Os desafios na carreira de um Engenheiro civil

By | abril 14, 2016

Engenheiro civil

A profissão de Engenheiro Civil é regulamentada no Brasil. Para exercê-la, é obrigatório ter um diploma superior em curso reconhecido pelo MEC ser registrado no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA).  Essa é uma carreira que está em alta, uma vez que o mercado de construção civil está em constante desenvolvimento.

O profissional em Engenharia Civil é capaz de projetar, gerenciar e executar obras e construções. Além disso, ele atua na análise de insolação, no melhor aproveitamento da ventilação local e na definição do melhor tipo de solo para as construções. Os projetos e definições do engenheiro civil visam à estabilidade da edificação e segurança de seus usuários.

Além de atuar no desenvolvimento de projetos estruturais e na criação de edificações, o profissional de Engenharia Civil pode trabalhar em outros setores como, por exemplo, o de inspeção, fiscalização, perícia, saneamento e transporte.

Perfil do profissional de Engenharia Civil:

Quem opta por seguir carreira na área de Engenharia Civil deve gostar de trabalhar com números, uma vez que sua atividade profissional envolve muitos cálculos. É importante que este profissional seja muito organizado e meticuloso em seus projetos. Outra característica importante para que um engenheiro civil tenha sucesso em sua profissão, é acompanhar as tendências do setor e estar atento às novas tecnologias voltadas à construção civil.

Mercado de trabalho para quem faz Engenharia Civil:

O mercado de trabalho para um engenheiro civil é bastante amplo. Isto porque este profissional é capaz de atuar em diferentes setores, como por exemplo:

  • Construção Civil e Urbana
  • Rodovias e Transportes
  • Saneamento
  • Estruturas e Fundações
  • Solo e Geotécnica

O engenheiro civil encontra oportunidades de emprego em empresas privadas e órgãos públicos. Pode ainda atuar como autônomo, montar seu próprio negócio ou seguir a carreira acadêmica e ministrar aula para cursos técnicos e faculdades.

Sobre o curso de Engenharia Civil:

O curso superior em Engenharia Civil é do tipo bacharelado e tem duração média de 5 anos. A estrutura curricular do curso conta com disciplinas generalistas nas áreas de Física, Matemática e Química. As disciplinas específicas da prática profissional de um engenheiro civil apresentam conceitos sobre:

  • Estática das Estruturas
  • Desenho Técnico
  • Eletricidade
  • Estruturas de Concreto, Madeira e Aço
  • Hidráulica
  • Mecânica dos Solos
  • Resistência dos Materiais

Ao final do curso, o aluno precisa realizar um estágio supervisionado na área.

Onde cursar Engenharia Civil:

Confira algumas das principais faculdades reconhecidas pelo MEC que oferecem o curso de graduação em Engenharia Civil:

Universidades Privadas:

Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
Universidade Estácio de Sá (UNESA)
Centro universitário Anhanguera (Anhanguera)
Universidade Paulista (UNIP)

Universidades Públicas:

Universidade de Brasília (UNB)
Universidade de São Paulo (USP)
Universidade Federal do Pará (UFPA)
Universidade tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Avatar

Uma Plataforma de Conexão entre Engenheiros e empresas de Engenharia.