Onde estão as Melhores Empresas de Engenharia Civil do País?

By | fevereiro 2, 2018

escritorio de engenharia civil

Amigos, esta é uma pergunta capciosa. Afinal, o que é melhor? É a mesma coisa que maior? Que mais emprega? Que paga melhor?

Para o ex funcionário de uma multinacional gigantesca, ou de uma empresa de médio porte e outra, ainda menor, ambos diriam com tranquilidade: “melhor” é muito relativo.

Isso, porque estou pressupondo que, se está lendo este texto, você deve ser um engenheiro ou um estudante procurando seu lugar ao sol.

Mas, ainda que seja apenas um curioso, a lógica continua a mesma, as maiores empresas tendem a pagar melhor e também, a empregar mais.

As menores, tendem a oferecer ambientes de trabalho menos estressantes e uma relação mais próxima entre empregador e empregado, o que pode significar boas oportunidades.

Mas, isso não é uma regra rígida, apenas uma tendência, que pode ou não se confirmar na prática.

E entre ambas, ainda existem as estatais, que pagam pela média, mas, oferecem estabilidade, o que não é pouca coisa.

E isso significa que, para todos os efeitos, as “melhores” empresas não podem ser listadas pelo fator satisfação pessoal.

Sendo assim, vamos entender salário, estabilidade e tamanho como os fatores determinantes para esta lista.

A Geografia das Melhores Empresas de Engenharia Civil

Para quem está procurando uma vaga nas maiores empresas de Engenharia, uma boa notícia é que a maioria delas tem escritórios em quase todo o país.

É verdade que as sedes das grandes construtoras estão concentradas em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro (nesta ordem), mas, apenas as sedes.

E há algumas exceções notáveis como a Triunfo, maior construtora do Paraná e única fora dos estados citados a aparecer entre as vinte maiores do país em 2017.

Se esticarmos a lista para as cinquenta maiores, aparecem empresas de Pernambuco, Ceará, Santa Catarina, Bahia, Rio Grande do Sul e do Norte.

Ou seja, embora existam mais oportunidades no sudeste, de forma geral, a distribuição das empresas e principalmente, das obras, é suficiente para equalizar o mercado.

Mas, Quais São as Melhores Empresas de Engenharia Civil do País?

Em termos de contratação direta de engenheiros, civis e de outras áreas, não há concorrência para duas gigantes nacionais:

  • Queiroz Galvão (RJ)
  • Camargo Corrêa (SP)

Ambas empregam mais de 700 profissionais de diversas áreas técnicas e isso, contando somente a contratação direta.

Ou seja, ainda deveriam entrar na conta todos os prestadores de serviços e escritórios menores, subcontratados em regime mais ou menos permanente.

A lista de empresas continua, em ordem decrescente, com:

  • Direcional (MG)
  • HTB (SP)
  • Marquise (CE)
  • Cury (SP)
  • Grupo Pacaembu (SP)
  • Rio Verde (SP)

Todas estas, com mais de 300 profissionais graduados em diversas especialidades em seu staff principal.

Mas, estas são apenas algumas empresas e você pode estar estranhando a ausência de gigantes como a Odebrecht, por exemplo; e isso merece uma explicação a parte.

O Significado da Crise Política para a Engenharia Civil

Até 2015, a Odebrecht empregava mais de 12 mil profissionais graduados em diversas áreas, mas, nos últimos dois anos, sequer aparece no levantamento.

E ela não é a única grande empresa de engenharia a diminuir na lista, como resultado direto da crise política brasileira.

O que pode significar uma de duas alternativas: elas se reerguerão nos próximos anos e contratarão milhares de pessoas ou, outras empresas farão isso em seu lugar.

Seja qual for a saída, o certo é que crises passam e em um setor básico, relacionado a infraestrutura do país, isso não deve demorar muito a acontecer.

Pela mesma lógica, não podemos deixar de citar a Petrobrás e as estatais de forma geral.

Não devemos nos deixar levar apenas pelo sensacionalismo jornalístico, principalmente, porque pessoas são diferentes de empresas, sejam públicas ou privadas.

As pessoas passam, assim como as crises; já as grandes empresas ficam e no caso das estatais, isso é duplamente verdadeiro.

Quer saber quais as empresas que estão contratando Engenheiros no momento. Então conheça nossa Plataforma de Conexão e encontre vagas de emprego com o seu perfil em sua cidade. Para ver as vagas em destaque, Clique Aqui.

Avatar

Uma Plataforma de Conexão entre Engenheiros e empresas de Engenharia.