Quais desafios as novas tecnologias de automação trazem para a Engenharia

By | maio 17, 2017

Cada vez mais os diversos setores da indústria se utilizam de tecnologias de automação para aumentar a produtividade dos seus resultados. Os equipamentos e máquinas são constantemente aprimorados para corresponder às necessidades dos grandes gestores de negócios.

A atualização de técnicas é de tal forma intensa, que algumas áreas da Engenharia já se utilizam, inclusive, da robótica. São inúmeras as notícias de robôs inteligentes e que realizam um trabalho com o dobro ou o triplo de eficácia quando em comparação aos resultados apresentados com o uso dos recursos tradicionais.

Alguns benefícios da automação:

Os ganhos com o uso de tecnologias para a automação dos processos nas mais diversas áreas de atuação são muitos, como, por exemplo:

  • Redução no consumo de combustíveis;
  • Maior precisão da execução dos trabalhos;
  • Otimização do uso de peças;
  • Maior confiabilidade do serviço final devido ao constante mapeamento de falhas.

O desenvolvimento proporcionado pelo uso de recursos tecnológicos e de técnicas digitais na automação dos processos é grande, em todas as áreas de atuação da Engenharia.

No entanto, junto a essas vantagens, a adoção de novas tecnologias traz grandes desafios, relacionados, sobretudo, à capacitação de profissionais aptos para a gestão inteligente desses recursos.

Tecnologia X Formação acadêmica:

Os cursos de Engenharia elétrica, mecânica, de produção, etc, já possuem em sua grade disciplinas destinadas à apropriação de conhecimento em relação a essa questão, no entanto, ainda há um certo desequilíbrio entre a profundidade desses tópicos em sala de aula e as possíveis lacunas deixadas na formação do engenheiro.

Além disso, as tecnologias de automação modernas se renovam a cada dia. Novas técnicas e máquinas surgem a cada dia, o que traz uma necessidade inerente aos profissionais de se manterem sempre atualizados.

Desafios e serem superados:

Outro grande desafio em relação às novas tecnologias de automação está no investimento alto que é necessário, tanto para a aquisição dessas tecnologias quanto para a manutenção regular.

Como esses recursos estão em alta e seus benefícios para o serviço final vêm sendo afirmados com frequência, os valores e custos para a compra de máquinas, instrumentos ou para a adoção de novas técnicas acabam sendo bastante altos.

Escrito por: Andressa M. Amâncio