Softwares para construção civil grátis em Português

By | novembro 10, 2017

Quem está no início de carreira na construção civil, ou ainda sonha com um futuro promissor nas carteiras da faculdade, faz cálculos de demanda e provisões. Entre essas projeções, a escolha de um software para engenharia permeia os tais cálculos. É um investimento, sem dúvida, válido, mas às vezes quem empreende tem poucos recursos.

No caso dos futuros engenheiros, precisam conhecer e saber desenvolver seus projetos em softwares assim, e por isso, versões gratuitas são muito bem-vindas. Felizmente existem no mercado excelentes ferramentas gratuitas, e versões de avaliação dos programas para engenharia civil mais conhecidos. O que possibilita a esse público iniciar seus trabalhos de forma eficaz. Antes de avançarmos nas marcas dos softwares, vamos conhecer um pouco do funcionamento do software.

engenhariaO que é um software para engenharia civil?

Trata-se de programas que servem para criar, projetar, calcular e dimensionar objetos ou etapas de uma obra. De maneira exata esses softwares simulam o contexto real e o engenheiro poderá desenvolver desenhos técnicos, maquetes e outros. 

 

Também, é considerado uma ferramenta de gestão, pois a partir de softwares assim, o engenheiro visualiza o que está acontecendo na obra, ele poderá ter noções de inventário e de quanto pessoal será necessário para determinada construção. Existem softwares específicos para gestão, exemplos mais conhecidos são o Primavera e o MS Project, são programas pagos.

Aqueles que precisem organizar informações “burocráticas”, e tem um Office da Microsoft instalado em sua máquina, poderá contar com o valioso Excel. Os que se aprofundam nesse aplicativo, conseguem utilizá-lo com mecanismo de gestão.

capa-ebook-autocad

capa-ebook-msproject

capa-ebook-primavera

A Seleção Engenharia disponibiliza em sua Plataforma de Conexão Guias e Ebooks para seus usuários: MS Project, AutoCad, Primavera e muitos outros. Para acessar todo o material disponível, crie sua conta de usuário, clicando aqui.

software-engenhariaOs softwares em português:

Em língua portuguesa existem poucos softwares gratuitos para construção civil e estão citados abaixo. Porém, os que estão disponíveis são excelentes. Como informação complementar, listamos também alguns programas que tem versão gratuita em inglês, e outros em português que são pagos, para os que tiverem interesse.

Softwares gratuitos (em português):

>> MS Calc

>> Ftool

Softwares gratuitos (em inglês):

>> AutoDesk Revit

>> Scilab

>> MD Solids

>> Sketchup Make

>> AutoCAD Civil 3 D

Softwares pagos (em português):

>> TQS

>> Sienge

Vale lembrar que esses softwares têm distinções entre si. As funcionalidades não são as mesmas o que permite adequar as suas necessidades. Facilmente conseguirá as informações necessárias sobre eles e então decidir com precisão. 

Ao estudante ou profissional iniciante, ter domínio em ferramentas assim fará a diferença mais à frente em suas carreiras. Portanto, absorvam o máximo delas, e sucesso!

Software de Gestão Empresarial Online

>> Dinngol - Um Software ideal para otimizar a gestão do negócio. Também conhecido como Sistema ERP de Gestão. Com este sistema é possível controlar o Financeiro, o Estoque, emitir boletos e obter relatórios integrados e online. Além disso, o Dinngol oferece aos usuários a possibilidade de experimentarem todas funcionalidades do sistema por 10 dias grátis.

O que considerar no momento do download do Software?

 

inteligencia-selecao-engenharia

Mesmo optando por softwares gratuitos, alguns pontos devem ser considerados:

  1. Memória do HD e RAM – softwares assim precisam de espaço para rodar, então antes de baixar o programa, veja o quanto ele precisa do seu HD;
  1. Processador – é outro que precisa ser robusto para desenvolver a interface gráfica do programa, por exemplo;
  1. Exportar dados – interessante pode encaminhar seus projetos para Nuvem, atualmente muitos softwares tem funções assim;
  1. Plataforma variada – ficar atento se o programa é compatível com Windows, Mac e até mesmo IOS ou Android (alguns softwares oferecem essa possibilidade, de abrir em smartphones);
  1. Geração de relatórios – é legal que o programa gere relatórios, mesmo simples, assim o estudante poderá ir se acostumando com a rotina de cobranças na execução de projetos, e como apresentar seus resultados de produção é significativo.

 

Quer saber quais as empresas que estão contratando Engenheiros hoje? Então conheça nossa Plataforma de Conexão e encontre oportunidades de emprego com o seu perfil. Para ver as vagas em destaque, Clique Aqui.

Uma Plataforma de Conexão entre Engenheiros e empresas de Engenharia.