Afinal, Quanto ganha um Engenheiro Civil no Brasil?

By | fevereiro 19, 2018

engenheiro civil trabalhando

Infelizmente, esta questão não pode ser respondida diretamente, com um valor médio qualquer, vejamos porque neste artigo!

Primeiro, porque existem circunstâncias regionais e individuais que tornam o cenário bastante complexo.

No aspecto individual, podemos dizer que há quatro tipos de profissionais no mercado:

  • Graduandos em busca de estágio;
  • Formandos e recém-formados;
  • Engenheiros estabelecidos;
  • Engenheiros experientes.

Já os estagiários de engenharia civil, não têm nenhuma vantagem salarial sobre outras áreas técnicas, e os valores variam muito.

Na média, a bolsa não ultrapassa os mil reais, embora em grandes centros e empresas maiores, seja possível ganhar muito melhor.

Mas, a média é determinada pela miríade de pequenas empresas (70% do total), que pagam pouco.

Adiante falaremos sobre as demais situações individuais; por ora, devemos fazer a devida ressalva das diferenças regionais.

A maioria das reportagens e levantamentos sobre o assunto, tende a tomar São Paulo, ou no máximo, uns poucos grandes centros como referência e isso cria duas distorções:

Escassez localizada:

muitas profissões especializadas, como a engenharia civil, são mal distribuídas pelo país. Há muito mais advogados, médicos e engenheiros em São Paulo, do que em qualquer outro lugar e assim, há algumas regiões que pagam pequenas fortunas para quem quiser se aventurar por lá.

Tamanho do mercado:

fora dos quadros de escassez, mercados menores pagam menos que mercados maiores. Portanto, utilizar a referência de São Paulo para remunerar engenheiros em qualquer outro lugar é literalmente impossível, ao menos, na média. Ou seja, grandes empresas de engenharia com atuação nacional, pagam salários iguais em todas elas, mas, o mercado é composto basicamente por pequenas empresas (70%).

Dito isto, finalmente, podemos tentar esclarecer a situação salarial média nos grandes centros.

1 – Formandos e Recém-Formados

O grande problema de quem está se formando em engenharia civil, não é propriamente o salário, mas, conseguir uma colocação.

O caminho mais simples é passar em algum concurso, ou tentar ser efetivado a partir de um estágio.

Em qualquer das situações, os salários podem variar entre os 3 e os 6 mil, mas, no setor público, podem ser muito maiores, dependendo da área.

Em outras palavras, um engenheiro civil não serve apenas para fazer projetos e há muitas funções administrativas que exigem conhecimento técnico, genérico ou específico, em que podem se encaixar.

Mas, neste momento da vida, começando a carreira, dependendo da cidade, até os 3 mil podem ser um pouco difíceis de conseguir.

2 – Engenheiros Estabelecidos

Uma vez estabelecido em uma empresa privada, é perfeitamente possível atingir ganhos próximos aos 10 mil reais.

Principalmente, acumulando funções de gerenciamento, supervisão, logística e afins, que tendem a ser mais valorizadas, por motivos óbvios.

Ou seja, a formação e o conhecimento técnico podem te levar até um certo estágio, mas, para progredir além disso, é necessário ter ao menos uma de duas características:

  1. Capacidade de liderança e conhecimentos amplos;
  2. Nível altamente especializado de conhecimento.

No primeiro caso, muito mais comum, você pode ganhar o dobro ou mais, do que o esperado para um projetista competente e estabelecido.

No segundo caso, dependendo da área de especialização e da concorrência, o céu é o limite e isso ficará mais claro a seguir.

3 – Engenheiros Experientes

Especialização e experiência custam tempo, muito mais do que dinheiro. Ninguém tem experiência em gestão de obras, até ter gerenciado algumas.

Como cada uma pode levar mais de um ano, o tempo até acumular a experiência equivale a fazer outra faculdade, talvez mais.

Em paralelo, bons profissionais estão sempre se reciclando e isso exige estudo por conta própria, participação em palestras, eventos, congressos, MBA´s ou o que seja.

Não é preciso dizer que, após todo este tempo, provavelmente, você ganhará muito bem, fazendo algo que pouquíssimas pessoas sabem fazer.

Ou, descobrirá que o melhor caminho é prestar serviços como autônomo, o que pode ser uma excelente decisão, se bem planejada.

Quer saber quais as empresas que estão contratando Engenheiros no momento. Então conheça nossa Plataforma de Conexão e encontre vagas de emprego com o seu perfil em sua cidade. Para ver as vagas em destaque, Clique Aqui.

Avatar

Uma Plataforma de Conexão entre Engenheiros e empresas de Engenharia.