Currículos de Engenheiros devem ser adequados a cada vaga

By | setembro 26, 2016

currículo-engenheiro

Com o atual desaquecimento no comércio, na indústria e no setor de serviços, a procura por emprego está ainda mais acirrada. Embora o cenário econômico não seja positivo, o Engenheiro candidato a uma futura vaga deve se mostrar motivado e apresentar um currículo atrativo para cada cargo.

De acordo com a psicóloga especialista organizacional e do trabalho Isabel Okamoto, o currículo deve ser atrativo a quem vai ler. "O currículo é o 'cartão de visita' do candidato. Ele deve ser organizado, ter uma linha de raciocínio, sem erros de digitação ou de português e ser sempre adaptado a cada vaga e a cada empresa". Se a empresa busca um Engenheiro Civil, por exemplo, esse deve ressaltar as habilidades e conhecimentos dos processos de Engenharia Civil.

Os Engenheiros também devem destacar melhorias que realizaram em outras empresas.

"Em um cenário econômico onde as empresas têm que sustentar resultados mediante uma crise, os profissionais devem destacar melhorias que tenham realizado em seus departamentos ou para a empresa como um todo", disse a gerente de Desenvolvimento Organizacional da ZF TRW Limeira, Carolina Sigrist Romão.

Outra recomendação é ser sincero nas informações e detalhar a experiência profissional. Um selecionador experiente leva mais de um minuto para realizar a primeira triagem de um currículo e nem sempre ele conhece profundamente as questões técnicas de todos os cargos e profissões. Desta forma, ao colocar a experiência profissional, é necessário inserir as informações realmente mais importantes de forma assertiva e as ferramentas ou metodologias que utilizava no trabalho.

A forma de entrega do currículo também não é padrão. "Geralmente, para vagas operacionais, os currículos devem ser entregues impressos diretamente nas empresas ou em agências que realizam o processo de seleção. Já para vagas administrativas ou estágios, espera-se que o profissional realize o cadastro diretamente no site da empresa.

Prepare-se para a Entrevista:

Algumas dicas também são importantes para a entrevista de emprego - como conhecer as atividades da empresa e ter bom senso ao escolher a roupa que irá utilizar.

Ao entrar para uma entrevista, mostre-se entusiasmado e motivado. Ao falar das empresas anteriores, relate suas atividades, seus resultados e mostre-se imparcial. Cuidado com as emoções ao falar de situações não tão positivas que viveu. Seja natural, fale a verdade. Responda ao que for perguntado de forma transparente e esteja preparado para responder por que deseja trabalhar na empresa.

Esperamos que essas dicas possas somar em sua trajetória. Caso esteja em busca de recolocação profissional, fica o convite para conhecer nossa Plataforma de Conexão para Engenheiros, onde você encontrará ofertas de vagas de emprego para Engenheiros e oportunidades com o seu perfil profissional.

Uma Plataforma de Conexão entre Engenheiros e empresas de Engenharia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *