Cada vez mais os diversos setores da indústria se utilizam de tecnologias de automação para aumentar a produtividade dos seus resultados. Os equipamentos como o Mectron e máquinas são constantemente aprimorados para corresponder às necessidades dos grandes gestores de negócios.
A atualização de técnicas é de tal forma intensa, que algumas áreas da Engenharia já se utilizam, inclusive, da robótica. São inúmeras as notícias de robôs inteligentes e que realizam um trabalho com o dobro ou o triplo de eficácia quando em comparação aos resultados apresentados com o uso dos recursos tradicionais.
Alguns benefícios da automação:
Os ganhos com o uso de tecnologias para a automação dos processos nas mais diversas áreas de atuação são muitos, como, por exemplo:
- Redução no consumo de combustíveis;
- Maior precisão da execução dos trabalhos;
- Otimização do uso de peças;
- Maior confiabilidade do serviço final devido ao constante mapeamento de falhas.
O desenvolvimento proporcionado pelo uso de recursos tecnológicos e de técnicas digitais na automação dos processos é grande, em todas as áreas de atuação da Engenharia.
No entanto, junto a essas vantagens, a adoção de novas tecnologias traz grandes desafios, relacionados, sobretudo, à capacitação de profissionais aptos para a gestão inteligente desses recursos.
Tecnologia X Formação acadêmica:
Os cursos de Engenharia elétrica, mecânica, de produção, etc, já possuem em sua grade disciplinas destinadas à apropriação de conhecimento em relação a essa questão, no entanto, ainda há um certo desequilíbrio entre a profundidade desses tópicos em sala de aula e as possíveis lacunas deixadas na formação do engenheiro.
Além disso, as tecnologias de automação modernas se renovam a cada dia. Novas técnicas e máquinas surgem a cada dia, o que traz uma necessidade inerente aos profissionais de se manterem sempre atualizados.
Desafios e serem superados:
Outro grande desafio em relação às novas tecnologias de automação está no investimento alto que é necessário, tanto para a aquisição dessas tecnologias quanto para a manutenção regular.
Como esses recursos estão em alta e seus benefícios para o serviço final vêm sendo afirmados com frequência, os valores e custos para a compra de máquinas, instrumentos ou para a adoção de novas técnicas acabam sendo bastante altos.
Escrito por: Andressa M. Amâncio
Leia também
-
O que pensa Carlos Slim, um dos Engenheiros mais ricos do mundo?
-
Três competências indispensáveis para quem deseja seguir carreira como Engenheiro no Brasil.
-
Dicas para Engenheiros Calcularem sua pretensão salarial
-
Como os Engenheiros podem planejar uma carreira de sucesso
-
Três competências que todo Engenheiro deverá desenvolver
-
Os maiores desafios na carreira de um Engenheiro
-
Como saber qual o melhor emprego para Engenheiros?
-
Como Engenheiros podem se destacar em um processo de seleção
-
Como Engenheiros podem usar as redes sociais a seu favor profissionalmente
-
Fatores que podem determinar a contratação de um Engenheiro