Quais são as áreas da Engenharia mais promissoras para o futuro?

By | março 1, 2018

Áreas da engenharia

Nós estamos no Brasil. Eu sei que você sabe disso, mas, o que isso significa quando se fala em futuro de profissões?

Meus jovens, este é um país lento, muito lento. Aqui, há tantas coisas básicas faltando, que as profissões tradicionais não correm muito risco de desaparecer.

Já no exterior, sobretudo nos países desenvolvidos, a história é completamente diferente. Mas, também existe algo entre estes dois extremos, que podemos chamar de área cinza.

No entanto, antes de tentarmos voar, vamos aprender a andar e neste sentido, podemos dividir o futuro da engenharia, não pelas suas mudanças, mas pelo interesse individual, em:

  • Pessoas tradicionais que querem uma carreira estável e bem remunerada;
  • Pessoas dispostas a arriscar e tentar algo diferente;
  • Pessoas que querem ser as melhores do mundo no que fazem.

Esta última pode parecer um pouco megalomaníaca, mas, não é, e isto ficará claro no final deste artigo.

Por ora, comecemos pelo feijão com arroz.

Quer Uma Carreira Estável e Bem Remunerada?

Você até pode se encantar com títulos mais recentes, como engenheiro ambiental, ou qualquer outro parecido, mas quero reforçar o que disse no início.

Estamos no Brasil e aqui, as coisas mudam lentamente; assim, quer embarcar na engenharia ambiental? Vá em frente!

Quer uma mais tradicional? Química, Eletrônica, Telecomunicações, Civil, Mecânica; todas, incluindo ambiental, continuarão tendo espaço, tanto na iniciativa privada, quanto no setor público.

Agora, se você é do tipo que pensa em algo menos convencional, a área cinza deve ser o seu lugar de descoberta.

Área Cinza? O que é isso?

Você sabe tão bem quanto eu que, por enquanto, a internet não tem fronteiras. Através dela, desde que saiba inglês, suas possibilidades são muito maiores que a dos simples mortais.

Apenas um aviso: a internet a qual me refiro, não é a internet do “dinheiro fácil”, é a internet como ferramenta de aprendizado e principalmente, de comunicação.

ebook-gratis-guia-de-curriculoEm vários países, o sistema tradicional de ensino, incluindo as faculdades de engenharia; está em uma encruzilhada.

Sabe que precisa mudar, mas, não tem certeza de como fazer isso.

Nesta onda, estão surgindo novas instituições, com propostas, no mínimo, radicais.

É difícil explicar isso e normalmente, não é uma opção adequada a todos os seres humanos, mas, temos pelo menos um bom exemplo: a 42!

É uma universidade e ao mesmo tempo, não é. É para qualquer um e ao mesmo tempo, não é.

Se você sabe o que significa o número 42, já é um sinal de que pode ser uma opção para você. Se não sabe, te explicar não vai adiantar nada.

Mas, uma coisa é garantida, se você é do tipo que quer explorar novos caminhos, estas oportunidades “doidas” da área cinza, como a 42, te darão duas bagagens inestimáveis: experiência e principalmente, uma oportunidade de se encontrar.

Inclusive, de acabar se encaixando no terceiro perfil e se tornar “o melhor” em alguma coisa; apenas lembre-se que a 42 é só um exemplo de ponta.

Há muitas outras opções na internet e descobrir por você mesmo é um bom teste para saber se a área cinza é o seu lugar.

Quer Ser O Melhor do Mundo?

Quase todos nós gostamos deste pensamento!

O mundo precisa de pessoas ambiciosas no bom sentido; que não queiram apenas dinheiro, mas, o desafio de realizar coisas ainda não tentadas.

Pense em Elon Musk, fundador da Tesla, PayPal, SpaceX e outras; ele é um engenheiro, mas, não do tipo convencional.

Ele domina conhecimentos específicos de algumas áreas, conhecimentos genéricos de outras e também, possui um entendimento razoável das demais.

É este tipo de interdisciplinaridade que o século XXI pede. Mas, vamos esquecer Musk por um instante, afinal, ele é um ponto fora da curva.

Há muitos engenheiros “melhores do mundo” espalhados pelo planeta, fazendo coisas que você sequer imagina, neste exato momento.

Seus conhecimentos vão muito além do que aprenderam na faculdade e hoje, pouco importa o curso que fizeram.

Resumindo: faça a engenharia que quiser, mas, faça com vontade e não apenas para ter um diploma! Esta é a engenharia do futuro.

Quer saber quais as empresas que estão contratando Engenheiros no momento. Então conheça nossa Plataforma de Conexão e encontre vagas de emprego com o seu perfil em sua cidade. Para ver as vagas em destaque, Clique Aqui.

Uma Plataforma de Conexão entre Engenheiros e empresas de Engenharia.