Quais áreas de Engenharia mais promissoras no futuro

By | outubro 9, 2017

engenheiros-trabalhando

A necessidade cada vez maior de aproveitar com sabedoria os recursos naturais, bem como oferecer propostas auto sustentáveis e viáveis a longo prazo, colocam as engenharias no topo de profissões para o futuro.

Porque isso?

Os grandes avanços nas áreas da medicina, setores ambientais, agrícola, ramo da energia e da construção civil, caracterizam os próximos anos.

E é exatamente nessas áreas que o profissional das engenharias desempenhará o seu papel.

Perspectivas de futuro para as áreas da Engenharia

Quando comparado a países desenvolvidos, o Brasil apresenta uma pequena parcela de engenheiros diplomados.

Segundo dados do Instituto de Pesquisa e Economia Aplicada (IPEA), as áreas da engenharia têm um dos melhores custo-benefício entre inúmeras outras carreiras no Brasil. Ela ocupa a quarta posição entre os campos profissionais mais promissores.

Ao analisar o rendimento econômico da categoria, tendo como base uma carga de trabalho de 40 horas semanais em média, profissionais engenheiros possuem um salário mensal acima de 4 mil reais.

Outro ponto que torna promissor o futuro das engenharias, é que segundo o IPEA, quase 90% dos profissionais dessa área estão empregados.

Com o ritmo de crescimento econômico do país e a demanda por profissionais, a pesquisa aponta ainda que até o ano de 2020, o país irá necessitar de 600 mil a 1,15 milhões de profissionais de engenharia para suprir a demanda.

Os melhores ramos da engenharia para trabalhar no futuro

Alguns ramos da engenharia irão se destacar pela necessidade de mão-de-obra e ampla demanda de mercado. São eles:

  • Engenharia ambiental;
  • Engenharia civil;
  • Engenharia de energia;
  • Engenharia hospitalar.

Quais as motivações que destacam essas áreas da engenharia como promissoras?

Engenheiros do futuroA sustentabilidade e os cuidados com o meio ambiente são hoje conceitos primordiais para a economia global, no futuro, assumem significância ainda maior, e é por isso que a Engenharia Ambiental é, e será uma área muito promissora.

Grandes investimentos futuros na economia também necessitarão de infraestrutura compatível, sendo que a construção de novos aeroportos, mais estradas, indústria e empreendimentos de grande porte, será essencial. O que resultará no aumento de oportunidades para a Engenharia Civil.

No caso da Engenharia hospitalar, a perspectiva do aumento de novas tecnologias como as atuais, presentes nos aparelhos de imagenologia, perfusão extracorpórea e até mesmo na bioinformática, possibilitarão bons salários e mais trabalho para quem desejar seguir na carreira.

Avatar

Uma Plataforma de Conexão entre Engenheiros e empresas de Engenharia.