Como se destacar no mercado de engenharia

By | janeiro 31, 2020

O mercado de engenharia não é nada fácil (e todo mundo sabe disso). O site Guia da Carreira cita que os engenheiros estão entre os profissionais mais procurados no mercado. 

Feche os olhos e imagine o seu maior sonho, se formar em engenharia e trabalhar na área. Mas e aí, como se destacar?

O profissional de engenharia é famoso por resolver problemas, conhecer os mínimos detalhes e processos complexos e apresentar soluções pautadas em conhecimento teórico e técnico. Agora abra os olhos, o seu sonho pode estar muito perto de você, confira como está o mercado de trabalho para engenharias em 2020.

Engenharia 2020: o mercado de trabalho para engenheiros

A engenharia, como um todo, é uma área em total crescimento no Brasil, demandando muita mão de obra qualificada, em todas as áreas da engenharia (que são 39 no Brasil, segundo o Instituto de Engenharia).  

O primeiro grande passo após formar em engenharia, é ter em mente que é preciso se preparar para fazer entrevistas e conseguir se dar bem nelas.Além disso, cada uma das areas de engenharia, exige algumas especificidades, por isso, é necessário se preparar para o mercado de maneira isolada, por exemplo, como está o mercado de trabalho para engenheiros químicos? Saber a resposta para o que sua profissão exige é importante tanto na hora da entrevista, quanto para se destacar dos demais candidatos à vaga. 

selecao-engenharia-mercado

Como se destacar no mercado de engenharia

As melhores vagas de engenharia são sempre para os profissionais mais qualificados, assim como em qualquer profissão. Por isso, é importante estudar, saber sobre sua área de atuação,se preparar e se atualizar constantemente.

É muito difícil definir o conceito do que é ser um engenheiro de sucesso, mas, sabemos que conquistar o sucesso na carreira de engenharia é uma meta para você, não é mesmo?! Muito além do objetivo de ganhar dinheiro, os engenheiros que buscam excelência querem e devem ser reconhecidos como bons profissionais. Para isso, existem algumas competências e habilidade que ajudam bastante, por exemplo:

    • Domínio da língua inglesa
    • Conhecimentos em informática
    • Saber trabalhar em equipe
    • Saber gerenciar obstáculos
    • Ter perfil analítico e resolutor
    • Saber tomar decisões 

É claro, que essas são as premissas básicas para se tornar um bom profissional de engenharia, mas, existem outras habilidade e competências que podem te diferenciar no mercado, tais como:

    • Inovar 
    • Ser comunicativo e claro
    • Ter noções em softwares de engenharia 
    • Estar atualizado

Todas essas habilidades, sendo técnicas ou não, são importantes para desenvolver um trabalho com excelência. Portanto, leia muito, faça especialização em engenharia, participe de cursos, congressos e palestras, e principalmente, pesquise muito.

Confira as novas vagas de engenheiro mecânico, engenheiro químico e engenheiro ambiental.

cadastre-se-vagas-engenharia

Avatar

Uma Plataforma de Conexão entre Engenheiros e empresas de Engenharia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *