Centenas de empresas de Engenharia e arquitetura publicam diariamente em nossa Plataforma vagas para arquiteto, em várias regiões do Brasil. Nosso objetivo é conectar os profissionais da arquitetura com essas empresas. Através da nossa Plataforma de conexão, Arquitetos em busca de emprego têm acesso ao nome das empresas contratantes, e as empresas têm acesso ao Currículo e ao perfil dos candidatos. Encontre a vaga de Arquiteto que esteja de acordo com a sua formação e conecte-se com as empresas. Confira as oportunidades de emprego para Engenheiros publicadas hoje em nossa Plataforma...
Um pouco de história da Arquitetura...
A Arquitetura surge da história da Arte e está dividida da seguinte forma:
- Pré-História: Neolítica
- Antiga: Clássica
- Idade Média: Gótica
- Renascimento: Maneirismo
- Barroca: Neoclássica
- Século XIX: Neogótico
- Moderna: Construtivista
- Pós-Moderna: Desconstrutivista
A sua história teria tido início com as construções humanas, voltadas para proteção. E com a evolução da raça, as edificações assumiram também outras funções: trabalho, estudo, entretenimento.
No século I a.C., o arquiteto romano Marcos Vitrúvio Polião escreveu a obra De Architectura, o primeiro tratado arquitetônico da história.
Está pensando se você tem perfil para Arquitetura?
A formação em Arquitetura tem como principais áreas de conhecimento:
- Edificações (Resistência de Materiais, Tecnologia em Construção, Mecânica de solos e fundações)
- Interiores
- Urbanismo (Meio Ambiente e Planejamento)
- Paisagismo
- Restauração
É uma área que visa construções e adequações baseadas em normas e nas necessidades dos clientes, levando em consideração o impacto dessas construções ao ambiente e às comunidades a longo prazo. É preciso ter bastante criatividade e ter noções de desenho e espaço.
Afinal, o que faz um Arquiteto?
O Arquiteto pode trabalhar com:
- Elaboração de projetos de construção, design, paisagismo e urbanismo
- Avaliação de terrenos, clima e fachadas
- Avaliação do escoamento de águas pluviais e fluviais e esgoto, de instalação elétrica, da ventilação e dos materiais a serem utilizados que vão influenciar no conforto térmico e sonoro
- Avaliação de pinturas e decorações
- Restauração e reconstituição de prédios históricos
É fundamental que antes de iniciar um trabalho, o Arquiteto tenha entendimento nos seguintes aspectos:
- Geografia da cidade
- Cultura da população
- Ecologia e ambientes naturais a se preservar
- Geologia do terreno
Programas como AutoCAD, SketchUp e Photoshop, além de canetas coloridas, lápis, compasso e réguas são seus instrumentos de trabalho.
Objetivo da contratação
Um Arquiteto precisa ser capaz de avaliar se o projeto é exequível; se é funcional para quem usufruir da obra assim como para o meio ambiente e a comunidade; se é visualmente adequado, atendendo ao que foi solicitado pelo cliente. As avaliações devem levar em consideração também o longo prazo.
Ele deve ter boas habilidades de comunicação para trabalhar em conjunto com outros profissionais, como o Engenheiro Civil, e para realizar a gestão da mão de obra. Além disso, é preciso calcular os custos da obra.
Criatividade nunca é demais.
Pensou em carreira?
Existem inúmeras possibilidades de carreira, trabalhando em empresas, escritórios ou como autônomo. Confira algumas das áreas de atuação:
- Paisagismo: trabalha o ambiente natural
- Planejamento Urbano: prevê mudanças econômicas e demográficas
- Restauração: conserva edifícios
- Pesquisa: desenvolve de ferramentas digitais
- Projeto de Iluminação: visa o conforto e bem-estar das pessoas nos ambientes
- Arquitetura Política: atua nas decisões políticas de uma cidade
- Arquitetura extrema: visa problemáticas como fenômenos naturais e situações extremas
- Arte: visa experiências espaciais
- Design de interiores: trabalha para harmonizar os ambientes decorados
O Anuário de Arquitetura e Urbanismo 2019, emitido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) do Brasil, apontou que houve aumento de 5,4% das atividades no setor em relação a 2017. Os anuários têm mostrado crescimento das atividades dos Arquitetos desde 2017, em que apresentou 2,5% a mais de atuações, quando comparado a 2016. E essa tem sido a tendência.
O aumento da participação dos Arquitetos no mercado ocorreu especialmente em execução de obras. Em 2018, foram 30.000 execuções a mais do que em 2017.
No setor público, existe demanda para o Arquiteto trabalhar com fiscalizações, em órgãos de Meio Ambiente e Urbanismo, ou como professor das universidades.
Ainda está na dúvida?
Procure a Associação Brasileira de Arquitetos e Paisagistas (ABAP) ou a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (ASBEA) ou do seu estado, pesquise e leia artigos da área. Verifique se você se identifica com ela.
Consulte as estatísticas do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e como está o mercado na sua cidade ou região.
Procure profissionais, converse sobre as suas rotinas. Agende visitas aos escritórios. Questione-se quanto à carreira autônoma ou dentro de uma empresa, se você tem perfil para liderança, por exemplo.
E, antes de tudo, questione-se quanto a sua criatividade.
A profissão certa é a que lhe faz acordar todos os dias disposto para trabalhar.