Conheça algumas carreiras de Engenharia muito promissoras

By | março 8, 2016

Áreas promissoras da engenharia

Seja para trabalhar dentro de um escritório, organizando e desenvolvendo planejamentos ou para atuar diretamente na produção de uma indústria ou obra, o ofício de engenheiro exige muita precisão e comprometimento. Se você está inclinado a fazer parte deste mundo, as notícias são ótimas. O setor não para de aquecer e as oportunidades tendem a crescer cada vez mais.

Segundo o Instituto de Pesquisa e Economia Aplicada (Ipea), a área de Engenharia é um dos quatro campos profissionais mais promissores para os próximos anos. O relatório ainda informa que as razões para este otimismo é que, devido à sua forte ligação com o desenvolvimento econômico do pais, as vagas ocupadas por engenheiros estão e serão muito valorizadas futuramente.

Por isso, se você acredita que é esta a sua vocação, você tem grandes chances de um futuro promissor! Contudo, devido à variedade de áreas que o curso abrange, a decisão por qual das carreiras de engenharia seguir é sempre uma dúvida. Se este é o seu caso, confira as carreiras que mais apresentam perspectivas para um engenheiro e escolha a sua!

Engenharia de Energia:

Com tanto desenvolvimento tecnológico e uma maior necessidade por recursos energéticos, as carreiras ligadas a este setor estão em expansão e encontram o seu espaço garantido para os próximos anos. Por isso, uma boa ideia é aliar a engenharia com a captação e distribuição de fontes tanto renováveis como fósseis de energia.

Destacam-se nesta área os profissionais de Engenharia Mecânica, Engenharia elétrica, Engenharia de petróleo e gás e Engenharia hídrica. Em todas estas especializações é possível aprender a lidar com o recurso energético na sua forma mais bruta, além de pesquisar e desenvolver suas formas de distribuição e utilização.

Engenharia de Produção:

Graças aos bons ventos da economia, empresas e indústrias estão, cada vez mais, buscando formas de aumentar a sua produtividade e elaborar estratégias para que consigam alavancar a oferta de produtos e serviços de forma sustentável. Para alcançar estes objetivos, elas necessitam de profissionais especializados na manutenção de recursos humanos, financeiros e materiais, além de conhecimentos em logística. Dessa forma, os profissionais de engenharia de produção encontram um campo fértil para desenvolver o seu trabalho.

Além de garantir que todas estas necessidades sejam atendidas, os engenheiros de produção também são ótimos pretendentes aos cargos administrativos de qualquer corporação. Os conhecimentos técnicos apreendidos durante o curso fazem com que este profissional possa lidar com a gestão de diversos setores de uma empresa ou organização. Por isso, se você busca uma carreira de engenharia mais abrangente, esta é uma excelente opção.

Engenharia Civil:

Não se pode esquecer do período de grandes mudanças que o país está passando nas áreas de urbanização e construção civil. Revitalização de vias, reformas de aeroportos, terminais, construção de hotéis e restaurantes são alguns fatores que tornam a carreira em engenharia civil muito promissora para os próximos anos. Além disso, segundo o Ipea, o Brasil está correndo atrás do seu déficit habitacional e necessita de mais de 5,4 milhões de casas para zerar a conta.

Por isso, há diversos motivos para escolher a engenharia civil como carreira. Se você gosta de planejar e executar obras, este é o caminho. Durante o curso, é possível aprender as diversas formas de urbanização e conhecer todos os sistemas responsáveis pela manutenção e utilização de prédios e edificios.

Engenharia Química:

Devido à sua capacidade de lidar com um grande universos de materiais e recursos, a área de Engenharia Química é uma das especializações mais promissoras. Além dos recursos energéticos, aqueles que optam por seguir a carreira podem, também, desenvolver e trabalhar com formas de lidar com materiais, como o papel e celulose, polímeros (plásticos), etc.

Um outro campo bem promissor para este profissional, segundo especialistas, é o desenvolvimento de estratégias para minimizar o impacto ambiental de indústrias. Para eles, por conta de legislações e da fiscalização dos órgãos públicos responsáveis pela preservação do meio ambiente, empresas e indústrias estão, cada vez mais, buscando soluções que possam diminuir os danos causados aos rios, às matas e ao solo. Por isso, a presença de um engenheiro químico nestas organizações é muito importante, já que ele pode resolver todos estes problemas.

Conclusão:

As possibilidades da Engenharia são inúmeras e abrangem um universo muito vasto. Ao seguir carreira nesta área, você pode escolher entre diversas opções e trabalhar com aquela que lhe dá mais prazer. Aproveite estas dicas e escolha aquela que mais tem a ver com você. Com tanta promessa de prosperidade, você não irá se arrepender! E aí, já escolheu a sua?

Uma Plataforma de Conexão entre Engenheiros e empresas de Engenharia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *