Onde estão as melhores oportunidades de emprego para Engenheiros

By | novembro 29, 2017

EMPREGO-ENGENHEIRO

Para muitos profissionais, não apenas engenheiros, a melhor oportunidade de emprego é aquela que aparece. Ou seja, aquela que se consegue, independentemente dos sonhos e aspirações individuais. Mas, tanto para quem está começando, quanto para os mais experientes, não precisa ser assim.

Cada ramo da engenharia tem suas particularidades e níveis de concorrência, entretanto, em todos eles, encontrar as melhores oportunidades pode ser apenas uma questão de ajustar a perspectiva. Para entender isso em profundidade, é preciso começar por uma reformulação geral em nossa maneira de pensar o mercado de trabalho.

oportunidades-engenhariaAspirações Pessoais e Necessidades Imediatas:

Pode parecer óbvio, mas a primeira grande pergunta a se fazer é: O que é uma boa oportunidade? É um bom salário? É horário flexível? É desafio profissional? A maioria das pessoas, quer e precisa ganhar bem.

 

Por outro lado, considerando o tempo investido em aprendizado para a formação em qualquer engenharia (sem contar que é um processo contínuo), alguns profissionais podem querer mais.

Neste sentido, alguns pontos surgem como os mais importantes:

  • Questões pessoais e desapego: em quase todas as engenharias, há diversas oportunidades espalhadas pelo mundo. O grande problema, é decidir se pessoalmente, uma mudança de local pode ou não ser considerada.
  • Visão de longo prazo: o fato de aceitar um emprego qualquer, por necessidade, não deve ser impeditivo para que se continue buscando algo melhor, sem no entanto, cair na tentação das trocas constantes por pequenas diferenças. É preciso ter um plano de carreira.
  • Entendimento da palavra “emprego”: nós fomos criados para acreditar em carteira assinada, décimo terceiro, férias e aposentadoria. Mas, o mundo atual oferece opções a esta visão tradicional. A questão é se isso se enquadra nas expectativas pessoais, ou não.

Resumindo, de forma geral, as melhores oportunidades são aquelas para as quais, temos um perfil adequado e infelizmente, podem não estar na cidade, ou país, que queremos. Vamos pensar sobre isso em três escalas diferentes.

profissionais-mais-procurados-pelas-empresasBrasil: a terra dos concursos e dos rincões interiorano:

Neste país, temos a tendência de enxergar as grandes indústrias e estatais, como as melhores fontes de oportunidades de trabalho. Embora isso possa ser verdadeiro em algumas áreas, como a petrolífera, cujo monopólio estatal diminui as opções, em geral, o mercado brasileiro está repleto de iniciativas empreendedoras.

A primeira tarefa de um engenheiro em busca de oportunidades, é estudar a concorrência de sua própria área, em regiões diferentes. Principalmente o norte, nordeste e centro-oeste.

Um desenvolvimento recente, por exemplo, são as chamadas startups, empresas de tecnologia com potencial de crescimento rápido, sempre procurando por mentes criativas. O grande diferencial deste mercado, para quem procura por desafios, além da possibilidade de crescimento, é ser baseado essencialmente no meio digital. Isso significa que quase qualquer cidade interiorana, pode competir globalmente, dependendo da qualidade do seu ecossistema.

Mundo: as portas estão se abrindo, mesmo que pareça o contrário.

oportunidades-engenharia-02

Assim como as melhores oportunidades para uma pessoa específica, podem não estar na sua cidade, os melhores  candidatos para uma determinada empresa, estão entre sete bilhões de pessoas. As melhores empresas sabem disso e ainda que existam diversos problemas práticos envolvidos, como vistos de trabalho, o capitalismo tende a criar formas de contorná-los.

Um bom exercício, neste sentido, é acessar a página de ofertas de trabalho pelo mundo do Google. Apenas para ter ideia das possibilidades. É claro que engenheiros não são os únicos profissionais procurados e também, em algumas áreas, a concorrência é gigantesca.

Mas, tudo se resume a descobrir até onde vai o espírito de aventura individual. Como, por exemplo, estar disposto a assumir uma vaga em certos países da África, Ásia e América Latina.

conecitvidadePara Encerrar, a Internet.

A maioria das pessoas tende a não pensar em homeoffice como uma alternativa realista. Talvez, por não saber que isso ganha cada vez mais espaço. O essencial é não se prender as alternativas padrão, a menos que seja uma pessoa tradicional, querendo apenas um emprego na sua cidade natal. E não há nada de errado com esta percepção, além do fato de que as melhores oportunidades não respeitam tradições e padrões.

Quer saber quais as empresas que estão contratando Engenheiros hoje? Então conheça nossa Plataforma de Conexão e encontre oportunidades de emprego com o seu perfil. Para ver as vagas em destaque, Clique Aqui.