Quais setores da Engenharia mais contratam Engenheiros no Brasil

By | outubro 16, 2017

engenheiro-trabalhando

Aos profissionais que saem diplomados na universidade uma boa notícia é que o país sofre um déficit de mão-de-obra especializada para trabalhar no mercado.

As oportunidades de emprego são grandes e as áreas de atuação também. Desde os ramos já conhecidos da construção civil e indústria até novas possibilidades de atuação, como a gerência de projetos, aplicação e manutenção.

Os diferentes salários chamam a atenção e podem chegar até a 25 mil reais mensais, como é o caso dos engenheiros que trabalham na gerência de projetos.

Um novo horizonte de possibilidades para engenheiros

engenheiras-atuantes-no-mercadoEstima-se que até o ano de 2020, no Brasil, haverá a necessidade de no mínimo 600 mil novos profissionais no mercado de trabalho.

A nível internacional, estima-se que no ano de 2020 faltarão cerca de 40 milhões de profissionais diplomados para atender à demanda global.

Algumas empresas realizam o recrutamento desses profissionais para atuar em novas áreas, como consultoria nacional e internacional.

As áreas mais comuns e que mais contratam engenheiros são a indústria, construção civil e energia. Essas também são as áreas que apresentam uma maior necessidade de profissionais no mercado.

No entanto, a área da gerência de projetos e obras, gerência comercial e consultoria demonstram ser muito promissoras, tanto pelos salários pagos quanto pelas perspectivas de empregos futuros.

Ao analisar o mercado, algumas cidades brasileiras lideram a demanda por engenheiros qualificados. São elas:

  • Porto Alegre, RS;
  • Curitiba, PR;
  • Campinas, SP.

A demanda nessas cidades é, principalmente por engenheiros das áreas de Lean, Segurança, Qualidade, Manutenção e Produção.

Setores que mais contratam engenheiros

Uma boa maneira de avaliar os setores que mais contratam os engenheiros é analisando em quais áreas eles apresentam uma maior porcentagem de profissionais trabalhando.Segundo dados de pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Economia Aplicada (IPEA), os ramos da engenharia que mais possuem profissionais trabalhando no Brasil são:

  1. Construção Civil: com aproximadamente 90% dos profissionais empregados;
  2. Indústria mecânica e metalúrgica: pouco mais de 89% dos profissionais empregados;
  3. Automação e energia: cerca de 88% dos profissionais trabalhando;
  4. Química: 83% dos engenheiros químicos estão empregados;
  5. Aeronáutica e naval: assim como a área química apresenta 83% dos profissionais empregados;
  6. Outras engenharias: as demais engenharias juntas apresentam uma taxa de emprego de aproximadamente 85% no mercado.

Em diferentes locais as demandas variam desde a necessidade de substituição de profissionais até a criação de novas oportunidades de emprego na engenharia.

Quer saber quais as empresas que estão contratando Engenheiros no momento. Então conheça nossa Plataforma de Conexão e encontre vagas de emprego com o seu perfil em sua cidade. Para ver as vagas em destaque, Clique Aqui.