Três competências indispensáveis para quem deseja seguir carreira como Engenheiro no Brasil.

By | julho 10, 2017

habilidade-para-engenharia

A engenharia é, sem dúvidas, fundamental para o desenvolvimento da sociedade. Basicamente todos os recursos, tecnologias, instrumentos e máquinas que possuímos hoje são fruto do trabalho de engenheiros.

Para ser um engenheiro hábil e competente, você precisa ter, em primeiro lugar, muita vontade de aprender, pois os conhecimentos básicos para qualquer área de engenharia são extensos e podem fazer toda a diferença na realização de um trabalho ou de um processo.

Em qualquer profissão, algumas competências são indispensáveis para o perfil do profissional, e na engenharia não é diferente. Listamos abaixo as três principais características que todo engenheiro deve possuir

# Gostar de números e cálculos

Não adianta tentar contornar isso ou simplesmente “se acostumar” a fazer contas. Para ser um bom engenheiro, é preciso gostar de números realmente.

Ter aptidão para cálculos e sentir prazer nisso é fundamental para qualquer engenharia, afinal, você passará grande parte da sua rotina de trabalho fazendo contas atrás de contas.

Além disso, os cálculos feitos pelos engenheiros são bastante complexos e exigem uma certa facilidade do profissional com a matemática, que vem da prática e da aptidão natural.

# Saber trabalhar em equipe

Ser um engenheiro e não gostar de trabalhar em equipe é uma combinação completamente inviável para o mercado de trabalho. Como engenheiro, você estará o tempo todo em contato com uma equipe com funções interligadas.

Saber respeitar o papel de cada um e observar a importância de cada função é fundamental para que a parceria dê certo. Um engenheiro está, na grande maioria das vezes, no papel de líder de uma equipe, por isso, é indispensável que o profissional saiba lidar com pessoas e gerenciar todos os trabalhos visando resultados finais de qualidade.

# Ter visão de mercado

Há pesquisas que apontam que todo o conhecimento adiquirido pela engenharia é duplicado em aproximadamente 10 anos. A evolução das tecnologias e dos processos se dá em um ritmo muito rápido, por isso, é característica fundamental de um engenheiro a visão de mercado e a capacidade de adaptação aos novos quadros.

Você pode ser um profissional extremamente qualificado nesse momento mas, se não observar as novas tendências e correr atrás das principais inovações, logo será substituído por novos profissionais mais atualizados e dinâmicos.

Escrito por: Andressa M. Amâncio

Uma Plataforma de Conexão entre Engenheiros e empresas de Engenharia.