Quais as oportunidades de trabalho para Engenheiro Mecânico

By | dezembro 18, 2018

Você sempre gostou de consertar o mundo, descobriu a Engenharia Mecânica, se formou e agora é hora de realmente criar a sua carreira, conquistando o seu primeiro emprego?

Ou depois de alguns anos no mercado, precisa alçar novos vôos?

Não importa. Nesse artigo vamos apresentar um resumo com o cenário atual e as principais oportunidades de trabalho para o Engenheiro Mecânico e te ajudar a encontrar o que precisa para a sua realização profissional.

Aperte os cintos, a sua carreira vai decolar!

Atuação profissional do Engenheiro Mecânico

Definido pelo CREA, as atribuições do Engenheiro Mecânico são  projetar, desenvolver e supervisionar a produção de equipamentos e tecnologias, além de atividades como ensino e pesquisa, relacionadas aos processos mecânicos e termodinâmicos de máquinas, instalações, veículos, sistemas de aquecimento e resfriamento, dentre outros.

A Engenharia Mecânica é uma das carreiras mais versáteis da engenharia, com muitas perspectivas de oportunidades de trabalho, já que máquinas e equipamentos estão, literalmente, em todo lugar, desde a indústria até o agronegócio, passando por plataformas de petróleo, fabricação de aeronaves e desenvolvimento de eletroeletrônicos. Seria impossível elencar nesse artigo todos os postos de trabalho que podem ser ocupados pelo Engenheiro Mecânico.

Mesmo com a recente retração da economia nos últimos anos, a Engenharia Mecânica é uma das áreas que continua tendo uma alta demanda por profissionais.

Em nossa plataforma você encontra uma lista com centenas de oportunidades abertas, nesse exato momento. Pode conferir:  Consulte aqui algumas vagas de emprego para engenheiro mecânico

Salário de um Engenheiro Mecânico

Assim como em todas as áreas, o salário de um profissional vai aumentando com o seu tempo efetivo de atuação no mercado.
O engenheiro mecânico recém-formado, pode iniciar a carreira como Engenheiro Trainee ou Engenheiro Júnior com médias de salários variáveis, de acordo com o setor de atuação.

As perspectivas de ganhos são crescentes, pois além da ampla gama de vagas em que o engenheiro mecânico pode trabalhar, a categoria possui seu salário mínimo profissional estabelecido.

Esse salário atualmente é de 8,5 salários mínimos para jornadas de 8 horas diárias e é um valor estabelecido por lei.

Aqui destacamos um ponto importante: a carga horária estabelecida para engenheiros mecânicos é de 6 horas diárias. O excedentes deve ser pago em horas-extra ou flexibilizados no salário do engenheiro. Na prática, o que acaba acontecendo na maioria das oportunidades de trabalho, é a flexibilização para de 40 horas semanais e o pagamento de horas extras pelas empresas contratantes.

Uma oportunidade para aumentar os ganhos e também acelerar a sua recolocação é aliar tempo de experiência a especializações em áreas em alta, como:  automação, robótica, petróleo e gás, gestão de projetos e comercial. Isso vai elevar ainda mais os salários do engenheiro mecânico, mesmo aqueles com pouco tempo de carreira.

As oportunidades para Engenheiros Mecânicos em 2019

As áreas que historicamente mais empregam engenheiros mecânicos são:

- Indústria de Automóveis (todos os setores da cadeia produtiva)
- Indústria Metalúrgica
- Petróleo e Gás
- Empresas Públicas (empresas como Petrobrás, e também atuando na fiscalização de obras e produção)
- Bancos e mercado financeiro (principalmente para análise de investimentos e financiamentos)

Essas são algumas, mas não todas as oportunidades da carreira.

O Engenheiro mecânico poderá ainda, com a sua experiência, vir a ser o líder de equipes e projetos, consultor, tanto em empresas privadas quanto para empresas públicas e autarquias, ou ainda atuar como empreendedor, abrindo o próprio negócio.

Engenheiros mecânicos podem ainda ser coordenadores, gerentes de projetos, gerentes de contratos, diretores, além de encontrar oportunidades no mundo acadêmico.

O tempo para o engenheiro mecânico chegar ao auge da carreira, varia de 10 a 15 anos de exercício da profissão.

Mobilidade na carreira de engenheiro mecânico

A possibilidade de recolocação no mercado para engenheiros mecânicos, ou a de alcançar um novo patamar em sua carreira após anos na mesma empresa, pode incluir a possibilidade de mudança de cidade, de estado e até mesmo de país.

O emprego que você tanto sonha pode estar te esperando em algum lugar do mundo. Você está preparado para se mudar em busca de realização profissional?

Confiras as cidades que apresentam mais vagas de trabalho para engenheiros mecânicos. Os dados mas recentes (pesquisados em Dezembro 2018), apontam para:

  1. São Paulo
  2. Curitiba, PR
  3. Belo Horizonte, MG
  4. Porto Alegre, RS
  5. Rio de Janeiro, RJ
  6. Campinas, SP

Esse cenário se deve principalmente a incentivos fiscais para a implantação de novas empresas e refletem positivamente na demanda de engenheiros mecânicos.  E não paramos por aí.

Para aqueles que estão dispostos a carimbar o passaporte por uma vida melhor, pesquisamos também os países que mais recebem engenheiros. Sim, a Engenharia brasileira possui excelente nível técnico e nossos profissionais são bem recebidos e até preferidos em alguns países do exterior.

Animado? Prepare seu currículo em inglês e vamos à lista:

  1. Estados Unidos
  2. Portugal
  3. Canadá
  4. Austrália
  5. Alemanha

Cada país tem suas regras para obtenção do visto de trabalho e exigências para validação de diploma. As mais fáceis costumam ser em países em desenvolvimento e em países do MERCOSUL.

Que tal realizar o sonho de morar no exterior, enriquecer o seu currículo, conhecer novas culturas e ainda ser bem remunerado, trabalhando na sua profissão?

Continue lendo para saber mais sobre oportunidades da carreira

Mais algumas oportunidades na carreira de engenheiro mecânico

O fato do engenheiro possuir habilidades como raciocínio lógico, rapidez na solução de problemas, planejamento, liderança e facilidade no aprendizado, dentre outras.

Isso faz com que sejam profissionais cobiçados no mercado e sejam bem recepcionados em diversos ramos.

Engenheiros mecânicos encontram oportunidades em empresas dos mais diversos setores da economia, incluindo cargos de alta gestão, com salários acima de R$ 15.000 reais mensais.

Devido às características de iniciativa e espírito empreendedor, podem ainda encontrar muito sucesso e realização sendo donos do próprio negócio.

Conclusão:

Engenheiro mecânico, se você está em busca de novas oportunidades na Engenharia, saiba que na sua área elas não faltam!

Por estar uma das carreiras com uma maior amplitude de áreas de atuação e ser um dos profissionais mais versáteis do mercado, as oportunidades crescem nos diversos setores, desde a indústria automobilística, robótica, tecnologia e até mesmo no empreendedorismo.

Nem a recente retração da economia foi suficiente para esgotar a oferta de vagas e sim, você pode encontrar um lugar maravilhoso para exercer a sua profissão, dentro e fora do país.

Quer saber quais empresas estão contratando Engenheiros no momento? Então conheça nossa Plataforma de Conexão e encontre vagas de emprego com o seu perfil em sua cidade. Veja as vagas em destaque, Clique Aqui.

Avatar

Uma Plataforma de Conexão entre Engenheiros e empresas de Engenharia.