Centenas de empresas de Engenharia publicam diariamente em nossa Plataforma vagas de emprego para Engenheiro Químico, nível técnico e superior, em várias regiões do Brasil. Nosso objetivo é conectar os profissionais da Engenharia com essas empresas. Através da nossa Plataforma de conexão, Engenheiros em busca de emprego têm acesso ao nome das empresas contratantes, e as empresas têm acesso ao Currículo e ao perfil dos candidatos. Encontre a vaga para Engenheiro Químico que esteja de acordo com a sua formação e conecte-se com as empresas. Confira as oportunidades de emprego para Engenheiros publicadas hoje em nossa Plataforma...
Um pouco da história da Engenharia Química...
A Engenharia Química surgiu no final do século XIX e foi uma combinação da Engenharia Mecânica com a Química Industrial.
A Química Industrial já vinha sendo exercida rotineiramente desde o século XVIII, com a produção de vidro, sabão e tecidos. Mas ela só teria se estabelecido mesmo após a transformação do sal marinho em carbonato de sódio, por Nicholas Le Blank, em 1810, e a evolução desse processo.
Até o final do século XIX, quem supervisionava as indústrias químicas eram Engenheiros Mecânicos com conhecimento em Química ou Químicos Industriais com conhecimentos em Processo Industrial. Foi, então, que surgiu a necessidade de se criar um estudo voltado tanto para a Química quanto para os processos e equipamentos.
O primeiro Engenheiro Químico se formou pelo MIT (Instituto Tecnológico de Massachussetts) em 1891.
Está pensando se você tem perfil para essa engenharia?
A formação em Engenharia Química tem como principais áreas de conhecimento:
- Bioquímica
- Balanço de massa e energia
- Mecânica
- Ciência e Resistência dos Materiais
- Cinética de Reações
- Química Geral, Orgânica e Inorgânica
- Termodinâmica
- Fenômenos de Transportes
Sendo um curso que visa desenvolver materiais e produtos, as atividades em laboratório são intensas, para realizar experimentos. Mas é importante saber que esse profissional também é preparado para a gestão das cadeias de produção, portanto, as disciplinas a seguir, da mesma forma, entram em pauta:
- Administração
- Gestão Ambiental
- Qualidade
- Economia
- Finanças
- Negócios
Afinal, o que faz um Engenheiro Químico?
O Engenheiro Químico projeta e desenvolve processos, produtos e equipamentos, podendo:
- Trabalhar com pesquisa de novas aplicações
- Realizar análises de laboratório
- Projetar e coordenar a construção de fábricas e estações de tratamento bem como a montagem de linhas de produção
- Fazer controle de qualidade
- Realizar vistorias e emitir pareceres técnicos
- Selecionar e gerenciar dispositivos de engenharia para controlar processos
Objetivo da contratação
Um Engenheiro Químico é contratado para criar, executar ou liderar projetos. Precisa entender a necessidade do cliente e as dificuldades dos liderados. Compreender se o projeto é viável ou não para a empresa.
E, como em todas as demais profissões, o Engenheiro Químico também precisa ser um buscador incansável de falhas, a fim de evitar que a empresa ou o cliente seja prejudicado.
Pensou em carreira?
As empresas têm solicitado do Engenheiro Químico, principalmente:
- Desenvolvimento de materiais e produtos com nanotecnologia e microrganismos
- Desenvolvimento de tecnologias com fontes renováveis
- Gestão ambiental
- Controle de processos mais eficientes
- Estudo da bioquímica do corpo através de modelagem matemática
A petroquímica ainda é o setor que mais emprega Engenheiros Químicos. No entanto, o campo de atuação é vasto e as oportunidades estão também em: indústrias de celulose, materiais de construção, cosméticos e produtos de limpeza, cerâmica, têxtil, de alimentos e farmacêutica.
Em 2014, um estudo projetou um aumento de 7.070 postos de trabalho entre 2012 e 2023 para a Engenharia Química e afins, baseado em dados da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) e do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) e no cenário econômico do período.
As carreiras de pesquisador e professor no setor público nessa área da Engenharia são muito conceituadas e têm bastante demanda.
Ainda está na dúvida?
Procure a Associação de Engenheiros Químicos do seu estado ou a Associação Brasileira de Engenharia Química (ABEQ), pesquise e leia artigos da área. Verifique se você se identifica com ela.
Procure profissionais, converse sobre as suas rotinas. Agende visitas a indústrias e cheque se você tem interesse pelo chão de fábrica.
Questione-se quanto à carreira acadêmica, se você se identifica com o ensino. Questione-se quanto à carreira autônoma de consultoria ou dentro de uma multinacional, se você tem perfil para liderança, por exemplo.
A profissão certa é a que lhe faz acordar todos os dias disposto para trabalhar.