Como engenheiros podem melhorar seu currículo profissional e se destacarem no processo de seleção

By | outubro 17, 2018

curriculo

Elaborar um currículo profissional de qualidade é uma das chaves para se destacar dentro do mercado de trabalho atual. Afinal de contas, é necessário mostrar para as empresas e empregadores todas a suas habilidades e competências.

E acredite, o setor está sempre em busca de mão-de-obra qualificada, ou seja, de engenheiros capacitados para suprir as suas necessidades em diferentes escalas.

Só para ter uma ideia, segundo um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), até 2020, será necessário dobrar a quantidade de especialistas no setor para suprir a demanda atual do nosso país neste segmento de mercado.

E se você deseja fazer dessa perspectiva uma oportunidade para garantir uma vaga de emprego em grandes companhias no setor de Engenharia, precisa tomar uma atitude agora e promover as mudanças necessárias em seu currículo para se destacar dos seus concorrentes.

Para lhe ajudar nesse aspecto, reunimos nesse artigo algumas dicas sobre como criar um currículo profissional de sucesso e ampliar suas chances de sucesso neste segmento de mercado. Confira!

Dicas de como criar um currículo profissional de sucesso

Um profissional de engenharia precisa ter um currículo profissional que demonstre todas as suas habilidades e competências. Mais do que isso, esse documento precisa demonstrar todas as vantagens que o empregador terá ao contratá-lo.

Veja como criar um currículo para engenharia de sucesso, e, assim, se destacar em qualquer processo seletivo da sua área.

Elabore o seu currículo profissional com base no objetivo almejado

A maioria dos profissionais cria um currículo para engenharia generalizado. Ou seja, um único documento a ser enviado para todos os processos seletivos.

Contudo, ao invés de ganhar tempo, essa falta de especificidade pode acabar minando suas chances de sucesso frente a alguns empregadores. Principalmente se eles estiverem oferecendo alguma vaga para um cargo mais específico.

Por conta disso, é necessário ter claro na sua mente qual o objetivo almejado e então elaborar um currículo profissional específico para alcançá-lo. Analise a necessidade que a empresa apresenta, bem como sua proposta de trabalho e com base nessas informações desenvolva o seu objetivo de trabalho.

Cuidado com as informações que você coloca

Elaborar um currículo profissional exige que você faça uma triagem de informações. Dados pessoais como nome, idade, telefones para contato e e-mail sempre devem estar nesse documento.

Agora, coisas como números de documentos, quantidade de filhos e endereço devem ser evitadas.

Além de ser irrelevante para o entrevistador, elas podem acabar caindo nas mãos de pessoas mal-intencionadas. Esse tipo de informação, se for realmente necessária, será solicitada no momento da entrevista ou contratação.

Inclua atividades extracurriculares se for recém-formado

Um engenheiro recém-formado pode ter certa dificuldade de elaborar um currículo para engenharia. Isso porque existe uma área importante dentro do currículo que precisa ser preenchida com as experiências profissionais do candidato avaliado.

Nesse momento você deve estar se perguntando: E sendo um profissional recém-formado, como fazer para preencher esse espaço adequadamente?

Uma boa alternativa nesse caso é incluir as atividades extracurriculares que você fez durante o curso. Intercâmbio, projetos voluntários, projetos de extensão, cursos de capacitação.

Tudo isso lhe ajudará a se destacar no processo seletivo. Isso porque, mesmo não tendo experiência atuando na área, o empregador perceberá que você sempre está em busca de aperfeiçoamento, o que é um diferencial importante e que normalmente é levado em consideração em processos seletivos em geral.

Não invente informações

Esse é um dos maiores erros que qualquer profissional pode cometer ao elaborar um currículo. Inventar informações apenas para deixar o currículo mais atrativo pode gerar uma série de problemas.

A maioria dos entrevistadores confirma os dados do documento antes da contratação. Logo, você será desmentido e ficará com uma imagem ruim para o possível empregador e até para o mercado.

E se por ventura você conseguir passar no processo seletivo fornecendo informações falsas, corre o risco de ser desmascarado no dia a dia de trabalho.

Afinal, você terá afirmado conhecimento em determinada área ou setor que não possui e uma hora poderá ser descoberto, vindo a perder uma grande oportunidade de trabalho.

Por isso, não invente nada. Seja sincero e mostre interesse em aprender aquilo que é necessário, caso não possua o conhecimento exigido.

Organize as informações de forma clara

O seu currículo profissional precisa ser organizado para facilitar a localização de informações por parte do recrutador. Mais do que isso, ele precisa ser claro e objetivo e sem qualquer tipo de “encheção de linguiça”.

Existem várias formas de organizar esse documento e uma delas é através de categorias. Assim, o entrevistador saberá quais são as suas experiências em áreas específicas, o que irá facilitar o processo de seleção. Isso também permite uma análise mais relevante por parte do recrutador.

Evite colocar informações apenas para fazer volume no seu currículo. E também fique atento para escolher um tipo de fonte que seja de fácil leitura e também um tamanho adequado.

Só envie currículo para vagas que sejam compatíveis com seu perfil

Antes de elaborar e enviar um currículo profissional, atente-se se a vaga para a qual você irá se candidatar se enquadra no seu perfil. Isso evitará que você acabe enviando um documento para algo que não tenha qualquer ligação com a sua experiência profissional.

É normal que engenheiros, principalmente recém-formados, enviem currículos para todo o tipo de vaga que aparece nessa área, pois há sempre aquele desejo de conseguir entrar no mercado de trabalho de qualquer maneira.

Contudo isso pode ser prejudicial. Você acabará enviando currículos muito genéricos, ou, até mesmo, para uma vaga que não se encaixe em nada no seu perfil.

Veja modelos de colegas que já estão no mercado de trabalho

Uma dica que pode lhe ajudar a ter inspiração para criar um currículo criativo e assertivo é dar uma olhada nos modelos de colegas que já atuam na área. Isso lhe ajudará a entender melhor que tipo de abordagem é a mais adequada e chamativa para usar no seu currículo e assim deixa-lo o mais profissional possível.

Isso não quer dizer que você deve copiar literalmente o documento do outro profissional. Até porque, é preciso levar em conta todos os aspectos que já citamos, como experiência, atividades extracurriculares e o seu próprio perfil como engenheiro.

Contudo, essa consulta já será útil para abrir a sua mente para novas maneiras de demonstrar a sua experiência.

Conclusão

Um currículo para engenharia é a sua primeira apresentação para o recrutador do processo de seleção. Por conta disso que é importante elaborá-lo com calma, tomando o cuidado de deixar clara e objetiva cada informação dele.

Lembre-se de colocar em prática todas as dicas acima, mas, também se atentar as orientações da vaga. Se ela pedir uma foto no documento, por exemplo, então acrescente esse link.

Dessa maneira, você conseguirá fazer um currículo profissional mais assertivo. E isso fará toda a diferença no processo seletivo.

Quer saber quais as empresas estão contratando Engenheiros no momento. Então conheça nossa Plataforma de Conexão e encontre vagas de emprego com o seu perfil em sua cidade. Para ver as vagas em destaque, Clique Aqui.

Vagas em destaque:

Vagas Engenheiro Civil | Vagas Engenheiro Mecânico | Vagas Engenheiro Eletricista | Vagas Engenheiro de Segurança | Vagas Arquiteto | Vagas Engenheiro de Produção | Vagas Engenheiro Ambiental | Vagas Engenheiro de Automação | Vagas Engenheiro Eletrônico | Vagas Engenheiro Químico

Uma Plataforma de Conexão entre Engenheiros e empresas de Engenharia.