Qual o perfil dos Engenheiros bem remunerados

By | outubro 23, 2017

O famoso Antoine de Saint-Exupéry dizia que ser homem, é sentir que colabora na construção do mundo. Os engenheiros são, sem dúvida, um dos profissionais que mais colaboram com a construção do mundo, tanto literal como metaforicamente. E o perfil dos engenheiros de sucesso começa com múltiplas habilidades.

Eles não se prendem apenas aos conceitos básicos, muito pelo contrário, se aprimoram, se reinventam, extrapolam as fronteiras do comodismo e assim constroem sempre algo novo, inovador. Algumas habilidades, no entanto, serão imprescindíveis para que você alcance o sucesso e consiga ser bem remunerado.

Foi isso que fez do engenheiro mexicano Carlos Slim, o engenheiro mais rico e chegou até a ocupar o posto de o 2° homem mais rico do planeta. Para entender o perfil de um engenheiro bem-sucedido, é necessário compreender o que o mercado de trabalho espera desse profissional. Afinal ele surge para ultrapassar as expectativas do mercado!

As características que um engenheiro bem-sucedido deve ter.

O mercado exige profissionais cada vez mais qualificados, que não tenham medo de mudanças e que sejam capazes de criar networks que favoreçam tanto o profissional quanto a empresa. Veja abaixo algumas das características essenciais para tornar-se um engenheiro bem-sucedido:

  • Trabalhar em equipe;
  • Habilidade de relacionamento;
  • Experiência;
  • Ser flexível;
  • Proatividade;
  • Saber gerenciar mudanças.

Os grandes engenheiros de sucesso trazem nas costas uma bagagem que vai bem além dos conhecimentos básicos de engenharia. Esses conhecimentos perpassam os conhecimentos do mercado financeiro, técnicas de empreendedorismo, relações humanas e correlações com diversas áreas.

Entenda o perfil do engenheiro bem remunerado.

Aqueles que desejam ser engenheiros bem-sucedidos e bem remunerados, precisam estar atentos e trabalhar alguns pontos importantes. Os engenheiros bem remunerados sabem:

  • Trabalhar em equipe: ser uma pessoa comunicativa e proativa no tratamento com a equipe e os clientes é fundamental. Isso permite que você seja melhor compreendido;
  • Falar outras línguas: ter um bom domínio de línguas estrangeiras como o inglês e o espanhol é um diferencial no mercado e facilita no momento de conseguir emprego em empresas maiores;
  • Possuir espírito de liderança: muitos cargos relativamente novos e muito bem remunerados atribuídos a engenheiros, como o gerenciamento de projetos e de obras, requer bons líderes para conduzir as equipes e favorecer o desenvolvimento da empresa e dos membros;
  • Saber trabalhar sob pressão e gerenciar mudanças: o modo como lida com a pressão e gerencia as mudanças necessárias que vão surgindo enquanto profissional e na empresa na qual atua, refletem a capacidade e maturidade do engenheiro.
  • Ter iniciativa e não ter medo de mudanças: a proatividade conquista, isso é fato. Inovar é não ter medo das mudanças, mas seguir com elas;

Tudo isso, mais a busca constante por aperfeiçoamento profissional como as especializações, são um reforço para o sucesso.

Quer saber quais as empresas que estão contratando Engenheiros no momento. Então conheça nossa Plataforma de Conexão e encontre oportunidades de emprego com o seu perfil. Para ver as vagas em destaque, Clique Aqui.