Mercado de trabalho engenharia civil 2020: o que esperar?

By | novembro 27, 2019

Está preocupado com o mercado de trabalho para engenharia civil em 2020? Bom, nos da Seleção Engenharia, especialistas no ramo, analisamos o contexto atual de âmbitos que podem influencia a área, tais como tecnologia, economia e até mesmo as inovações em processos de recrutamento e pudemos elaborar algumas previsões que o novo ano guarda.

Fizemos um compilado sobre as principais tendências para o mercado de trabalho na engenharia civil em 2020 e o que você pode esperar, para que possa se preparar profissionalmente para o ano que vem.

Quem quer ter sucesso profissional deve ficar de olho em nossas dicas e tirar o melhor proveito delas. Boa leitura!

Áreas de atuação de atuação da Engenharia Civil

Dentre as engenharias, a Civil é um das que possui mais áreas de atuação, o que continuará sendo ótimo para todos os profissionais.

Engenheiros civis podem atuar nos meios mais tradicionais, como a elaboração de projetos de construção e/ou reforma e calcular dimensões e materiais.

Também podem prestar consultoria para setores públicos, desenhar e criar fluxo de saneamento básico, podendo ainda serem absorvido pelos setores industrial, de produção de energia, mineração, agronegócio, etc.

Além disso, engenheiros civis que se interessarem por lecionar, podem optar por se qualificar com pós-graduações para poderem dar aula em instituições de ensino.

Instabilidade?

O futuro da Engenharia Civil no nosso país enfrenta algumas incertezas no momento, o que tem muito a ver com a crise econômica pela qual o nosso país passa. Mas isso também é válido para várias áreas da engenharia, não só a Civil.

Nas últimas décadas a construção civil passou por um intenso aquecimento e recebeu muito incentivo do governo, muito por causa dos eventos esportivos que o país recebeu, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

No entanto, mesmo a Engenharia Civil sendo uma das bases da estruturação e dos processos de urbanização de uma cidade, envolvendo moradia, transporte e mobilidade, saneamento básico, etc., a demanda pelo trabalho do engenheiro parece ter caído nos último anos em decorrência da crise econômica.

Por outro lado, de acordo com a Confea – Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura, nosso país passa por um déficit de engenheiros civis.

A pesquisa revela que o Brasil está formando menos engenheiro em comparação ao resto do mundo e muitas das pessoas que se formam não estão adequados às novas configurações do mercado de trabalho.

O que por um lado é ótimo para os profissionais que buscam por qualificação e em melhorar suas habilidades, afinal de contas, em tempos de incerteza profissional, a melhor solução é sempre buscar pela inovação e por se destacar no mercado profissional.

Um conselho que você provavelmente deve ouvir sempre por aí. Mas o que exatamente precisa ser feito? É o que você confere no próximo item.

Habilidades que vão fazer a diferença

Além dos conhecimentos técnicos básicos que um engenheiro civil deve ter, aqueles aprendidos na graduação, como saber calcular, projetar e gerenciar obras, em 2020 será necessário contar com várias outras habilidades.

Elas podem ser um pouco menos técnicas e envolver capacidades comportamentais. São importante para que o profissional consiga se destacar não apenas pelo seu currículo, mas também pelo seu potencial humano.

Algumas dessas habilidades podem ser adquiridas com a prática e com a experiência até mesmo em outras áreas ou em projetos voluntários. É o caso dessas duas que iremos citar:

Relacionamento interpessoal

Basicamente, o engenheiro civil deve ser alguém que saiba lidar com pessoas e conviver bem com elas. Uma obra, por exemplo, conta com inúmeros profissionais trabalhando no mesmo local por dias, às vezes até por anos.

O profissional da engenharia civil deve saber trabalhar bem em equipe e contar com muita empatia para lidar com o próximo.

Além disso, é necessário ainda saber se comunicar e se expressar muito bem para poder transmitir mensagens com clareza, tanto oralmente quanto por escrito, e ter a criatividade bem aflorada para resolver situações complicadas.

É bom lembrar que ter esse conhecimento não é importante apenas para quem está buscando pelo primeiro emprego na área ou a recolocação. Mesmo quem está empregado no momento deve ficar de olho nas tendências e inovações para se manter atualizado.

Habilidades gerenciais

Como dissemos mais acima, é extremamente comum que o engenheiro civil tenha que trabalhar em equipe. Quem se destaca pode chegar a assumir cargos mais altos e de liderança, sendo responsáveis por delegar tarefas, motivar os colegas e promover a produtividade.

Além de gerenciar pessoas, é necessário saber gerir os projetos, as finanças e os recursos disponíveis.

Engenharia Civil no exterior pode ser uma opção?

Enquanto no Brasil observamos essa incerteza em relação à área da Engenharia Civil, em alguns países do exterior é possível notar uma necessidade alta de profissionais. EUA, Alemanha, Noruega, China, etc., são exemplos de países que têm uma demanda alta por obras de infraestrutura.

Além disso, diversas multinacionais estrangeiras continuam oferecendo vagas em suas sedes e filiais em outros países. Para quem almeja uma carreira no exterior, além do currículo, deve ainda contar com outros idiomas, especialmente o inglês.

Bem, este foi o nosso post sobre as maiores tendências do mercado de trabalho para Engenharia Civil em 2020. Nossa missão é te ajudar a encontrar um emprego feito para você. Faça o cadastro em nosso site e busque por vagas.

Avatar

Uma Plataforma de Conexão entre Engenheiros e empresas de Engenharia.

Avatar
Author: Seleção Engenharia

Uma Plataforma de Conexão entre Engenheiros e empresas de Engenharia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *