O que a Engenharia pode fazer por nós hoje? Qual seu impacto sobre as novas tecnologias?

By | outubro 8, 2018

tecnologia-01

Diante da crescente demanda por vagas nas faculdades de Engenharia, é necessário se questionar sobre duas questões importantes: “O que a engenharia pode fazer por nós hoje” e “Qual seu impacto sobre as novas tecnologias”.

A Engenharia sempre foi vista como sinônimo de desenvolvimento, fazendo dela uma das carreiras mais procuradas por estudantes que estão começando a sua vida acadêmica.

Ela, a engenharia, faz parte daquelas áreas em que sua presença é essencial, consequentemente, a valorização e o crescimento na área aumentam tanto.

Vivendo em países emergentes, caso do Brasil, os profissionais da área são indispensáveis para a ampliação da infraestrutura para a melhoria na qualidade de vida e de serviços prestados à sociedade, e ainda para solucionar problemas de caráter econômico e social.

A quantidade de formações que a área oferece, faz com que esses profissionais sejam supervalorizados. Os engenheiros podem escolher uma área que o atraia mais e ainda, se especializar em outras, são elas:

  • Engenharia civil
  • Engenharia mecânica
  • Engenharia da computação
  • Engenharia de produção
  • Engenharia mecatrônica
  • Engenharia elétrica

E a cada ano, aumenta o número de profissionais, porém, fica a questão: “O que a engenharia pode fazer por nós hoje e qual seu impacto sobre as novas tecnologias”.

Engenharia e Inovação

Atualmente, o cenário da engenharia é o seguinte: muitos dos engenheiros respeitados são fundadores de empresas que vê na tecnologia uma ameaça, não quer dizer que não investem em tecnologia, ao contrário, até o fazem, porém, as inovações não saem do papel porque existe uma grande inabilidade desses engenheiros pensarem fora da caixa.

A velocidade com que a informação chega aos canais de comunicações não permite mais que as pessoas fiquem em sua zona de conforto. Os desafios devem ser encarados.

Os empresários da área, que são mais resistentes às mudanças precisam entender que tecnologia e inovação são duas coisas das quais é impossível fugir, até porque ambas andam de mãos dadas.

É hora de repensar a tecnologia e os profissionais que estão no mercado, pois quem está começando hoje, é o profissional que desenvolve tecnologia para fazer tanto empresa como sociedade a evoluírem, portanto, os novos profissionais devem ser considerados como o verdadeiro agente de mudanças.

Os maiores obstáculos para os profissionais da Engenharia

Acreditamos que os obstáculos que impedem a evolução da profissão, e consequentemente, a qualificação dos profissionais mais jovens são os pontos cruciais para entender essa carreira.

  • Por que existem tantas especializações diferentes na formação desse profissional?
  • Por que o profissional da arquitetura caminha de forma tão distante da sua carreira irmã?

Existem pontos que devem passar por um filtro para que todas as vertentes da Engenharia, da Arquitetura e da Tecnologia funcionem de forma integrada e prontas para atender à sociedade.

Os maiores desafios que os profissionais da Engenharia enfrentam

Vamos tentar elencar as maiores dificuldades de profissional, diante do avanço da tecnologia.

1. A fase de estudos é eterna, não existe espaço para a morosidade e nem para a procrastinação – O mundo caminha de acordo com suas necessidades, portanto, o profissional deve seguir o mesmo caminho.

2.    É melhor ir com calma e ter paciência – para os profissionais mais jovens, o problema é compreender que as coisas na vida real não acontecem com a mesma velocidade do mundo virtual. É necessário tempo para assimilar todas as mudanças e até mesmo essa velocidade da informação.

3.    Seu sucesso profissional como Engenheiro depende de planejamento – por mais rápido e inteligente que o profissional seja tudo depende de pequenos passos para conseguir chegar ao topo.

4.    Você terá que produzir muito, mais do que imagina – Engenheiros são, primeiramente, profissionais que executam ideias para colocá-las em prática. Nem sempre o profissional que dá a ideia é um profissional da Engenharia. Pode ser um físico teórico ou experimental. Portanto, é premente que os profissionais se juntem para que a base do projeto e a sua execução sejam realmente importantes para a sociedade.

Isso tudo não é pouca coisa, pois conciliar a tarefa de juntar o que está defasado à modernidade exige um espírito empreendedor, alguém que esteja disposto a avançar em termos de evolução.

Não é um passo fácil, pois como foi dito anteriormente, os grandes nomes da engenharia são pessoas que não acompanham a evolução tecnológica por limites impostos por eles mesmos.

A mudança e evolução são dois grandes inimigos quando quem está na cadeia de comando, se recusa a acompanhar as mudanças necessárias por medo do novo, consequentemente, da inovação.

É impossível separar o avanço da tecnologia das necessidades sociais

Para quem é da velha guarda da engenharia, o que podemos dizer, não é algo ofensivo, é apenas um reflexo das necessidades atuais do mercado, da sociedade e da evolução para que as pessoas possam crescer e acreditar que mudanças são necessárias e positivas.

Qual é o impacto da engenharia sobre as novas tecnologias?

Tecnologia é um produto da ciência e da engenharia, a ciência aqui quer dizer que cabe aos profissionais se alinharem para o trabalho em equipe na melhoria de tudo aquilo que é pensado em termos de evolução e envolvendo ferramentas de trabalho (software), métodos e técnica s visando sempre a resolução de problemas, ou seja, é uma aplicação prática do conhecimento científico em diversas áreas de pesquisa.

Um bom Engenheiro, principalmente o Engenheiro da computação é aquele que vê o problema e busca solução para ele. Todo o período em que aconteceram as grandes mudanças tecnológicas existia a presença e o trabalho de um engenheiro.

Portanto, é nesse sentido que a engenharia impacta a tecnologia, porque aqui ele é o próprio agente de grandes mudanças, essa frase já foi citada quando falávamos sobre os novos profissionais que estão começando a trabalhar na área depois de formado.

O maior impacto da engenharia sobre as novas tecnologias é o baixo número de profissionais que se forma a cada ano. Eles são poucos e ainda se dividem entre várias áreas.

Se não existir o Engenheiro, o computador é uma máquina totalmente sem sentido. Tudo o que usamos para trabalhar, nos informar, encontrar curiosidades e saber tudo o que acontece no mundo, depende da existência desse profissional.

As pessoas que se beneficiam de seus serviços, e a baixa visibilidade de seu trabalho acabam desestimulando os jovens no momento da escolha da carreira de engenharia.

Para confirmar a realidade atual do impacto da engenharia trouxemos um pequeno texto que já fala da engenharia ao ser criado o primeiro computador:

Charles Babbage, considerado o pai do computador atual, construiu em 1830 o primeiro computador do mundo, cem anos antes de se tornar realidade. O projeto de Babbage apresentava desvantagens; uma delas era o fato de que o seu computador deveria ser mecânico, e a outra era a precariedade da engenharia da época. Apesar dos problemas, Charles Babbage construiu um aparelho que impressionou o governo inglês”.

Conclusão

Estamos trabalhando e escrevendo sobre necessidades reais de uma sociedade que há muito tempo tem feito as coisas ao contrário ou de forma errada.

Ideias e prognósticos são lindos no papel, as ideias fluem e você fala ou escreve. Mas a necessidade de profissionais que consigam executar ideias e prognósticos devem ser buscadas no elemento correto.

Nos dias atuais, para a maioria dos itens que possuímos, a sua existência só foi possível através de um engenheiro para executá-la. Portanto, o impacto maior da engenharia está na falta desses profissionais. Aqueles que transformam ideias em algo possível de existir.

Quer saber quais as empresas estão contratando Engenheiros no momento. Então conheça nossa Plataforma de Conexão e encontre vagas de emprego com o seu perfil em sua cidade. Para ver as vagas em destaque, Clique Aqui.

Vagas em destaque:

Vagas Engenheiro Civil | Vagas Engenheiro Mecânico | Vagas Engenheiro Eletricista | Vagas Engenheiro de Segurança | Vagas Arquiteto | Vagas Engenheiro de Produção | Vagas Engenheiro Ambiental | Vagas Engenheiro de Automação | Vagas Engenheiro Eletrônico | Vagas Engenheiro Químico

Uma Plataforma de Conexão entre Engenheiros e empresas de Engenharia.