Excel: como usar planilhas para fazer orçamentos de engenharia civil

By | março 6, 2019

Parte essencial do trabalho do engenheiro é fazer um orçamento: o profissional da área precisa saber, antes de tudo, quanto vai durar e qual vai ser o custo de uma obra até sua finalização.

Um orçamento bem executado também é imprescindível para lidar com intempéries e prejuízos que podem acontecer durante a jornada de trabalho, bem como para controlar pedidos fora do limite financeiro dos clientes.

Um orçamento é composto pelo custo de todas as etapas de uma obra. É um auxílio para o engenheiro, junto com o planejamento, para avaliar processos e valores. Depois de discriminar todas as tarefas da construção, o documento ajuda a formalizar o esquema de trabalho e a dar uma dimensão de como as coisas vão decorrer de forma financeira para o cliente.

Mas como montar um orçamento limpo, objetivo e que, ao invés de atrapalhar, seja um documento formal para consultar, obter respostas e fazer alterações no projeto de forma prática?

É o que você vai aprender a seguir.  Apresentamos 3 dicas para você montar a planilha de orçamento perfeita com Excel para utilizar nos seus projetos de engenharia civil. Confira!

1. Estruture a planilha de orçamento

Crie o seu documento no Excel. Defina quais são os dados necessários de orçamento e que perpassam as etapas da sua obra, listando-as na sua planilha. Veja alguns exemplos:

  • Serviços Iniciais
  • Movimento de terra
  • Fundação
  • Estrutura em concreto armado
  • Parede
  • Esquadrias
  • Cobertura
  • Impermeabilização
  • Revestimento de paredes
  • Forros
  • Revestimento de pisos
  • Projeto elétrico
  • Projeto hidráulico
  • Louças e Metais
  • Serviços Complementares
  • Pinturas
  • Limpeza da obra
  • Impostos e Administração

Estes são as principais etapas de uma obra e, consequentemente, para onde o budget da mesma é direcionado. Liste todas as coisas, ações e materiais de cada uma dessas etapas, que variam de obra para obra, e adicione o preço de cada uma deles. Insira também uma linha de gasto total de cada uma das etapas e, ao final da planilha, adicione uma linha de custo total da obra.

Lembre-se que a listagem acima é apenas um modelo para você seguir. Você pode adaptá-lo conforme a sua necessidade.

2. Use as ferramentas do Excel a seu favor

Após elencar todas as informações necessárias sobre a sua obra e os valores que compõem o orçamento é hora de usar os truques do Excel para te ajudar nos cálculos. Não que um engenheiro precise de ajuda nessa tarefas, mas otimizar e automatizar a planilha faz com que você ganhe tempo ao consultar e modificar informações no documento. Veja algumas dicas importantes:

  • Crie fórmulas no Excel. O programa possibilita o uso de fórmulas para que você automatize contas a serem feitas. Funciona da seguinte forma: você escolhe uma célula (como a de total de custos, por exemplo), digita uma fórmula (soma), seleciona as células que contém as informações que você deseja somar e pronto: a sua conta será feita de forma automática. Se você mudar o valor em cada uma das células que contenham os números que fazem parte da soma, o resultado final atualizará automaticamente. O Excel disponibiliza o uso de fórmulas, das mais simples (soma, multiplicação, divisão) até as mais complexas (médias e função).

  • Ative o filtro para facilitar buscas. No menu superior, é possível ativar o filtro para colunas. Com ele, você não precisa consultar linha por linha para encontrar uma informação; basta filtrar o dado desejado. Por exemplo: se você deseja consultar peças que possuem o mesmo volume ou preço, basta criar um filtro para a medida procurada (desde que você tenha usado o mesmo texto para designá-la em cada uma das células). Feito isso, é só consultar de forma rápida os dados procurados. Você pode criar um filtro para cada coluna da sua planilha de orçamento.

3. Deixe a sua planilha de orçamento com a sua cara

A planilha de orçamento é uma boa saída para engenheiros que gostam de manter a organização e controle de seus projetos. O documento acaba sendo importante não só para o profissional, mas também para o cliente, que pode acompanhar em detalhes o destino de seu investimento e as alterações de orçamento em sua obra.

Mas para criar uma planilha de controle extremamente elaborada e funcional é preciso ter conhecimento avançado em Excel. A ferramenta abrange muitas funções e opções a serem exploradas, principalmente por engenheiros, que estão diariamente criando e consultando projetos. Com o Excel, dados são mais fáceis de serem compilados e consultados, sem falar na automatização de cálculos e outras ações.

Do Básico ao Avançado: O Curso Completo de Microsoft Excel é didático, online e tem como foco ensinar desde o entendimento da ferramenta, formatações e fórmulas básicas até os conhecimentos avançados que te permitirão resolver qualquer problema com o auxílio de planilhas. Fórmulas importantes, gráficos dinâmicos e tudo o que um engenheiro precisa saber sobre Excel é o que você encontra nesse curso. 

Se você deseja se aprofundar mais na arte de fazer planilhas, ou até mesmo criar uma versão personalizada e complexa da que vimos hoje neste post, recomendamos o curso acima. Além de deixar os seus projetos mais organizados, você passa uma credibilidade para os seus clientes e adquire um conhecimento essencial na engenharia – e que pode ser levado para a vida toda.

Quer saber quais empresas estão contratando Engenheiros no momento? Então conheça nossa Plataforma de Conexão e encontre vagas de emprego com o seu perfil em sua cidade. Veja as vagas em destaque, Clique Aqui.

Uma Plataforma de Conexão entre Engenheiros e empresas de Engenharia.