Aos profissionais que saem diplomados na universidade uma boa notícia é que o país sofre um déficit de mão-de-obra especializada para trabalhar no mercado.
As oportunidades de emprego são grandes e as áreas de atuação também. Desde os ramos já conhecidos da construção civil e indústria até novas possibilidades de atuação, como a gerência de projetos, aplicação e manutenção.
Os diferentes salários chamam a atenção e podem chegar até a 25 mil reais mensais, como é o caso dos engenheiros que trabalham na gerência de projetos.
Um novo horizonte de possibilidades para engenheiros
Estima-se que até o ano de 2020, no Brasil, haverá a necessidade de no mínimo 600 mil novos profissionais no mercado de trabalho.
A nível internacional, estima-se que no ano de 2020 faltarão cerca de 40 milhões de profissionais diplomados para atender à demanda global.
Algumas empresas realizam o recrutamento desses profissionais para atuar em novas áreas, como consultoria nacional e internacional.
As áreas mais comuns e que mais contratam engenheiros são a indústria, construção civil e energia. Essas também são as áreas que apresentam uma maior necessidade de profissionais no mercado.
No entanto, a área da gerência de projetos e obras, gerência comercial e consultoria demonstram ser muito promissoras, tanto pelos salários pagos quanto pelas perspectivas de empregos futuros.
Ao analisar o mercado, algumas cidades brasileiras lideram a demanda por engenheiros qualificados. São elas:
- Porto Alegre, RS;
- Curitiba, PR;
- Campinas, SP.
A demanda nessas cidades é, principalmente por engenheiros das áreas de Lean, Segurança, Qualidade, Manutenção e Produção.
Setores que mais contratam engenheiros
Uma boa maneira de avaliar os setores que mais contratam os engenheiros é analisando em quais áreas eles apresentam uma maior porcentagem de profissionais trabalhando.Segundo dados de pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Economia Aplicada (IPEA), os ramos da engenharia que mais possuem profissionais trabalhando no Brasil são:
- Construção Civil: com aproximadamente 90% dos profissionais empregados;
- Indústria mecânica e metalúrgica: pouco mais de 89% dos profissionais empregados;
- Automação e energia: cerca de 88% dos profissionais trabalhando;
- Química: 83% dos engenheiros químicos estão empregados;
- Aeronáutica e naval: assim como a área química apresenta 83% dos profissionais empregados;
- Outras engenharias: as demais engenharias juntas apresentam uma taxa de emprego de aproximadamente 85% no mercado.
Em diferentes locais as demandas variam desde a necessidade de substituição de profissionais até a criação de novas oportunidades de emprego na engenharia.
Quer saber quais as empresas que estão contratando Engenheiros no momento. Então conheça nossa Plataforma de Conexão e encontre vagas de emprego com o seu perfil em sua cidade. Para ver as vagas em destaque, Clique Aqui.