Oportunidades de emprego na área de Engenharia Civil: use-as a seu favor

By | abril 2, 2020

Se você é graduado ou está terminando o curso de Engenharia Civil, deve estar se perguntando como entrar para o mercado de trabalho na atual conjuntura política, não é mesmo? 

É um caminho tortuoso saber usar as oportunidades à nosso favor, principalmente depois da formatura, quando se torna imperativa a primeira experiência sólida na área.

A verdade é que as vagas para Engenharia Civil estão cada vez mais escassas e é importante se destacar já na época do estágio.

Mas você sabe como aproveitar ao máximo o seu estágio? O primeiro emprego é uma ansiedade para o futuro? A Engenharia Civil é uma carreira promissora atualmente?

Neste texto iremos tocar no X da questão!

Continue a leitura!

Principais áreas na Engenharia Civil

Para os leigos, a impressão que fica é que a Engenharia Civil abrange apenas as grandes construções, tipo projetos de casas e edifícios.  Ledo engano!

O Engenheiro Civil é responsável não só pelo projeto, mas pelo gerenciamento e execução de grandes obras, como casas, prédios, pontes, viadutos, estradas e barragens.

É com ele o acompanhamento de todas as etapas de uma construção ou uma reforma, desde os trâmites iniciais de análise do solo e do estudo da insolação, até a fase de ocupação do edifício. 

Vê-se que o mercado de trabalho de um Engenheiro Civil é bem amplo e comporta outras engenharias e até outras áreas, tornando-o bastante diversificado.

Dentre as principais áreas de atuação da Engenharia Civil, destacam-se:

  • Construção civil
  • Estruturas e fundações
  • Geotecnia
  • Hidráulica
  • Infraestrutura e transporte 
  • Saneamento

Não nos deteremos nesse texto em apresentar as nuances de cada área. Para isso há outro conteúdo no blog que esclarece todas as dúvidas!

Aqui iremos focar em dar dicas sobre como aproveitar ao máximo estágios e oportunidades de vagas em Engenharia Civil!

Primeiro estágio: e agora?

Tudo que você adquire durante a faculdade é extremamente relevante. 

Em um curso concorrido, como Engenharia Civil, uma experiência diferenciada pode te destacar dos demais formandos no mercado de trabalho e mudar o rumo da sua carreira. 

A ansiedade de já se instalar no mercado formal pode ser muito atordoante, no início, mas é nesse momento que se faz indispensável encontrar a melhor oportunidade de estágio e também aprender a aproveitá-la ao máximo quando contratado!

Para começar…

 

  • Selecione objetivos profissionais

Antes de começar efetivamente a fazer uma pesquisa criteriosa de vagas, você precisa traçar seu objetivo profissional. 

Posto que o Engenheiro Civil tem uma gama variada de opções…Qual se encaixa mais com o seu perfil? Quais das suas habilidades são mais realçadas? Construção, reforma ou instalação? Pavimentos ou moradias? 

Considere a sua expertise, mas também o tipo de vaga para Engenharia que mais te interessa!

 

  • Pesquise sempre

Encontro seu trampo dos sonhos? Agora é hora de pesquisar as vagas mais adequadas! 

Crie um currículo honesto e organizado e cadastre-se em plataformas informativas, como o LinkedIn

Para estar mais engajado na área de seu interesse, há sites focados apenas em vagas para Engenharia Civil em várias localidades de MG, como é o caso da Seleção Engenharia.

Esse tipo de ambiente virtual já poupa tempo e fôlego do candidato, pois direciona-o para as vagas de mais sucesso de modo simples e ágil.

 

  • Destaque-se

Ao ser contratado, demonstre sempre interesse nos valores da empresa.  Estagiários que são sedentos  por aprender são o mais cotados para efetivação. 

Fique por dentro dos processos internos, respeite hierarquias e se mostre ávido por contribuir com resultados.

Um bom Engenheiro Civil demonstra comprometimento, acima de tudo, pois entende a responsabilidade de seu trabalho, certo?

 

  • Aposte no Networking

Contatos são vitais em qualquer área. Alimente sempre a sua rede!

Em uma empresa de Engenharia Civil você certamente estará próximo de muitos profissionais diferentes, que além de contribuir para o seu aprendizado, podem se tornar excelentes oportunidades no mercado de trabalho futuro.

Além disso, agir com profissionalismo e dedicação também são dicas valiosas!

 

  • Aproveite os feedbacks 

Tanto as críticas positivas quanto as negativas são igualmente construtivas quando se trata de Engenharia Civil. Saiba recebê-las bem em seu ambiente de trabalho e procure melhorar os pontos em que deixou a desejar.

Não se esqueça que o estágio é um complemento de sua formação universitária e você está ali exatamente para extrair as melhores experiências.

 

A oportunidade dos sonhos na Engenharia Civil

A crise econômica no Brasil deixou muitas pessoas desempregadas nos últimos anos e a área de Engenharia Civil também sofreu esse baque.

Oportunidades de emprego para Engenheiros Civis demandam cada vez mais destaque do candidato, pois a busca por profissionais capacitados se faz muito presente.

A despeito disso, você não deve desanimar! Use o tempo livre para atualizar-se!

Hoje em dia a internet propicia uma diversidade de cursos e especializações online, que agrega muito no currículo. 

Acesse o blog da Seleção Engenharia e conheça dicas sobre processos seletivos, bolsas de estudos, curiosidades na área, etc.

E aí? Este post te deu o gás necessário para conseguir o emprego dos sonhos e se tornar um Engenheiro Civil de sucesso? Esperamos que sim!

Faça o cadastro em nosso site e acesse as melhores vagas para você!

Até mais!

Avatar

Uma Plataforma de Conexão entre Engenheiros e empresas de Engenharia.

Avatar
Author: Seleção Engenharia

Uma Plataforma de Conexão entre Engenheiros e empresas de Engenharia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *