O mercado de trabalho para Engenheiro Civil em tempos de crise

By | abril 6, 2016

engenheiro civil

Engenharia é a capacidade de aplicar os conhecimentos científicos de forma prática a fim de produzir novas utilidades. Para obter tais resultados, o engenheiro estuda o problema, planeja uma solução, verifica a viabilidade econômica e técnica e por fim coordena o desenvolvimento ou produção.

A Engenharia tem uma forte relação com as Ciências Exatas. No entanto, ao contrário do que muita gente pensa, nem toda Engenharia está relacionada apenas com matemática e objetos concretos. Hoje em dia temos a Engenharia Genética, por exemplo, que está relacionada à Biologia.

Mercado de Trabalho:

A construção civil é tão sensível às oscilações da economia que é usada como indicador de crescimento ou retração. As dificuldades econômicas enfrentadas pelo país neste ano, portanto, têm efeitos negativos no setor, afetando a empregabilidade do engenheiro civil. “Certos segmentos, no entanto, são vitais para a economia e não podem ficar estagnados”, diz Leila Miranda, diretora da Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. “O saneamento é uma das áreas cuja necessidade de investimento é evidente. Para superar a crise de abastecimento de água precisam ser realizadas obras de grande porte, que demandam profissionais da engenharia civil.” A geração de energia, também fundamental para o país, exige obras civis e, consequentemente, engenheiros civis. A Região Sudeste continua sendo o principal mercado.

Uma Plataforma de Conexão entre Engenheiros e empresas de Engenharia.