Como conseguir o primeiro emprego na área de Engenharia

By | outubro 10, 2019

Um clima tenso ronda a vida de muitos jovens e/ou recém graduados na área da Engenharia, que gira em torno de uma pergunta: como conseguir o primeiro emprego? Seja para vagas para engenheiro civil, vagas para engenheiro de segurança do trabalho, sempre existem alguns obstáculos. 

Não apenas na engenharia, claro, como também para vagas de arquiteto e outras áreas, pode ser um pouco difícil encontrar uma oportunidade logo de cara, mas existem algumas dicas que podem facilitar o processo. 

Reunimos informações que podem te ajudar com isso, portanto, acompanhe este post para ampliar suas oportunidades em conseguir o primeiro emprego

Currículo para primeiro emprego

Bom, o seu currículo é a porta de entrada para conseguir a vaga dos sonhos na sua área de atuação, dessa forma ele precisa ser bem elaborado e enfatizar suas qualidades, para que possa se destacar dentre os concorrentes. 

Comece ele pelas informações pessoais, nome completo, canais pessoais de comunicação (telefone, endereço, e-mail e redes sociais) e uma foto. Atente-se a esse último item, coloque fotos que transmitam seu profissionalismo.

Lembrando também que, existem redes sociais específicas para se apresentar profissionalmente, caso queira manter privado plataformas mais interativas como o Instagram, por exemplo.  

Defina um objetivo profissional. Esta parte pode ser mais laboriosa de se fazer, por isso dedicamos o tópico a seguir para falar de forma mais detalhada. 

Depois, destaque a sua formação acadêmica e, caso tenha formações extracurriculares como Inglês ou cursos técnicos e profissionalizantes. Coloque também experiências que já tem com o trabalho na prática. 

Caso não tenha nenhuma experiência, é recomendado que busque fazer ações voluntárias e estágios para que possa incrementar seu currículo e conseguir o primeiro emprego

O que colocar no objetivo do currículo para o primeiro emprego 

O objetivo é uma parte muito importante do currículo, aqui você vai expor as suas metas e pretensões com aquele emprego e segmentar onde realmente deseja atuar. 

 O ideal é que você tenha clareza e direcione o objetivo à vaga. Não faça rodeios com a intenção de incrementar esta parte pois, como o nome já diz, é necessário que seja algo objetivo. Tente algo como: 

    • Desejo atuar na área de Engenharia Civil, conquistar independência pessoal em um ambiente de trabalho que traga oportunidades de crescimento.
  • Desejo atuar na área de Engenharia agregando e aprofundando conhecimento prático às habilidades desenvolvidas durante a graduação. 

Além disso, coloque abaixo do objetivo suas melhores qualidades como profissional, exemplo: boa liderança, bom relacionamento interpessoal e proatividade. Sempre sendo sincero com relação às suas características pessoais. 

Encare seu currículo como seu aliado, valorize seu potencial de forma moderada e sensata. Faça-o de forma legível e apresentável e sempre pergunte-se: “eu gostaria de ler este currículo se o recebe-se na minha empresa?”. 

Enfim, com estas dicas, com certeza, você se sairá bem em conquistar o primeiro emprego

E lembre-se de estar sempre atento às melhores oportunidades do Seleção Engenharia. Muitas são as empresas e instituições que estão a procura da pessoa certa, por isso, temos certeza que terá muito sucesso!

Luciana Santana

Trabalha com Marketing e relacionamento na Seleção Engenharia.

Luciana Santana
Author: Luciana Santana

Trabalha com Marketing e relacionamento na Seleção Engenharia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *