Centenas de empresas de Engenharia publicam diariamente em nossa Plataforma vagas de emprego para Engenheiro de Produção, em várias regiões do Brasil. Nosso objetivo é conectar os profissionais da Engenharia com essas empresas. Através da nossa Plataforma de conexão, Engenheiros em busca de emprego têm acesso ao nome das empresas contratantes, e as empresas têm acesso ao Currículo e ao perfil dos candidatos. Encontre a vaga para Engenheiro de Produção que esteja de acordo com a sua formação e conecte-se com as empresas. Confira as oportunidades de emprego para Engenheiros publicadas hoje em nossa Plataforma...
Um pouco da história da Engenharia de Produção...
A Engenharia de Produção teria nascido entre os séculos XIX e XX, nos EUA. Com o surgimento das primeiras grandes corporações e, portanto, das altas competições de mercado, viria junto a necessidade de:
- Aumentar a produção
- Reduzir os custos
- Reduzir as perdas
- Aumentar a eficiência
Foram desenvolvidas, então, técnicas de análise econômica, como indicadores de custos e de estoque. Com a Segunda Guerra Mundial, teria surgido também a necessidade de otimizar os problemas logísticos e de se planejar a produção.
Nos anos 80, após a sua destruição e reconstrução, o Japão passou a superar os produtos norte-americanos em qualidade e custo, em especial, a indústria automobilística e de eletroeletrônicos. O modelo de produção japonês teria influenciado o resto do mundo, baseando-se em dois principais pilares:
- Gestão da Qualidade Total (TQM, do inglês Total Quality Management): melhoria contínua de produtos, serviços e processos, focando na satisfação do cliente.
- Just-in-time (JIT, sem tradução): sistema que visa reduzir estoques e custos, permitindo a produção de pequenos lotes a baixo custo e elevada produtividade.
Está pensando se você tem perfil para essa engenharia?
Se você pensa em cursar uma graduação em Engenharia de Produção, é importante saber que as áreas de conhecimento do curso passam por:
- Engenharia do Produto
- Projeto da Fábrica
- Processos Produtivos
- Engenharia de Métodos e Processos
- Planejamento e Controle da Produção
- Custos da Produção
- Qualidade
- Organização e Planejamento da Manutenção
- Engenharia de Confiabilidade
- Ergonomia
- Higiene e Segurança do Trabalho
- Logística e Distribuição
- Pesquisa Operacional
A Engenharia de Produção é marcada pela multidisciplinaridade e, portanto, pela atuação nos mais diversos tipos de indústrias bem como em empresas de serviços. Trata-se de uma engenharia mais geral e menos tecnológica e o profissional tem uma visão especialmente administrativa, podendo atuar em:
- Operação
- Planejamento
- Finanças
- Logística
- Marketing
- Tecnologia da Informação
- Meio Ambiente
- Segurança e Saúde
Afinal, o que faz um Engenheiro de Produção?
A Abepro, Associação Brasileira de Engenharia de Produção, representa docentes, discentes e profissionais, com o intuito de esclarecer o papel do Engenheiro de Produção.
Um Engenheiro de Produção atua na organização de processos produtivos, olhando para toda a cadeia produtiva de uma empresa, pensando em layout, disponibilidade de matéria-prima, no fluxo das operações e dos materiais e na disponibilidade de produto acabado.
As atividades que ocorrem em paralelo à produção também devem ser visadas e controladas. O fluxo de resíduos, efluente e sólido, de elementos coadjuvantes, como os que permitem o funcionamento das máquinas, bem como o estado físico e mental dos funcionários são pontos fundamentais que impactam diretamente em produtividade.
Esse profissional está sempre projetando para planejar, estoques de matérias-primas e de produtos acabados assim como a disponibilidade de elementos coadjuvantes e de mão-de-obra.
Dessa forma, o Engenheiro de Produção deve estar sempre respaldado de números ou indicadores de:
- Produção
- Perdas
- Absenteísmo
- Vendas
- Custos
Objetivo da contratação
Em suma, esse profissional é contratado para monitorar, mapear e melhorar processos. O Engenheiro de Produção é um investigador, busca incansavelmente por falhas e visa continuamente melhorias a fim de atingir as metas estipuladas ou exigidas pela empresa.
Pensou em carreira?
O Engenheiro de Produção, por possuir conhecimento em tantas áreas diferentes de uma empresa e contribuir para decisões dentro de todas elas, pode acumular competências suficientes para administrar o seu próprio negócio, seja de produtos ou de serviços.
Nessa visão global e administrativa, o Engenheiro de Produção, em média, chega a cargos importantes dentro de empresas privadas em menos tempo que os engenheiros das demais áreas. É possível assumir cargos de gerência ou até mesmo de diretoria.
Em 2014, um estudo projetou um aumento de 18.321 postos de trabalho entre 2012 e 2023 para a Engenharia de Produção, Qualidade, Segurança e afins, baseado em dados da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) e do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) e no cenário econômico do período.
Concursos públicos são outra opção que oferecem salários altos. Nesse caso, títulos como mestrado, doutorado e pós-doutorado têm peso nos seus ganhos.
Ainda está na dúvida?
Procure a Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) do seu estado, pesquise e leia artigos da área. Verifique se você se identifica com ela e como está o mercado na sua cidade ou região.
Procure profissionais, converse sobre as suas rotinas. Agende visitas a indústrias e cheque se você tem interesse pelo chão de fábrica.
Questione-se quanto à carreira acadêmica, se você se identifica com o ensino. Questione-se quanto à carreira empreendedora ou dentro de uma multinacional, se você tem perfil para liderança, por exemplo.
A profissão certa é a que lhe faz acordar todos os dias disposto para trabalhar.