Entrevista de emprego: como se dar bem?

By | setembro 17, 2019

Como se dar bem em em uma entrevista de emprego é uma pergunta muito comum feita por pessoas que estão em busca de uma recolocação no mercado de trabalho. 

Esse pode ser um mistério principalmente para quem não tem muito experiência e está em busca do primeiro emprego ou para quem ficou por muito tempo na mesma empresa e se sente desatualizado em relação aos processos seletivos atuais. 

Para te ajudar com esse desafio e fazer com que tudo seja mais tranquilo, separamos várias dicas do que você precisa saber para se dar muito bem em uma entrevista de emprego. Continue acompanhando o artigo!

Como se comportar em uma entrevista de emprego

Aqui, as primeiras impressões realmente são muito importantes, afinal de contas você não terá muito tempo para mostrar o contrário caso não vá tão bem assim no processo seletivo. 

Mas não pense que é algo de outro mundo, que você tem que parecer um super homem ou super mulher. O segredo é demonstrar muita confiança. E essa confiança é adquirida através de preparação.

Em uma entrevista você falará sobre si mesmo ou si mesma, e quem melhor para falar desse assunto do que você mesmo?

O objetivo é transmitir o máximo de profissionalismo e de segurança. Fale com convicção sobre as suas experiências profissionais, suas qualificações e qualidades, seus desafios, etc. 

Perguntas frequentes em entrevistas de emprego

Separamos algumas perguntas que são feitas com certa frequência em entrevistas de emprego, assim você pode se preparar para respondê-las com mais confiança.

Em uma entrevista, o entrevistador quer saber sobre o seu perfil profissional. Assim, ele pode perguntar qual o seu maior defeito e melhor qualidade. 

Essa pergunta é comum em muitas entrevistas para medir seu grau de autocrítica. Evite clichês como perfeccionismo como ponto negativo. Foque em respostas sinceras que não tenham necessariamente a ver com a sua vaga. 

Bons exemplos são timidez, franqueza excessiva, necessidade de agradar, etc. Já para os pontos positivos, boas respostas são organização, pontualidade, criatividade, etc. 

Outra pergunta bem comum em entrevistas é qual é a sua pretensão salarial para saber se ela é compatível com o que a empresa está disposta a pagar no momento. 

Para poder responder, faça uma pesquisa de como está o mercado e qual a média de salário para as vagas semelhantes em outras empresas. Você pode também perguntar para colegas da área que trabalham em outros lugares para ter uma base. 

É bem comum os entrevistadores perguntarem sobre a empresa, saber o que faz com que você se interesse em trabalhar lá, etc. Bom, a preparação também deve pensar nisso. 

Pesquise sobre o local que você está se candidatando, saiba exatamente o que eles fazem, sua origem, etc., para poder responder com segurança e veracidade esse tipo de pergunta. 

Como se vestir para uma entrevista de emprego

O ideal é usar roupas que você vestiria se já trabalhasse no lugar. Algumas áreas são mais “descoladas” e informais. É o caso de agências de publicidade e de startups. Mas mesmo assim, evite excessos na informalidade. 

Tanto para homens quanto para mulheres, mesmo se na empresa não houver um dress code, é recomendado evitar roupas muito curtas e decotadas. 

Esse foi o nosso post com dicas para se dar muito bem em entrevistas de emprego. Esperamos que com elas você consiga bons resultados em seus processos seletivos e que várias novas oportunidade se abram para você.

Para mais conteúdo como este, continue acompanhando o nosso blog. Podemos também te ajudar a encontrar a tão sonhada vaga. Vagas engenheiro civil, vagas engenheiro de segurança do trabalho, vagas arquiteto e muitas outra você encontra no nosso site.

Luciana Santana

Trabalha com Marketing e relacionamento na Seleção Engenharia.

Luciana Santana
Author: Luciana Santana

Trabalha com Marketing e relacionamento na Seleção Engenharia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *