Use inteligência a seu favor na hora de ser contratado

By | agosto 15, 2016

 

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Com cada vez mais informação, tarefas a serem realizadas e estresse no dia-a-dia, uma empresa, ao contratar um profissional, espera encontrar nele uma pessoa que seja competente em suas funções, mas, principalmente, alguém que saiba lidar bem com a pressão e demais problemas que possam surgir no mundo dos negócios de forma equilibrada.

Muitas vezes, a falta de capacidade em se relacionar com os outros assim como não saber lidar com situações de desconforto prejudicam a imagem e o desempenho do funcionário. “É nessa hora que o desenvolvimento da inteligência emocional no mundo corporativo torna-se um quesito muito importante para que o profissional mantenha o seu bom nível e aprenda a lidar melhor com situações corriqueiras”, comenta Madalena Feliciano, diretora de projetos da Outliers Careers.

Resumidamente, inteligência emocional é a capacidade de administrar as emoções para alcançar objetivos. “Entende-se que as pessoas que sabem lidar com seus medos, inseguranças e insatisfações costumam ter maior êxito em seus cargos e também em suas vidas. A tendência atual é contratar não apenas pela habilidade técnica, mas também pela por esse motivo. Essa é uma tendência global, pois a maioria das demissões ocorrem porque o profissional não saber se controlar em alguma situação de conflito no ambiente de trabalho”, explica a especialista.

A pessoa que desenvolve a inteligência emocional conquista pontos com sua equipe de trabalho e com seu chefe.

Isso porque ele deixa o clima da empresa mais harmonioso com foco nos resultados. Por natureza, o ser humano é predisposto a ser intuitivo, porém, ter uma inteligência emocional equilibrada significa ter um bom discernimento na hora das tomadas de decisão, e também tranquilidade e sabedoria ao buscar as melhores estratégias e caminhos para conquistar o seu objetivo”, exalta Madalena.

O indivíduo que age conscientemente traz consigo diversas vantagens no dia-a-dia e no possível sucesso da carreira profissional. Resultados como promoções mais rápidas e efetivos, um bom networking e maior facilidade em aprender coisas novas são apenas algumas das características conquistadas pelos profissionais que desenvolvem essa competência. “Quando em harmonia, o profissional enxerga os problemas e objetivos de outro ângulo, e isso faz com que ele se torne um visionário, afinal, ele vai saber como negociar e escutar melhor seus colegas e líderes, além de desenvolver melhor a sua intuição”, diz a especialista.

Quando falta a inteligência emocional.

Quando falta a inteligência emocional, o profissional acaba não aplicando a melhor solução, pois as emoções acabam influenciando o raciocínio – e isso pode resultar em prejuízos financeiros e até na perda de alguns profissionais para a empresa. “Ao administrar suas emoções você garante a si mesmo e aos seus próximos uma maior produtividade, felicidade e realização própria. Viver de maneira equilibrada é a melhor solução para os problemas e fará com que você encontre seu lugar no mercado de trabalho com maior facilidade”, conclui Madalena.

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