Qual é o impacto do Blockchain na construção civil: entenda neste artigo

By | julho 26, 2019

Você sabe qual é o impacto do Blockchain na construção civil? Se tem ou trabalha em uma construtora, precisa entender. Afinal de contas, esse recurso tem o potencial de mudar bastante as coisas no segmento, mesmo que não pareça à primeira vista. Com a aplicação dessa tecnologia, será possível otimizar grande parte dos processos administrativos e gerenciais da área.

É muito provável que você já tenha ouvido falar em Blockchain antes, ainda que não se lembre. O termo ficou muito popular por causa da fama do Bitcoin, uma criptomoeda que se popularizou muito nos últimos 5, 6 anos. No ano passado, o Bitcoin alcançou uma lucratividade incrível, se tornando um dos investimentos mais rentáveis do ano, especialmente em um período de queda na Bolsa de Valores, redução da Selic e desvalorização do real.

Mas o Blockchain não é algo exclusivo das criptomoedas. Ele é um recurso que pode ser aplicado em diversas outras áreas. Quer saber qual é o impacto do Blockchain na construção civil? Então siga a leitura do artigo abaixo!

O que é Blockchain?

Blockchain é uma espécie de banco de registros e informações. Ele é altamente protegido por criptografia, o que faz com que seja virtualmente impossível fraudá-lo. Além disso, o Blockchain se destaca por ser único para cada pessoa, mas ao mesmo tempo ter as mesmas informações entre todos os usuários. Na prática, isso significa que cada pessoa que faz parte do sistema atua como um vetor de aumento de segurança, pois adiciona uma nova camada de proteção criptográfica virtualmente inquebrável.

Por exemplo, suponha que alguém queira fraudar uma informação no Blockchain. Além de ter de quebrar a criptografia inquebrável do sistema, ela teria de fazer a mesma coisa para cada pessoa que tem o banco de registros em sua posse. Se 1 milhão de pessoas tiverem, seriam 1 milhão de fraudes virtualmente impossíveis de serem realizadas.

É por isso que a tecnologia é considerada uma das mais seguras atualmente e é a base para a existência de recursos como o Bitcoin, uma moeda digital de altíssimo valor justamente por ser a primeira que não pode ser fraudada.

Como cada Bitcoin que existe é registrada no Blockchain, assim como todas as suas transações e movimentações, não dá para simplesmente “copiar e colar” uma Bitcoin e fraudar a moeda.

É por isso que o Bitcoin atrai tanta gente e consegue obter valorizações incríveis, como de mais de 400% em um ano.

Qual o impacto do Blockchain na construção civil?

Apesar de ter se popularizado com a Bitcoin, o Blockchain não é só usado para garantir a integridade de moedas digitais. Ele também pode ser utilizado em projetos de outras áreas, como de construção civil e engenharia. Isso porque existem muitas tarefas administrativas e burocráticas que podem ser destravadas com a agilidade e facilidade que a tecnologia traz para os usuários.

Um exemplo de como isso pode ser feito é a gestão de processos. Com o Blockchain atuando como um padrão de identificação e de controle de ações, todos os stakeholders de um projeto podem acompanhar em tempo real o andamento da situação e a aprovação de cada documento ou cada ação da obra. Isso pode ser aplicado em um projeto de construção de condomínio, em que todos que compraram na planta podem acompanhar tudo em tempo real.

Outra aplicação prática do Blockchain no setor de construção civil está na elaboração de contratos, mais especificamente o de SmartContracts. Os SmartContracts são contratos digitais automatizados e digitalizados, que usam o Blockchain para conservar sua integridade e proporcionar ações específicas feitas sem a necessidade de controle por parte de outras pessoas.

Por exemplo, suponha que esteja definido em contrato que a correção do saldo devedor dos clientes pelo INCC é automaticamente congelada caso a entrega dos imóveis não seja realizada até uma data específica. O SmartContract pode verificar isso em tempo real e automaticamente realizar o congelamento da correção, sem a necessidade dos consumidores entrarem com um pedido judicial e passar por toda a burocracia normal desse tipo de situação.

No geral, o Blockchain tem tudo para deixar a gestão de processos de construção e engenharia civil mais otimizados. Quem também ganhará nisso é o BIM (Building Information Modeling), que é uma ferramenta de modelagem virtual de obras. Essa ferramenta pode usar o Blockchain para gerar um registro perfeito para a integração fiel da obra e do modelo digital, com acompanhamento em tempo real da evolução e a medição de produtividade em cada etapa.

Como deu para ver, o impacto do Blockchain na construção civil é significativo. Essa tecnologia poderá agilizar e otimizar a gestão de processos, contratos e a fiscalização na construção civil no mundo todo. O mercado de engenharia no Brasil sempre foi muito ativo e promissor. Ainda que tenham existido problemas nos últimos anos, o fato permanece e o segmento pode inovar e evoluir muito ainda.

Na sua opinião, o Blockchain será amplamente usado na área nos próximos anos? Comente abaixo!

Uma Plataforma de Conexão entre Engenheiros e empresas de Engenharia.

Author: Seleção Engenharia

Uma Plataforma de Conexão entre Engenheiros e empresas de Engenharia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *