O mercado de trabalho para Engenharia Civil em 2017

By | junho 6, 2017

mercado-de-trabalho-engenharia-2017

O Brasil passa por uma crise, não há como negar isso. Uma pesquisa realizada pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística aponta uma taxa de desemprego de 12,3% no ano de 2016, e as perspectivas dentro do mercado de trabalho para o ano de 2017 permanecem desanimadoras para alguns setores.

Pesquisa aponta crescimento para mercado de trabalho na Engenharia Civil:

Apesar desse quadro, as tendências para a Engenharia Civil são um pouco mais animadoras: de acordo com o IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, os investimentos na indústria da construção têm aumentado bastante desde o final de 2016, em comparação aos anos anteriores.

A FNE – Federação Nacional de Engenheiros também está atenta às novas perspectivas para o mercado da Engenharia Civil, e divulgou recentemente uma entrevista feita com o diretor técnico do Dieese – Departamento Intersindical de Estátistica e Estudos Socioeconômicos, Clemente Lúcio, na qual o especialista confirma que as avaliações para 2017 são bem mais otimistas do que as dos últimos dois anos.

Novas tecnologias impulsionam o mercado da Engenharia:

Além dos novos investimentos por parte de grandes construtoras e da considerável redução da inflação, as novas tecnologias favorecem – e muito – o mercado para os Engenheiros Civis.

Algumas das tecnologias que mais atuam na retomada do crescimento nessa área de atuação são:

#As impressoras 3D

Elas fazem cada vez mais sucesso e são a cara do futuro. Na Engenharia Civil, as impressoras 3D têm ganhado cada vez mais espaço, principalmente após a criação do conceito de Contour Crafting (Construção por Contornos).

Nesse segmento, uma impressora 3D de grandes dimensões é capaz de levantar prédios somente com a programação do Engenheiro e reduzindo a produção de detritos.

#O concreto sustentável

Toda a noção de sustentabilidade é aliada de um Engenheiro Civil antenado nas novas tendências. O conceito de concreto sustentável está sendo cada vez mais difundido e vêm dndo muito certo nos novos projetos.

Produzido a partir de sobras de construções e de resíduos de outros materiais, o concreto sustentável é tão eficaz quanto o convencional, mas com uma significativa redução da poluição e do desperdício.

#Os tijolos ecológicos

Da mesma forma que o concreto sustentável, os tijolos ecológicos são inovadores e econômicos, além de possuírem um assentamento mais prático. Investir nessa nova tendência é o caminho certo para um profissional dinâmico.

Alerta para Engenheiro Civil em busca de recolocação:

Se você é Engenheiro Civil e está buscando uma recolocação no mercado de trabalho, atente-se às novidades tecnológicas que vêm chegando para otimizar a indústria da construção.

Para aproveitar essa nova abertura profissional, lembre-se que, em tempos de crise, a disputa por profissionais é ainda mais acirrada, por isso, para conseguir ser visto e reconhecido, você precisa estar sempre atualizado e disposto a trazer verdadeiras inovações para a área.

Escrito por: Andressa M. Amâncio