Quais são as principais áreas de atuação do engenheiro civil?

By | dezembro 19, 2019

Você está cursando ou quer cursar Engenharia Civil, mas ainda não tem certeza sobre como pode exercer a profissão? Bom, que tal saber melhor sobre todas as principais áreas de atuação da Engenharia Civil?

Muitas pessoas resumem a Engenharia Civil apenas à construção e à obras grandes de infraestrutura.

Mas não é bem assim, essa talvez seja a engenharia mais abrangente em termos de áreas e possibilidades de atuação profissional, oferecendo um mercado de trabalho muito amplo, apesar de concorrido.

Um engenheiro civil provavelmente terá a oportunidade de trabalhar junto a profissionais de outras engenharias ou áreas, como a arquitetura, administração, etc., graças à toda essa abrangência.

Saiba quais são as possibilidades de maior destaque e escolha com qual delas você mais destaca! Para isso, continue com a leitura!

Construção civil

A área mais tradicional da Engenharia Civil, geralmente é a primeira que nos vem à cabeça quando pensamos na profissão.

Quando vemos grandes construções como shopping e aeroportos, por exemplo, sabemos que por trás daquilo tudo houve um trabalho muito grande de um engenheiro.

Mas mesmo em obras mais enxutas e simples, como o de construção de uma casa ou reformas, o profissional se faz necessário.

Seu trabalho inclui a elaboração de projetos, grandes instalações, escolha de materiais, edificação, o gerenciamento e a supervisão dos projetos do início até o acabamento e muito mais.

Materiais de construção

Essa área que se preocupa com a escolha dos materiais usados em um projeto, seja de construção, reforma ou instalação. O engenheiro deve pensar nas características dos elementos, nas melhores formas de uso, como otimizar e economizar o uso de maneira segura.

Além disso, o engenheiro civil deve também se preocupar em causar o mínimo impacto ambiental possível com o uso dos materiais e sempre estar estudando sobre o que há de novo no mercado e em inovação.

Cálculo estrutural

Esse é um trabalho super técnico e extremamente importante para a segurança de qualquer tipo de construção. Eles são responsáveis por garantir estruturas estáveis para suportar estruturas metálicas, de concreto, argamassas, aço, madeira, etc.

Hidráulica e saneamento

Essa área da Engenharia Civil se preocupa em usar e aplicar princípios da mecânica dos fluidos, com as melhores formas de explorar e aproveitá-lo, principalmente a água.

O engenheiro civil pode trabalhar em obras de saneamento básico e geral, tais como redes de abastecimento de água, sistemas de esgoto e drenagem, assim como a preocupação desses projetos em relação com o meio ambiente e a saúde pública.

O profissional também poderá trabalhar em projetos de barragens, canais, reservatórios, sistemas de irrigação, obras costeiras, etc.

Estradas e transporte

Devido à constante expansão e crescimento interno das cidades, essa é uma demanda frequente do mercado. O engenheiro civil responsável pelo planejamento e melhoria, assim como pela logística de tráfego é um profissional extremamente importante nos dias de hoje.

O engenheiro civil projeta estradas, pavimentos de rodovias, planejamento de sistemas de transportes, gestão e operação de redes rodo ferroviárias, portos, aeroportos, etc. Ele também deve pensar no impacto ambiental e social desses projetos.

Este foi o nosso post de hoje. O que achou do nosso conteúdo sobre as principais áreas de atuação da engenharia civil? Foi esclarecedor? Esperamos que sim!

Para saber mais sobre mercado de trabalho para engenheiros, dicas sobre processos seletivos, média salarial, oportunidades de bolsas de estudo e muito mais, continue acompanhando o nosso blog.

E se você busca por vagas de emprego e estágio, faça o cadastro em nosso site. Nós podemos te aproximar das melhores empresa e oportunidades para sua carreira.

Até a próxima!

Avatar

Uma Plataforma de Conexão entre Engenheiros e empresas de Engenharia.

Avatar
Author: Seleção Engenharia

Uma Plataforma de Conexão entre Engenheiros e empresas de Engenharia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *