Estágio Engenharia Civil: desafios e oportunidades.

By | novembro 25, 2016

estágio em  engenharia

Uma das etapas mais importantes do período universitário é a hora de iniciar um estágio. A riqueza de uma vivência real prática é muitas vezes superior a qualquer teoria apresentada dentro da sala de aula e faz toda diferença no currículo após a conclusão do curso, especialmente na hora de procurar um emprego.

A grande vantagem no primeiro estágio é que não requer grande experiência na área. As empresas recrutadoras sabem que alunos em formação não serão grandes especialistas caso estejam nos primeiros anos de curso, fazendo muito mais uma análise de perfil do candidato do que propriamente uma análise sobre a parte técnica. Muitas delas até preferem candidatos “crus”, podendo assim moldá-los com o perfil que enxergam ideal para determinada organização.

Mesmo que a instituição de ensino não exija o estágio para a conclusão da formação, ele é fundamental para a formação do profissional e você não deve deixar isso para segundo plano. É importante entender que a realização deste estágio permite o aumento de conhecimento e aptidões, além de aumentar a rede de contatos com outros profissionais da área. Ademais, é comum que alunos que realizem um bom estágio sejam efetivados nos cargos e, assim, terminem a faculdade, já empregados.

Dicas para conseguir um bom estágio:

As opções para encontrar uma oportunidade são inúmeras. Existem diversas empresas especializadas em recrutamento de estudantes (NUBE e CIEE, por exemplo), além de sites especializados em vagas para engenheiros (Seleção Engenharia). A instituição de ensino certamente tem uma seção específica para divulgar algumas oportunidades, bem como feiras estudantis de recrutamento. Por fim, nunca despreze sua rede de amigos e familiares: eles podem conhecer pessoas que estão a procura de um estagiário.

Para conseguir um bom estágio, algumas dicas importantes podem ser seguidas. O primeiro deles é o currículo. Evite colocar informações falsas, como domínio de línguas estrangeiras sem realmente possuir essa habilidade. Ele deve ser o mais objetivo possível, lembra-se que os recrutadores receberão um alto volume, e a experiência para este cargo é diferencial, mas não é determinante. Ou seja, não se preocupe caso não tenha experiências anteriores – e caso não tenha, não invente: você será questionado sobre elas e pode se complicar em uma eventual entrevista.

Outro fator importante para conseguir uma vaga de estágio é a apresentação pessoal. Por mais que a empresa em questão tenha um perfil mais liberal, no dia da entrevista é recomendável que utilize roupas formais, traje social é uma boa opção. Estudar sobre a empresa e mostrar conhecimento sobre ela pode contar muitos pontos a seu favor.

Primeiros passos após a conquista de um estágio em Engenharia:

Após aprovação em alguma vaga, os primeiros dias passam a ser um novo desafio. Um novo ambiente, com novas regras e novas pessoas pode assustar no começo, mas não se preocupe com isso, afinal todo mundo já passou por uma situação parecida. Saber ouvir é essencial, lembre-se que você será um aprendiz na empresa e não um especialista. Não confunda isso com aceitar tudo sem questionar: novas ideias serão sempre bem-vindas e podem dar muita visibilidade dentro da empresa.

Por fim, o mais importante é não ter medo de perguntar. Dúvidas são naturais e pessoas próximas de você sabem que elas vão existir. A propósito, saiba tratar bem todas as pessoas, desde seus chefes até pessoas que trabalhem na parte operacional, especialmente em obras. Seguindo essas dicas e com muito esforço e dedicação, o sucesso no estágio será praticamente certo, mesmo em um mundo cheio de desafios como este.

Summary
Review Date
Author Rating
41star1star1star1stargray

Avatar

Uma Plataforma de Conexão entre Engenheiros e empresas de Engenharia.