Engenharia de produção e marketing podem andar juntos?

By | fevereiro 27, 2020

Essa pode até ser uma das opções menos lembradas quando as pessoas imaginam possíveis caminhos para um engenheiro de produção. Mas a verdade é que as duas áreas possuem muito mais em comum do que se pensa. 

Basicamente, o marketing cuida do planejamento e execução de estratégias que constroem pontes entre serviços, produtos, experiências e os consumidores. Além de outros pontos, ele é capaz de promover os benefícios de algo que precisa ser ofertado. 

Por sua vez, a engenharia de produção atua na otimização da produção e dos lucros. Acontece que em muitos desses pontos, as duas áreas acabam se esbarrando. 

Engenharia de produção e marketing: casamento perfeito

Os profissionais de engenharia de produção inclusive acabam sendo bastante prospectados pelas equipes de marketing, pois são capazes de oferecer um olhar análitico às atividades da área, algo que acaba sendo muito benéfico para o departamento, principalmente para aqueles estão muito focados no lado criativo. 

Atualmente, a automação e a tecnologia oferecem muito dados extremamente importantes para as estratégias de marketing, principalmente em tempos de ascensão do marketing digital e SEO, ou seja, otimização para o Google. 

São atividades que geram muitos dados, que sem contexto e sem uma leitura específica não possuem a menor relevância.

E a melhor maneira de se obter essa leitura é através do trabalho de um profissional como o engenheiro de produção, profissionais com perfis mais analíticos. Esse tipo de disciplina inclusive já vem sido implementada nos cursos e especializações em marketing.

No entanto, enquanto essa ainda não é uma demanda completamente suprida pela própria área, equipes de marketing cada vez mais multidisciplinares vem sido formadas.  

Aqueles que querem se aventurar no marketing, podem sempre buscar por especializações ou cursos de pós-graduação ou simplesmentes tentarem aprender por conta própria, afinal de contas atualmente é muito mais fácil encontrar conteúdo sobre o tema.  

No geral, o que se nota é que a união dessas duas áreas é capaz de provocar o crescimento muito mais acelerado para os empreendimentos. 

E para os profissionais, essa é mais uma opção de atuação possível que acabam encontrando um ambiente bastante receptivo à suas ideias e também mais descontraído, o que para muitos pode ser algo motivador.

Avatar

Uma Plataforma de Conexão entre Engenheiros e empresas de Engenharia.

Avatar
Author: Seleção Engenharia

Uma Plataforma de Conexão entre Engenheiros e empresas de Engenharia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *