Centenas de empresas de Engenharia publicam diariamente em nossa Plataforma vagas de emprego para Engenheiro Ambiental, em várias regiões do Brasil. Nosso objetivo é conectar os profissionais da Engenharia com essas empresas. Através da nossa Plataforma de conexão, Engenheiros em busca de emprego têm acesso ao nome das empresas contratantes, e as empresas têm acesso ao Currículo e ao perfil dos candidatos. Encontre a vaga de Engenheiro Ambiental que esteja de acordo com a sua formação e conecte-se com as empresas. Confira as oportunidades de emprego para Engenheiros publicadas hoje em nossa Plataforma...
Um pouco de história...
A exploração dos recursos naturais, em especial, dos combustíveis fósseis, começou a se intensificar durante a Revolução Industrial. Demorou bastante para o ser humano perceber que essa exploração e consequente poluição poderiam trazer graves consequências.
Somente a partir de 1972, na conferência das Nações Unidas em Estocolmo, iniciaram-se discussões sobre a necessidade de um profissional com habilidades voltadas para a preservação do meio ambiente. Depois de Estocolmo, vieram as Conferências de Johanesburgo e de Brutland.
Em 1992, junto com a Conferência Rio 92, surgiu o primeiro curso de Engenharia Ambiental do Brasil, na Universidade Federal do Tocantins (UFT). No entanto, os registros constam de 1994, na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) de Canoas, no Rio Grande do Sul.
Está pensando se você tem perfil para essa engenharia?
A formação em Engenharia Ambiental tem como principais áreas de conhecimento:
- Geotécnica Ambiental
- Planejamento e Gestão Ambiental
- Saúde e Higiene Ambiental
- Sistemas e Tratamento de Efluentes
- Tratamento e Uso de Águas
- Gestão de Resíduos Sólidos
- Desenvolvimento Sustentável
- Indicadores de Qualidade Ambiental
É uma área que visa melhorias e adequações baseadas na legislação brasileira e local e aquém dela, pensando em impactos a longo prazo.
Afinal, o que faz um Engenheiro Ambiental?
O Engenheiro Ambiental pode trabalhar com:
- Gestão ambiental de empresas, controlando a vazão e a qualidade de água, resíduos e solos
- Fiscalização de obras
- Desenvolvimento e execução de projetos voltados especialmente para o manejo de resíduos sólidos e saneamento
- Certificações ambientais, tais como:
- ISO 14.001 – indústrias e serviços
- LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), WELL, ACQUA, BREEAM (Building Research Establishment Environmental Assessment Method), PROCEL Edifica – construções de edifícios
- USDA Organic, IBD, Rainforest Alliance, Eco Cert – agricultura
- FSC – manejo florestal
Objetivo da contratação
Um Engenheiro Ambiental deve ser capaz de projetar, executar e liderar obras, avaliando o impacto ao meio ambiente. Ele precisa ter habilidades para convencer a empresa ou o cliente a investir em projetos ou obras que são realmente necessárias e trabalhar para conseguir orçamentos que embasem o poder de persuasão.
E, como em todas as demais profissões, o Engenheiro Ambiental também precisa ser um buscador incansável de falhas, a fim de evitar que a empresa ou o cliente tenha problemas no futuro com órgãos fiscalizadores ou que gere problemas para o meio ambiente e para a comunidade local.
Pensou em carreira?
Os Engenheiros Ambientais atuam principalmente em:
- Consultorias
- Indústrias
- Agências de Meio Ambiente
O esperado pelo mercado é que esses profissionais trabalhem desenvolvendo novas tecnologias alinhadas com a sustentabilidade, como:
- Eco designs
- Construções sustentáveis
- Produções mais limpas
- Comércio internacional de crédito de carbono
Em 2014, um estudo projetou um aumento de 45 postos de trabalho entre 2012 e 2023 para a Engenharia Ambientais e afins, baseado em dados da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) e do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) e no cenário econômico do período.
As vagas estão concentradas principalmente nas indústrias:
- Farmacêutica
- Petroquímica
- De Gás
- De Mineração
Apesar da projeção realizada em 2014, é considerada, por muitos, como a profissão do futuro, já que as pessoas estão ficando mais conscientes dos efeitos da poluição e têm exigido atitudes mais sustentáveis enquanto consumidoras.
Em 2018, as atividades do Engenheiro Ambiental em execução de obras cresceram 14% em relação a 2017.
No setor público, muitos Engenheiros Ambientais trabalham em órgãos como IBAMA e outros institutos estaduais que desenvolvem trabalhos de fiscalização em Meio Ambiente.
Ainda está na dúvida?
Procure a Associação de Engenheiros Ambientais do seu estado ou a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e ainda a Associação Nacional dos Engenheiros Ambientais (ANEAM), pesquise e leia artigos da área. Verifique se você se identifica com ela.
Procure profissionais, converse sobre as suas rotinas. Agende visitas a indústrias e cheque se você tem interesse pelo chão de fábrica.
Questione-se quanto à carreira autônoma de consultoria ou dentro de uma empresa, se você tem perfil para liderança, por exemplo.
A profissão certa é a que lhe faz acordar todos os dias disposto para trabalhar.