Centenas de empresas de Engenharia publicam diariamente em nossa Plataforma vagas de emprego para Engenheiro de Automação, nível técnico e superior, em várias regiões do Brasil. Nosso objetivo é conectar os profissionais da Engenharia com essas empresas. Através da nossa Plataforma de conexão, Engenheiros em busca de emprego têm acesso ao nome das empresas contratantes, e as empresas têm acesso ao Currículo e ao perfil dos candidatos. Encontre a vaga de Engenheiro de Automação que esteja de acordo com a sua formação e conecte-se com as empresas. Confira as oportunidades de emprego para Engenheiros publicadas hoje em nossa Plataforma...
Um pouco de história...
Por ser uma ramificação da Elétrica, os acontecimentos que levaram ao desenvolvimento da Engenharia de Controle e Automação têm a mesma base. Mas a Automação só seria possível mesmo após o nascimento do computador.
Voltando um pouco, no contexto da Revolução Industrial, uma das invenções que seriam precursoras da ideia de Automação foi o sistema de controle de realimentação para regular o fluxo de vapor das máquinas, criado por James Watt, em 1788.
Mais tarde, no século XX, com a evolução dos computadores, surgiu a necessidade de comunicar os equipamentos e seus sistemas. E, assim, então, as redes industriais começaram a ser desenvolvidas.
John T. Parsons, em 1948, criou um método utilizando cartões perfurados e contendo informações para realizar o controle de uma máquina-ferramenta. Isso levou ao desenvolvimento de um protótipo de fresadora de três eixos e com servomecanismos, pelo MIT (Instituto Tecnológico de Massachussetts). Assim, nasceu o comando numérico e, em seguida, a linguagem de programação para auxiliar nos comandos.
Está pensando se você tem perfil para essa engenharia?
Para se graduar em Engenharia de Controle e Automação, você irá passar pelas seguintes áreas de conhecimento:
- Robótica
- Inteligência Artificial
- Programação
- Eletrônica Industrial
- Acionamentos Hidráulicos, Pneumáticos e Elétricos
- Mecatrônica
- Modelagem de Sistemas
É preciso avaliar se os projetos são viáveis técnica e economicamente e, portanto, ter uma visão mais global. Sendo assim, outras áreas também são abordadas:
- Economia
- Gestão de Projetos
Afinal, o que faz um Engenheiro de Controle e Automação?
Um Engenheiro de Controle e Automação pode atuar na criação, instalação e gerenciamento de sistemas direcionados ao controle de processos, automatizando e integrando células ou linhas de produção. Os conhecimentos podem ser aplicados ao desenvolvimento de:
- Casas inteligentes
- Robôs
- Softwares
Nos mais diversos ramos:
- Automobilístico
- Metalúrgico
- Moveleiro
- Calçadista
- Eletrônico
- Biomédico
- Alimentício
- Petroquímico
- De Construção Civil
- Têxtil
O Engenheiro de Controle e Automação, para trabalhar com programação e desenvolver softwares, precisa conhecer linguagens de programação. Alguns exemplos clássicos são:
- Visual Basic
- Java
- Javascript
- C
- C++
- Python
O levantamento dos custos envolvidos em planejamento, materiais e execução é fundamental para defender o seu projeto.
Objetivo da contratação
Um Engenheiro de Controle e Automação precisa saber desenvolver ferramentas e sistemas computacionais, projetar, instalar, executar obras. Além de realizar previsões e manutenções e elaborar orçamentos. É preciso entender a necessidade do cliente e se o projeto é viável ou não.
E, como em todas as demais profissões, o Engenheiro de Controle e Automação é um investigador e caçador de falhas, prevendo problemas que possam ser desencadeados nos seus produtos.
Pensou em carreira?
Em 2014, um estudo projetou um aumento de 18.596 postos de trabalho entre 2012 e 2023 para a Engenharia Elétrica, Eletrônica e afins, baseado em dados da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) e do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) e no cenário econômico do período.
No Brasil, o faturamento da Automação Industrial cresceu expressivos 14% em 2018, em relação a 2017. Estudos indicam que o crescimento poderá ser de 6,6% anuais até 2024. No entanto, a Federação Internacional de Robótica (IFR) apontou que o Brasil ocupa o 39° lugar em um ranking de 44 países que mais usam tecnologia em suas industrias. Apesar de estar na lanterna, isso significa que existem muitas oportunidades ainda para o Brasil subir nessa classificação.
De acordo com a AFRAC (Associação Brasileira de Automação para o Comércio), o Mercado de Automação Comercial saiu de um faturamento, em 2012, de R$ 2,75 bi para R$ 3,30 bi, em 2017.
Em suma, a maravilhosa notícia é que a Automação sequer se abalou com a crise que o Brasil enfrenta desde 2014 e que ela tem sido aplicada em todos os ramos da indústria e modalidades do comércio e serviços.
Ainda está na dúvida?
Procure a Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas (ABEE) do seu estado, pesquise e leia artigos da área. Verifique se você se identifica com ela. Consulte as estatísticas da Associação Brasileira de Automação para o Comércio (AFRAC) e como está o mercado na sua cidade ou região.
Procure profissionais, converse sobre as suas rotinas. Agende visitas a indústrias e cheque se você tem interesse pelo chão de fábrica.
Questione-se quanto à carreira acadêmica, se você se identifica com o ensino. Questione-se quanto à carreira autônoma de consultoria ou dentro de uma multinacional, se você tem perfil para liderança, por exemplo.
A profissão certa é a que lhe faz acordar todos os dias disposto para trabalhar.