Estágio Engenharia Segurança do Trabalho: desafios e oportunidades

By | novembro 23, 2016

engenheiro segurança do trabalho

Se a realização de um estágio é essencial para a formação de um profissional de qualquer área, ele é ainda mais fundamental para aqueles estudantes de engenharia com foco em segurança do trabalho. A atividade tem importância ímpar para toda empresa porque o descuido da área pode tornar pequenos problemas em grandes problemas, coisa que nenhuma organização quer.

Imagine que determinada organização inicie determinada obra e contrate toda uma equipe para a construção de um estoque adicional, mas não queira gastar com técnicos de segurança do trabalho para economizar uma parte do salário. Caso ocorra um acidente nesta obra, o empregado poderá acionar judicialmente essa empresa e a economia poderá ter algo custo. Pior: dependendo do seu porte, a repercussão na mídia pode trazer sérios impactos.

A importância de um estágio em Segurança do Trabalho.

Esse cenário todo pode perfeitamente ser evitado (ou ao menos reduzido) com a presença de um engenheiro de segurança do trabalho. E por que o estágio nessa área é ainda mais importante que as demais? Porque, assim como o exemplo citado, pequenos detalhes que passam despercebidos podem trazer grandes impactos para a empresa e, quanto mais vivência o profissional tiver, mais atento e observador ele será.

Outro ponto importante é a parte de orientação. Alguém que trabalhe na área e nunca tenha realizado estágio deverá atuar por se próprio e poderá não se atentar para aspectos importantes visando garantir a saúde e segurança de todos. Quando você realiza o estágio, recebe toda orientação e preparo para assumir grandes responsabilidades.

Desafios a serem superados na profissão.

Um desafio da área é entender que existe certo preconceito com a profissão. Se as áreas de finanças e recursos humanos sabem bem o quão importante é manter o ambiente de trabalho apto para atuação, os demais funcionários tendem a menosprezar a função ou mesmo ironizar orientações. É comum ouvir comentários jocosos sobre as observações, ironizando a importância do profissional. Saber lidar com essa situação desde o começo da carreira pode ser um grande diferencial no futuro.

Um cuidado importante é em relação a assuntos básicos. Por mais que um estágio seja direcionado para aprendizagem e formação, alguns conceitos básicos e importantes são essenciais. Saber o que é um EPI (Equipamento de Proteção Individual) pode garantir pontos importantes com os supervisores. A área apresenta muitas siglas, busque conhecê-las a fundo.

Dicas para  quem está em busca de um estágio na área

Para conquistar o estágio, as dicas são as mesmas das demais profissões. Atenção para apresentação, currículo e convicção no que diz nas entrevistas será determinante para aprovação. Dentro da empresa, aproxime-se dos seus supervisores, pergunte e entenda o máximo possível todos os processos. Independente de o cargo ser de estagiário, a responsabilidade pela segurança dos demais funcionários é tão grande quanto de um empregado por CLT.

E lembre-se sempre que o mais importante é a dedicação. Tenha paciência para esclarecer dúvidas dos funcionários nas orientações. Boas explicações ajudam a convencer os demais de que o processo a ser seguido tem sua razão de existir. A simpatia e bom relacionamento podem e vão ajudar muito nesta etapa, além de possibilitar novas oportunidades e troca de informações com outras áreas.

Uma Plataforma de Conexão entre Engenheiros e empresas de Engenharia.