Inglês para engenheiros: Entenda a importância

By | outubro 10, 2019

Sabemos que o nível técnico na formação de Engenharia é alto, sendo assim as vagas de engenheiro civil e vagas de engenheiro de segurança do trabalho, por exemplo, vão exigir muitas especializações extracurriculares, e o inglês para engenheiros é uma delas. 

Com a expansão dessa área cada vez mais crescente, o contato com relações internacionais torna-se cada vez mais recorrente, fazendo necessário o conhecimento de línguas estrangeiras, principalmente o inglês, que é praticamente um idioma universal. 

Todos almejam alcançar sucesso profissional, expandir horizontes com relação às oportunidades de negócio e aprendizado. Mas, para chegar lá, muitas vezes, só um diploma não é necessário e é aí que aprender e dominar outra língua se torna importante. 

E, não só com relação a vagas para engenheiro, mas também as vagas de arquiteto, buscaram por profissionais completos, que consigam suprir a demanda do mercado, que hoje em dia é globalizado e não se prende apenas a uma esfera nacional. 

O inglês permite que o profissional reporte os resultados de investimentos estrangeiros com excelência e amplia as possibilidades de conhecimento de novas tecnologias que são desenvolvidas fora do país, podendo até mesmo construir uma carreira internacional.

Lembrando também que a engenharia é uma área de termos técnicos específicos e, como já citamos acima, o inglês é universal então todos esses termos de encontraram neste idioma, ou seja, para total domínio da profissão, é vital que se tenha conhecimento da língua.

Mas você deve estar se questionando: “Como vou aprender inglês para engenheiros depois de mais velho?” Ou até mesmo, “Como vou aprender inglês para engenheiros se estudo/trabalho a maioria do tempo?  

Reunimos algumas dicas para que você possa encontrar soluções para esse problema e se especializar ainda mais.  

Inglês para engenheiros: qual a melhor forma de aprender?

Existe um boato que diz que é mais difícil aprender outro idioma depois de mais velho. Mas, será que isso é verdade?

Bom, o que acontece é que estudos apontam que o cérebro possui determinada plasticidade, o que faz com que conseguimos absorver novas informações.

Quanto mais jovens as pessoas são, mais seus cérebros contam com essa plasticidade e por isso é mais fácil absorver as coisas. Porém, isso não faz com que seja impossível aprender outra língua, em momento algum da vida, nem que seja uma coisa muito complexa. 

A melhor forma de aprender inglês é estudar e praticar. Existem aplicativos que são auxiliares, como o Duolingo, por exemplo, no qual você faz pequenas tarefas de inglês ao longo do dia. Ele inclusive está nas listas de aplicativos de inglês para engenheiros de 2019.

Muitas empresas também oferecem aulas de inglês online, o que facilita o acesso para pessoas que trabalham e estudam o dia inteiro. Essa também é uma forma confortável de aprender outro idioma, e flexível, pois você pode acessar as aulas no seu tempo livre. 

Contudo, existem muitas opções hoje em dia de aprender inglês, o principal é sempre estar motivado a se qualificar e manter-se atualizado para uma boa performance no mercado de trabalho.

Luciana Santana

Trabalha com Marketing e relacionamento na Seleção Engenharia.

Luciana Santana
Author: Luciana Santana

Trabalha com Marketing e relacionamento na Seleção Engenharia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *