Quais as oportunidades de trabalho para engenheiro de produção no Brasil

By | março 11, 2019

A profissão de engenheiro de produção faz parte do setor de produção. Na cadeia que leva do projeto de um produto a sua saída da fábrica como uma mercadoria, o engenheiro de produção intervém no nível da produção.

Ele é responsável pela supervisão da produção, garantindo que quantidades, prazos e qualidade sejam respeitados. Sua missão é organizar o processo de produção, de acordo com as orientações da estratégia da empresa.

Para realizá-lo, ele é responsável por estabelecer os processos de fabricação, cuidando do gerenciamento das matérias-primas e organizando o trabalho das equipes encarregadas da produção.

Desta forma, ele garante o acompanhamento regular das etapas da fabricação pelo papel de supervisão que ele assume, com os diversos funcionários de toda a cadeia de produção (trabalhadores, técnicos, gerentes de linha).

Assim sendo, este profissional está particularmente atento a todas as questões relativas à segurança de máquinas e pessoal.

Sua responsabilidade se estende do funcionamento das máquinas, à otimização da fabricação. É uma força de proposta para melhorar os procedimentos e métodos de produção com o objetivo de máxima rentabilidade e qualidade.

De acordo com a Revista Abril, no Brasil, há muitas oportunidades de trabalho para o engenheiro de produção, principalmente em setores industriais.

Qualidades e habilidades necessárias

É uma profissão com muita oportunidade. Mas para fazer parte deste mercado, será preciso desenvolver algumas qualidades e habilidades necessárias para ser contratado como engenheiro de produção, como por exemplo:

  • O engenheiro de produção é versátil porque domina as habilidades técnicas e gerenciais.
  • Rigoroso e metódico, ele possui qualidades organizacionais e relacionais que lhe permitem gerenciar o trabalho das equipes e as relações com os contatos internos e externos à empresa.
  • Ele é dinâmico e receptivo a situações imprevistas.
  • Ele sabe trabalhar em equipe e ser pedagogo para o treinamento da equipe pela qual é responsável.

Desta forma, o engenheiro de produção está de olho em todo o processo de fabricação: logística, abastecimento, assistência técnica, etc. Suas três batalhas permanentes são: custos, prazos e qualidade. Ele usa ao mesmo tempo um boné de técnico e gerente.

Oportunidades para Engenheiros de Produção em Pequenas e Médias empresas.

O Engenheiro de Produção pode trabalhar para pequenas e medias empresas, um grande grupo industrial, fábrica ou laboratório. O que explica a diversidade de suas missões. Em uma pequena empresa, ele é frequentemente responsável por todos os produtos.

Entretanto, em um grande grupo, ele lida com a fabricação de um único produto, um intervalo ou um estágio específico do ciclo de produção.

Além disso, ele está no centro do processo e se comunica com todos os seus parceiros. Muitas vezes, cabe a ele organizar o trabalho, gerenciar os cronogramas e o treinamento, além de responder às solicitações da equipe que ele enquadra.

O engenheiro de produção pode trabalhar com sua unidade de fabricação.

Deve ser capaz de se comunicar efetivamente com todos os serviços relacionados à produção: com os engenheiros dos escritórios de design, que projetam os produtos, os engenheiros de manutenção, que intervêm em caso de problemas, e a direção com a qual participa da definição de política de produção e melhoria de processos.

Esse engenheiro também é um gerente: Ele supervisiona uma equipe de funcionários e técnicos, gerencia um orçamento, programações, treinamento.

Oportunidades como responsável em indústrias

O engenheiro de produção é responsável dentro de uma empresa química ou farmacêutica para organizar, gerenciar e controlar a produção de uma ou mais oficinas.

Ele supervisiona programas de fabricação, agendamento, logística, manutenção, compras e planejamento. Ele é responsável pela produção em escala industrial em termos de quantidade, qualidade e tempo.

Fabricação de produtos

O engenheiro de produção é responsável pela fabricação de produtos desde a compra de matérias-primas até o controle do trabalho realizado.

Sua principal missão é, após ter participado do desenvolvimento do programa de produção de uma ou mais oficinas, garantir a realização deste programa.

Para cumprir esses objetivos de longo prazo e de curto prazo, ele depende de meios computadorizados de gerenciamento de produção assistida por computador.

Vagas para trabalhar com supervisão de produtos

O engenheiro de produção intervém ao longo do processo de fabricação. Garante o respeito aos custos, prazos e padrões de segurança e qualidade. Ele supervisiona as equipes de produção (trabalhadores, técnicos), organiza os cronogramas e distribui o trabalho.

Também é responsável por otimizar, otimizar fluxos e recursos de produção, implementando ferramentas de gerenciamento e indicadores de desempenho. Ele gerencia o orçamento de seu departamento e às vezes o de toda a unidade de produção.

Ele pode participar da melhoria e desenvolvimento de processos de produção.

Também pode contribuir para a implementação de novos produtos ou para a melhoria de um produto existente.

O engenheiro de produção supervisiona os programas de fabricação, agendamento, logística, manutenção, aquisição e planejamento.

Sua principal missão é, após ter participado do desenvolvimento do programa de produção de uma ou mais oficinas, garantir a realização deste programa.

O engenheiro de produção intervém ao longo do processo de fabricação.

Garante o respeito aos custos, prazos e padrões de segurança e qualidade. Ele supervisiona as equipes de produção (trabalhadores, técnicos), organiza os cronogramas e distribui o trabalho.

Além disso, o engenheiro de produção também é responsável por otimizar fluxos e recursos de produção, implementando ferramentas de gerenciamento e indicadores de desempenho. Ele gerencia o orçamento de seu departamento e às vezes o de toda a unidade de produção.

Este engenheiro pode participar ainda, da melhoria e desenvolvimento de processos de produção. E como já foi dito anteriormente, ele pode e deve contribuir para a implementação de novos produtos, ou mesmos, para a melhoria de um produto existente.

Conclusão

Sempre há muitas oportunidades para o Engenheiro de produção trabalhar no Brasil, uma vez que a sua versatilidade, faz com que o mesmo se adeque a vários tipos de indústrias, por exemplos.

Por fim, vale destacar que o engenheiro de produção pode encontrar alguma dificuldade caso decida trabalhar por conta própria, pois, nesse caso, as opções já seriam mais reduzidas.

Quer saber quais empresas estão contratando Engenheiros no momento? Então conheça nossa Plataforma de Conexão e encontre vagas de emprego com o seu perfil em sua cidade. Veja as vagas em destaque, Clique Aqui.

Avatar

Uma Plataforma de Conexão entre Engenheiros e empresas de Engenharia.