Principais Soft Skills Para Profissionais de Engenharia

By | fevereiro 18, 2021

Devido à alta competitividade, à dinamicidade e às exigências/necessidades do setor de engenharia, hoje tornar-se um profissional completo e que possui as soft skills necessárias é fundamental para não perder espaço no mercado de trabalho.

Isso porque, ter uma graduação ou até mesmo uma pós-graduação não é mais sinônimo de garantia de emprego e de estabilidade para o resto da vida.

É claro que o conhecimento técnico – chamado também de hard skill – é importante e necessário para profissionais qualificados.

Porém, não basta apenas investir nisso. É preciso também dar atenção e desenvolver as soft skills, isto é, as habilidades comportamentais – competências subjetivas que são expandidas ao longo da vida e que, normalmente, são mais difíceis de definir/mensurar.

Por isso, no artigo de hoje, nós iremos apresentar para você as principais soft skills que profissionais de engenharia precisam ter.

Dessa forma, você saberá quais habilidades precisa desenvolver daqui em diante, de modo a se tornar um profissional completo e requisitado pelo mercado!

Comunicação eficiente

Vamos supor que você trabalhe como perito assistente de engenharia. E para isso, você precisa saber se comunicar muito bem.

Pois então, em qualquer área da engenharia, ter uma comunicação eficiente é essencial.

Isso porque, você precisa falar, escrever e se expressar de uma maneira que as pessoas entendam.

De pouco adianta você ter um grande conhecimento sobre o setor que atua, se você não sabe se comunicar, se as pessoas não conseguem compreender você.

Portanto, trabalhe muito bem essa soft skill. Inclusive, levando em consideração a parte mais técnica de engenharia, afinal, você precisa saber como transmitir este conhecimento mais especializado, de modo que outras pessoas consigam entender.

Além disso, sempre que possível pratique a sua oratória e peça feedbacks de amigos e outros profissionais, pois assim você poderá ir trabalhando e melhorando a sua forma de se comunicar.

E lembre-se: clareza e objetividade são dois aspectos fundamentais quando o assunto é comunicação, ou seja, nada de enrolar ou de querer falar difícil, ok?

Habilidades de negociação

Não só para a carreira na engenharia, mas para a vida pessoal também, ter habilidades de negociação é uma das grandes soft skills que fazem as pessoas se destacarem.

Isso porque, em diversas situações profissionais e pessoais é preciso negociar, convencer e fechar um acordo. Pode ser com clientes, fornecedores, parceiros, colegas de trabalho, etc.

Portanto, saber fazer isso, avaliando cenários, contextos e fazendo concessões, quando necessário, é uma outra importante soft skill que precisa ser desenvolvida por você.

Capacidade de liderança

Sabe aquela história de “com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”. Pois então, se você quer crescer na carreira e ter destaque no setor que atua, você precisa trabalhar muito bem a sua capacidade de liderança.

Isso porque, você precisará gerenciar equipes, delegar tarefas, resolver problemas, coordenar projetos e muito mais.

Ou seja, você precisa ter essa capacidade e responsabilidade para conseguir liderar da melhor maneira possível.

E lembre-se: a liderança é algo que vai muito além de ser chefe, é a habilidade de inspirar e motivar pessoas.

Trabalho em equipe

Soft Skills Para Profissionais de Engenharia, engenheiros olhando projeto

Ninguém cresce na engenharia e em qualquer outra carreira sozinho. Empresas, escritórios e outros ambientes de trabalho são compostos por equipes, por pessoas.

Por isso, saber trabalhar em equipe, estimular as habilidades e competências coletivas, e partilhar responsabilidades entre pessoas é essencial para obter melhores resultados e um aproveitamento mais eficiente nas atividades realizadas.

Ter este espírito de integração e colaboração é fundamental.

Sendo assim, saiba organizar equipes, se relacionar, se comunicar e interagir com outras pessoas, mesmo que elas tenham características e personalidades diferentes, pois isso com certeza contribuirá para você se desenvolver como profissional de engenharia.

Inteligência emocional

Um bom profissional de engenharia precisa ter domínio em relação às suas emoções, principalmente em situações de estresse e pressão.

Portanto, você precisa saber quando é hora de manter a calma, quando é hora de ser mais enérgico e assim por diante. 

Se você tem pavio curto, se estressa de maneira recorrente, se ofende com facilidade e não sabe ouvir/prestar atenção nas outras pessoas, você precisa urgentemente trabalhar essa soft skill.

Pensamento crítico e criativo

Como você encara e lida com problemas/situações adversas? Às vezes, estatísticas, números e dados não são o suficiente ou até mesmo necessários para uma resolução ou tomada de decisão.

Por isso, ter um pensamento criativo e utilizá-lo para encontrar diferentes saídas quando se tem um problema é essencial.

Pense “fora da caixa”, avalie os cenários, diferentes soluções. Não pare na primeira que vier a sua cabeça.

Além disso, reflita sempre sobre as ações e sobre os possíveis impactos que elas terão.

Busca constante por capacitação (Lifelong Learning)

Além das soft skills apresentadas ao longo deste artigo, outra habilidade de suma importância que você precisa desenvolver é o Lifelong Learning, isto é, a busca por aprendizado constante.

Isso porque, o mercado de engenharia é bastante exigente e concorrido, e se você não se capacitar, não se qualificar, acabará ficando para trás.

Portanto, mesmo após formado (a), não deixe de estudar e de aprender. 

Hoje, graças à internet, você pode aprender sobre qualquer coisa, inclusive sobre as soft skills que abordamos neste artigo.

Então, inclua em sua rotina os estudos. Faça cursos online, assista webinars, participe de feiras, eventos, etc., leia e-books, livros e o que mais for possível para lhe gerar conhecimento.

Não fique parado no tempo. Não se acomode. Esteja em constante busca por aprendizado, desenvolva as soft skills que falamos e, pode ter certeza, que sempre haverá espaço no mercado para você.

Mantenha-se sempre atualizado (a) e atento (a) às exigências do mercado de trabalho.

Uma Plataforma de Conexão entre Engenheiros e empresas de Engenharia.

Author: Seleção Engenharia

Uma Plataforma de Conexão entre Engenheiros e empresas de Engenharia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *