Centenas de empresas de Engenharia publicam diariamente em nossa Plataforma vagas de emprego para Engenheiro Mecânico, em várias regiões do Brasil. Nosso objetivo é conectar os profissionais da Engenharia com essas empresas. Através da nossa Plataforma de conexão, Engenheiros em busca de emprego têm acesso ao nome das empresas contratantes, e as empresas têm acesso ao Currículo e ao perfil dos candidatos.
Encontre vaga para engenheiro mecânico de acordo com a sua formação
e conecte-se com as empresas. Confira as oportunidades de emprego para Engenheiros publicadas hoje em nossa Plataforma...
Um pouco de história...
Os primeiros artesãos da história, pela Idade Média, os carpinteiros e ferreiros, não sabiam, mas foram os primeiros engenheiros mecânicos dos quais temos notícias. Leonardo Da Vinci foi o primeiro a ganhar o título, de Engenheiro Geral. E com as suas invenções, definitivamente a mecânica era uma de suas fortes habilidades. Da Vinci projetou tanques de guerra e máquinas voadoras, que seriam criações precursoras dos aviões.
Somente com o início da Revolução Industrial que a Engenharia Mecânica começou a ser valorizada, afinal, foi quando surgiu a máquina a vapor e, com a corrida produtiva, logo em seguida, vieram as máquinas hidráulicas, eólicas e, finalmente, as com motor à combustão.
A primeira escola de Engenharia Mecânica teria sido fundada no Reino Unido em meados do século XIX.
Está pensando se você tem perfil para essa engenharia?
Para você ter uma ideia do que é a graduação em Engenharia Mecânica, a seguir são listadas as principais áreas de conhecimento:
- Termodinâmica
- Dinâmica dos Sólidos
- Aerodinâmica
- Robótica
- Motores de Combustão
- Usinagem
- Desenho Técnico
Sendo um curso que visa a construção de máquinas, as atividades em laboratório são intensas, para experimentar e montar protótipos. Mas é importante saber que esse profissional também é preparado para a gestão das cadeias de produção, portanto, as disciplinas a seguir, da mesma forma, entram em pauta:
- Administração
- Gestão Ambiental
- Qualidade
- Economia
- Finanças
- Negócios
Afinal, o que faz um Engenheiro Mecânico?
Um Engenheiro Mecânico pode desenvolver, projetar, desenhar, construir e testar:
- Máquinas e equipamentos
- Ferramentas
- Veículos
- Sistemas de aquecimento e de refrigeração
Além de executar, liderar e supervisionar as obras.
Tendo uma base de design, noções de espaço e desenhos em 3D bem como a capacidade de representar o que foi visualizado, é preciso entender as necessidades do cliente. Desenhar através de softwares como o CAD (Desenho Auxiliado por Computador), o CAM (Manufatura Assistida por Computador), o FEA (Analise de Elementos Finitos) e o CFD (Dinâmica Computacional de Fluidos) é fundamental para avaliar se os seus projetos são viáveis e exequíveis assim como para apresentá-los ao cliente, à chefia ou às equipes, que transformarão o projeto em realidade.
A apresentação dos custos envolvidos em planejamento, materiais e execução não pode faltar.
Objetivo da contratação
É um profissional contratado para supervisionar produção de máquinas e liderar equipes de montagem e de desenvolvimento. É também um projetista e, portanto, deve ter bastante criatividade, para atender a demanda da empresa e dos clientes e conseguir se manter de pé ao lado da concorrência.
E, como em todas as demais profissões, o Engenheiro Mecânico também precisa ser um buscador incansável de falhas, a fim de evitar que problemas cheguem até os clientes.
Pensou em carreira?
As indústrias que mais atraem Engenheiros Mecânicos são:
- Metalúrgica
- Automobilística
- Petroquímica
No entanto, as demandas seguem pelas usinas de açúcar, álcool, gás, energia hidrelétrica e eólica.
Em 2014, um estudo projetou aumento médio anual de 4,09% até 2023 para a participação do Engenheiro Mecânico no mercado de trabalho, baseado em dados da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) e do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) e no cenário econômico do período. Seria o maior crescimento entre as engenharias.
No serviço público, os trabalhos são mais voltados para fiscalização, adequação de projetos e condução de obras.
Os hospitais, as clínicas biomédicas e os centros de pesquisa também precisam de Engenheiros Mecânicos para atender os projetos de biomecânica e reabilitação de pessoas que perderam membros do corpo, por exemplo.
Ainda está na dúvida?
Procure a Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos (ABEMEC) do seu estado, pesquise e leia artigos da área. Verifique se você se identifica com ela e como está o mercado na sua cidade ou região.
Procure profissionais, converse sobre as suas rotinas. Agende visitas a indústrias e cheque se você tem interesse pelo chão de fábrica.
Questione-se quanto à carreira acadêmica, se você se identifica com o ensino. Questione-se quanto à carreira empreendedora ou dentro de uma multinacional, se você tem perfil para liderança, por exemplo.
A profissão certa é a que lhe faz acordar todos os dias disposto para trabalhar.