uso crescente de máquinas semi-automatizadas e automatizadas na fabricação. A revolução industrial de hoje, amplamente conhecida como Indústria 4.0, pode ser descrita como o movimento em direção a um método de trabalho mais autoconsciente e digitalizado.

A Indústria 4.0 deverá ser uma tendência importante e disruptiva dentro da Tecnologia da engenharia nos próximos anos, utilizando IoT (Internet das Coisas), big data e a nova infraestrutura de comunicação. Com a tecnologia como realidade auxiliando o processo de desenvolvimento da engenharia, fábricas inteligentes inaugurando uma nova era na produção eficiente, novas e emocionantes oportunidades para automatizar uma infinidade de tarefas enquanto reinventa modelos de negócios bem estabelecidos, a Indústria 4.0 parece destinada a ser uma tendência para dominar a engenharia por muitos anos.

Fabricação Aditiva

A Manufatura Aditiva (AM) se tornou um fenômeno próximo em muitas indústrias, como automotiva, aeroespacial, calçadista, médica e robótica nos últimos anos. Com a capacidade de produzir objetos 3D a partir de materiais como plástico, metal e concreto. Juntamente com a economia de tempo devido à assistência do software PLM de engenharia de plataforma, é fácil ver por que tantas indústrias ficaram tão encantados com AM.

A Manufatura Aditiva é tão brilhante quanto parece? A AM pode oferecer aos fabricantes ou consumidores a capacidade de projetar, criar ou reparar produtos de sua escolha, enquanto redefine a tecnologia de produção; no entanto, haverá alguma maneira de regulamentar quais produtos são fabricados com AM. As leis podem policiar todas as impressoras AM para garantir que produtos antiéticos não sejam fabricados, como tratamento médico não testado ou armas não licenciadas? O tempo dirá quando o AM se tornar mais proeminente na vida cotidiana, mas o que pode ser visto com certeza agora é que a tecnologia AM está avançando rapidamente e veio para ficar.

Big Data e Analytics

Big Data reflete os volumes cada vez maiores no mundo de hoje. Avanços significativos em tecnologia ao longo dos anos viram a internet passar de desktops para telefones celulares, para TVs, carros e agora até itens de tecnologia vestíveis, como relógios e óculos. Coletar e quantificar dados diários se tornou ainda mais fácil. A análise de big data transforma dados em informações e, em seguida, percepções que podem oferecer uma série de benefícios importantes para as organizações, identificando e pré-qualificando automaticamente os leads de vendas, aumentando a eficácia do marketing e até mesmo ajudando os governos a melhorar os programas para cumprir as metas ambientais nas cidades. Big data também não é um item lento e demorado para coletar e analisar. Basta pensar sobre o uso da Internet hoje, cerca de 3,5 bilhões de pesquisas são realizadas apenas no Google por dia. Todos os dados são coletados, armazenados e analisados instantaneamente enquanto a pesquisa é feita.

Análise de Big Data

Mais uma vez, existem questões éticas em torno do big data. Existe uma linha na qual os dados são considerados pessoais demais para serem armazenados e analisados? O fato de que o big data pode ser usado por forças de segurança e governos para prevenir crimes, ciberataques e ataques terroristas supera qualquer desafio antiético?

As questões técnicas e éticas relacionadas a big data estão presentes, no entanto, com a capacidade de tomar decisões com base em dados provando ser uma fórmula de sucesso para muitos, big data e análises serão uma tendência importante e altamente cobiçada que afeta a engenharia.

Engenharia Inteligente

Engenharia Inteligente” é mais do que uma palavra da moda moderna na indústria de engenharia de hoje, como “IoT”, “Inteligente” ou “Nuvem”? A engenharia inteligente foi implementada há cerca de 40 anos pelos caras espertos da Dassault Systèmes, quando eles começaram a usar tecnologia digital orientada por dados para automatizar tarefas anteriormente manuais para entregar processos e práticas de engenharia inovadores.

Com a quarta revolução industrial contribuindo para novos surtos tecnológicos na fabricação digitalizada e automatizada, a engenharia inteligente será uma tendência importante na indústria de engenharia. Deve-se notar, no entanto, que os indivíduos são uma parte importante para qualquer sucesso. Precisamos garantir que podemos desenvolver o cérebro humano junto com a ciência e a tecnologia para impulsionar a inovação e mudar a forma como as organizações operam para maior eficiência e produtividade, ao mesmo tempo em que cortamos custos e tempo. Nossa abordagem à Engenharia Inteligente já está melhorando o estilo de vida diário por meio de relacionamentos construídos entre os clientes e suas expectativas, organizações e desejo de eficiência e competitividade.

A engenharia inteligente será uma tendência vital para o mundo da engenharia de hoje e amanhã, à medida que buscamos maior produtividade por meio da automação adicional de tarefas e processos de engenharia.

Visão em tempo real

Ao planejar ou realizar um projeto, há uma infinidade de requisitos e prazos críticos a serem cumpridos. Problemas inesperados, atrasos e falta de recursos geram riscos ao projeto, resultando em membros do projeto, que muitas vezes estão dispersos, tendo que se adaptar, atrasar ou colocar seu elemento do projeto em espera. Como todos sabemos, isso impacta a entrega e o custo do projeto.

Normalmente, a declaração de problemas e o risco subsequente são primeiro destacados na reunião do projeto. Vista como um mal necessário, as reuniões de projeto tendem a consistir em uma série de catch ups, atualizando a equipe e o gestor com o andamento. Não seria melhor atendido por focar as principais partes interessadas na correção de quaisquer problemas, e isso não deveria acontecer quando o risco é identificado pela primeira vez?

Ter uma visão em tempo real de cada elemento do projeto à medida que está sendo trabalhado proporciona um controle ideal, elimina a necessidade de reuniões que exigem muito tempo e permite que os gerentes de projeto concentrem suas habilidades e tempo onde realmente importa, destacando assim a importância de “Invisível Governança”. A governança invisível fornece às equipes de projeto a oportunidade de gerenciar melhor a si mesmas, ao mesmo tempo em que identifica e trata rapidamente os riscos potenciais nos projetos de desenvolvimento, muitas vezes antes que ocorram e causem atrasos ou custos adicionais. Utilizando uma plataforma de engenharia, como 3DEXPERIENCE da Dassault Systèmes, permite uma governança invisível desde o design conceitual até a manufatura, garantindo que cada membro da equipe do projeto, seja pequeno ou grande, esteja na mesma página.

Por que a visão em tempo real é uma tendência da Tecnologia na Engenharia? Ser capaz de identificar problemas potenciais antes ou conforme eles se manifestam em um projeto pode levar a projetos mais eficientes. Ele suporta a minimização de atrasos, além de simplificar como os riscos, tarefas e problemas do projeto são comunicados. A governança invisível pode aumentar a produtividade e melhorar a comunicação entre as equipes para oferecer vantagem competitiva.  

Veja também:
Softwares nas fábricas: entenda a importância para a gestão
Veja nossas vagas abertas e saiba como anda o mercado de trabalho

Summary
A Tecnologia na Engenharia
Article Name
A Tecnologia na Engenharia
Description
O mundo da engenharia é um ambiente em constante mudança, com novos desenvolvimentos que influenciam as principais decisões e práticas. Em nosso artigo vocês conhecerão as cinco principais tendências sobre a tecnologia na engenharia
Author

Uma Plataforma de Conexão entre Engenheiros e empresas de Engenharia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *